terça-feira, 21 de novembro de 2017

Como Mudar de Profissão aos 40 anos?


O receio de colocar em risco a estabilidade financeira e profissional muitas vezes acaba adiando essa mudança. Mas nunca é tarde para encarar o desafio. 

Confira algumas dicas

Mudanças, sejam elas na vida pessoal ou profissional, são sempre difíceis. A decisão de mudar de carreira, por exemplo, é muitas vezes adiada ou desconsiderada por fatores como a segurança, estabilidade e a comodidade oferecidas pela profissão exercida. 
Essas questões costumam pesar ainda mais quando o dilema surge depois dos 40 anos, período da vida em que grandes transformações passam a ser encaradas com mais cautela.
O primeiro passo para quem pensa em mudar de carreira aos 40 anos é investir algum tempo em autoconhecimento e reflexão. 
Este processo deve ser aprofundado e levantar questões que ajudem a definir o propósito final desta atitude, os benefícios e prejuízos da mudança, assim como as dificuldades que poderão surgir nesta nova etapa.
É preciso pensar nas suas principais competências e imaginar como seria essa nova carreira. 

Se o motivo da mudança for apenas insatisfação com as atribuições do dia a dia de trabalho, o cansaço da rotina ou problemas com a empresa é melhor repensar. Tais problemas poderão estar presentes em qualquer outra atividade.
Depois deste trabalho de base que ajudará a reforçar as convicções, a confiança e a segurança necessárias para tomar a decisão, é hora de se dedicar a parte prática e funcional da mudança. 
Para encarar uma nova carreira, é preciso adquirir novos conhecimentos, reaprender processos e se familiarizar com as exigências e funções da profissão. Nesta etapa, todo investimento em aprendizado – cursos, workshops e troca de experiências com profissionais da área – valerá a pena.

Outro ponto importante nesta transição é a readequação das expectativas. 
Quem decide começar uma nova carreira, independente da idade, deve ter a consciência de que será necessário, muitas vezes, dar alguns passos para trás até que se consiga algum crescimento. 
Isso porque, trata-se de um universo diferente, com outras demandas e particularidades, onde seus conhecimentos prévios podem não ter grande peso. Portanto, não tenha receio em aceitar cargos inferiores para começar.
Por fim, tenha em mente que você sempre poderá voltar para a sua antiga área caso não dê certo. Ter este ponto de apoio e essa segurança garante uma força extra para encarar o desafio.
Copiado: http://www.mundocarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário