sexta-feira, 11 de maio de 2018

Resiliência para a Vida

Se existe uma história de vida que me agrada demais, sem dúvidas é a de Nelson Mandela. Em um período onde a segregação racial era fortíssima, Mandela foi um símbolo mundial na luta contra o Apartheid. Nelson ficou 27 anos recluso em uma cela minúscula, privado de sua vida, de sua luta e de sua família.

A PERSONIFICAÇÃO DA RESILIÊNCIA

O que mais me chama a atenção, após sua liberdade, Mandela nunca aparentou ódio ou desejo de vingança pelo o que lhe ocorreu. Muito pelo contrário, seus discursos sempre foram serenes em suas mensagens de paz. Seu desejo de ajudar as pessoas que sofriam com o preconceito foi repercutido em todo o mundo, rendendo a Mandela um Prêmio Nobel da Paz em 1993. 
“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, ou o seu passado, ou sua religião. As pessoas aprendem a odiar, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano do que o seu oposto”.
Como alguém que fica por quase três décadas em reclusão, por lutar pelos direitos de sua gente consegue sair da prisão uma pessoa completamente serena e pregando a paz? Existem diversas histórias incríveis sobre resiliência (inclusive você pode ter a sua própria) mas nenhuma, na minha opinião, consegue inspirar dias melhores tanto quanto a de Mandela.

A RESILIÊNCIA NO DIA A DIA

A vida vai nos derrubar diversas e diversas vezes e não é só você que vai levar aquela rasteira quando pensou que estava conseguindo. Isso acontece comigo, com pessoas ao seu redor e para falar a verdade com todo mundo. A diferença é a forma como lidamos com a situação. 
Segundo o dicionário, no sentido figurado, a palavra resiliência significa a capacidade de retomada; a capacidade de se adaptar a má sorte ou às mudanças que acontecerem durante o percurso. Enquanto algumas pessoas não conseguem lidar com estresse, obstáculos, pressão em situações adversas, vencedores desenvolvem essa característica naturalmente durante o seu percurso.
O motivo para cada um se tornar resiliente é particular, mas a origem da resiliência é igual para todos, é uma força que emana de dentro de cada um, algo interno. O que mais me fascina sobre a resiliência é a possibilidade dela oferecer às pessoas a capacidade para se adaptarem e mudarem totalmente o percurso. Os resilientes jogam o jogo com outras regras.
Preparado para identificar algumas situações onde a resiliência está presente e refletir sobre elas?

CONTROLE EMOCIONAL EM SITUAÇÕES DE ELEVADA PRESSÃO

A pessoa que possui essa característica consegue administrar o seu tipo de comportamento em qualquer situação. Ao mesmo tempo que existem pessoas que por qualquer coisinha perdem a cabeça e estão fazendo besteira, existem as resilientes que conseguem controlar suas emoções e não se deixam levar pelo momento de pressão.
Esse comportamento se manifesta em diversas situações. Imagine aquele craque que vai bater o pênalti que irá decidir a Copa do Mundo com a torcida adversaria inteira vaiando, se ele não se controlar emocionalmente, a pressão pode fazer influência sobre sua capacidade de realizar a cobrança. Outra situação que demanda um grande auto controle das emoções é no poker, onde em grandes campeonatos os jogadores não devem demonstrar nenhum tipo de reação ao desfecho das jogadas, porque se demonstrarem isso dará uma vantagem para o oponente.
Falando mais no âmbito pessoal, existem as pessoas que conseguem ouvir tudo e continuarem caladas por saberem não aquele o melhor momento para se debater, pois os nervos estão a flor da pele. Existem pessoas que estão em situações desesperadoras e se mantêm calmas. Já vi pessoas que não esboçaram nenhuma reação em enterros de familiares muito próximos (e isso me deixou bem surpreso).

OTIMISMO PARA COM A VIDA

A gente pode notar esse tipo de comportamento, por exemplo, em pessoas que vivem na extrema pobreza e mesmo assim sempre estão de “bem com a vida”. O otimismo com a vida serviu como uma espécie de combustível para que, mesmo vivendo em um ambiente desfavorável, não perdessem o foco para realizar a mudança desejada em sua vida. Por isso tantas pessoas que conseguiram alcançar seus objetivos pessoais e profissionais nunca perdem seus hábitos e costumes de suas origens humildes.
Já conheci diversas pessoas com essa característica, sempre felizes com a vida e com o pensamento positivo (alguns podem relacionar isso com a lei da atração) e sonhadoras. As pessoas que adquirem esse comportamento geralmente são pessoas cativantes, são maduras e não costumam desistir mesmo que a situação não seja favorável.

AUTOCONFIANÇA

O tipo de comportamento que talvez seja a personificação do vencedor, mas pode ser traiçoeiro, pois possui duas facetas. Existem aqueles que simulam esse tipo de comportamento para esconder o quanto na verdade são inseguras: são pessoas convencidas que se convenceram de que na verdade não conseguem dar conta do recado.
Uma das formas mais eficazes de se desenvolver comportamento autoconfiante, desenvolve-se pela excessiva tomada de riscos, pelo fato de que quando sentimos algo na pele isso fica marcado em nosso subconsciente. O fato é: quando não há mais medo de arriscar, o medo não as prende. E isso forja pessoas autoconfiantes.
Outro ponto chave da autoconfiança é a preparação. Pessoas que se dedicaram sabendo do sobre o que estava por vir e amam o que fazem. Vejo essa característica se manifestar muito em atletas de ponta, tais como Cristiano Ronaldo, Floyd Mayweather e Usain Bolt, pois sabem de seu potencial e dão duro na preparação para suas respectivas competições.
No mundo dos negócios também existem casos com esse tipo de comportamento. Pense nos idealizadores do serviço de streaming Netflix, que está batendo de frente com as principais emissoras de televisão do mundo. É necessária muita autoconfiança para brigar com os tubarões do seu setor para conquistar seu espaço. Pessoas que estão em posições de liderança também precisam ser autoconfiantes, porque muita gente irá voltar seus olhos para o líder quando as coisas não estiverem indo muito bem ou quando precisarem de apoio.

Copiado: https://trendr.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário