segunda-feira, 6 de novembro de 2017

LINGUAGEM CORPORAL: 20 indicadores mais populares

A comunicação não depende só de palavras. Seu corpo também fala. Confira quais são os 20 indicadores mais populares de linguagem corporal

Comunicação vai muito além das palavras. O tom de voz que utilizamos para dizer algo pode mudar drasticamente o sentido da frase. Não só isso, a maneira como nos colocamos, ou seja, o posicionamento de nosso corpo durante uma conversa pode indicar o que realmente queremos passar, mas não falamos diretamente.
Diversos movimentos do nosso corpo não são conscientes e, por isso, não há como controlá-los enquanto não os percebemos. Tais movimentos podem ser interpretados de várias maneiras e podem nos dizer muito sobre quem observamos, sendo importante em muitas relações de nossas vidas, contanto que saibamos o que cada um deles significa. 
Confira abaixo 20 indicadores mais populares de linguagem corporal: 
  1. Quão perto eles estão?
Uma boa forma de saber se uma pessoa está confortável com você é reparar na proximidade física que é mantida por ela. Então, para saber se alguém se sente bem com a sua presença, sente-se perto dela ou esbarre levemente e observe sua reação.
2. Olhar para baixo
Olhares costumam mostrar mais emoção do que qualquer palavra ou movimento do corpo. Uma das maneiras mais comuns de manifestar tristeza é desviar o olhar para baixo - mesmo que a pessoa tente esconder com um sorriso, por exemplo. Esse tipo de linguagem corporal também pode indicar vergonha ou desconforto.

3. Mãos incansáveis
Como um sinal de impaciência, as pessoas tendem a mover suas mãos incontrolavelmente, algumas vezes "batucando" em mesas ou em suas pernas. Se você está conversando com alguém e a reação é a citada anteriormente, é provável que você não esteja sendo ouvido completamente.

4. Pernas incansáveis
Da mesma forma que as mãos, pernas se movendo freneticamente, seja cruzando e descruzando as pernas ou batendo com os pés em um ritmo frequente, também mostram impaciência.

5. Mãos na cintura
Esse sinal corporal precisa de atenção. Se alguém está com as mãos na cintura significa que toda a paciência foi perdida ou que provavelmente está muito bravo.

6. Coçar a cabeça
Geralmente, o ato de coçar a cabeça é atribuído a dúvidas e confusão. Porém, pode ter mais de um significado: em áreas onde a violência é predominante, como em prisões ou lutas de UFC, as pessoas aproximam seus rostos e encostam suas cabeças uma na outra como uma forma de desafio.

7. Segurar as mãos atrás das costas
Este é um dos sinais mais ambíguos presentes nesta lista. Pode ser um sinal de respeito, como as pessoas são ensinadas no exército, ou um sinal de poder, como na máfia. É preciso ter atenção em outros sinais para conseguir diferenciar o significado deste em específico.
8. Mãos fechadas como punhos
Quando nervosas e frustradas, as pessoas tendem a fazer esse sinal. Como uma forma de indicar violência, é provável que, ao discutir com alguém que se encontra com as mãos fechadas dessa maneira, as coisas deem errado.

9. Tocar
Com um significado quase universal porém vastamente diferente, o ato de tocar alguém – quando de maneira não violenta – significa, na maioria das vezes, que a pessoa está confortável com você.

10. Braços cruzados
Normalmente, cruzar os braços é visto como uma maneira de demonstrar irritação. Porém, na verdade, esse ato é normalmente usado como uma posição defensiva. Em geral, demonstra desconforto e é uma forma de confortar a si mesmo.

11. Olhar para cima de felicidade
Comumente, após um atleta ganhar uma partida, marcar um ponto ou fazer um bom movimento, a primeira coisa que fazem é olhar para cima. Demonstra felicidade por conquistar algo que os alivia.

12. Surpresa!
Ao levantar os olhos ou as sobrancelhas, a pessoa está claramente surpresa ou chocada com alguma situação. Não há outra interpretação possível para este sinal. Portanto, não é apenas uma linguagem corporal popular, mas é também muito facilmente identificada.

13. Procurar em volta por algo melhor a fazer
Uma maneira comum de demonstrar tédio em uma situação é esta: olhar em volta, como se procurasse por algo mais interessante. Nem sempre é uma ação consciente. A pessoa pode não saber que não está interessada no assunto, porém acaba agindo dessa forma automaticamente, fazendo com que seja muito fácil identificar sua indiferença.

14. Pisotear
Normalmente, esse tipo de linguagem corporal é mais utilizado por crianças quando estão bravas, mas alguns adultos acabam fazendo o mesmo eventualmente. Não só como um sinal de raiva, também é usado como uma maneira de intimidar.

15. Limpar a garganta
Limpar a garganta não é apenas algo que fazemos quando estamos doentes. É também um sinal de ansiedade ou nervoso. Por exemplo, quando algum comediante faz uma piada e o público não demonstra ter gostado, é comum que ele limpe a garganta, como se tentasse desviar a atenção do recente ocorrido.

16. Projetar o peito para frente
Essa é uma característica que os seres humanos copiaram dos animais. Muitas vezes, os homens projetam o peitoral para frente como uma maneira de intimidar o outro ou para parecerem mais fortes. Esse sinal também é demonstrado quando encontram uma mulher a quem se sintam atraídos.

17. Observe como você anda
A linguagem corporal também pode ser analisada com pessoas em movimento, já que o jeito de andar pode dizer muita coisa. Por exemplo: alguém que está correndo está obviamente com pressa para chegar a algum lugar. Pessoas que andam com uma postura torta, curvada para baixo, mostram depressão.

18. Fechar os olhos
Para mostrar frustração, irritação e impaciência, tornou-se muito comum que as pessoas fechem os olhos como um sinal, como se estivessem analisando seus pensamentos para lidar com os problemas.

19. Esfregar os olhos pode mandar mensagens misturadas
Em geral, essa linguagem corporal demonstra cansaço. Mas, dependendo de como é utilizada, pode também mostrar desconforto com algo que foi dito por outra pessoa, como um sinal de desgosto.

20. Encarar
Há duas razões pelas quais as pessoas costumam encarar: atração é a razão principal. A outra é para passar dominância. Se você está encarando alguém e a pessoa responde ao olhar, o primeiro a quebrar o contato visual é o menos dominante.

Esses 20 itens são apenas um pequeno resumo das formas que a linguagem corporal pode se manifestar, já que há muitas outras maneiras como o corpo se revela mandando mensagens a todo o tempo. Uma vez que você aprende a controlar esses movimentos, suas ações passarão a, literalmente, falar mais alto que palavras.
Copiado: http://noticias.universia.com.br/

Um comentário: