quinta-feira, 20 de julho de 2017

O QUE É PROVA SOCIAL?

marketing digital é cheio de artimanhas e técnicas extremamente fantásticas. Não é verdade? Deve ser por isso que a cada dia eu me apaixono mais por esse universo.
O que me encanta nesse universo, além das incontáveis práticas positivas, são os segredos que conseguimos desvendar dia a dia e, mais, quase sempre esses segredos estão bem ali, acessíveis, em nossa frente, mas são tão mágicos que se transformam em um piscar de olhos e o que era invisível para nós, passa a ter tanto sentido que passamos a praticá-los e ficamos embasbacados por não ter pensado nisso antes.
Hoje venho falar de uma dessas técnicas, passei um bom tempo sem nem reparar nela. Sabe quando passa batido e você nem dá a devida importância? Pois é, era assim que eu me comportava diante dela, até que em um dia qualquer, percebi que eu podia estar descartando uma chance daquelas que não se encontram aos montes.
Quando vi que ali estava uma oportunidade com equivalência ao ouro, decidi explorar mais profundamente o que brilhava feito diamante. Estudei muito, avaliei exemplos práticos e naquele ponto, fui convencido que meus negócios seriam beneficiados por ela, apliquei!
Sabe o que aconteceu depois que eu apliquei essa técnica? Nem imagina? Fui surpreendido por resultados positivos imensuráveis. Meus negócios começaram ter mais interação, mais autoridade, mais conversões. Nossa, eu sei! Parece que estou contando mais uma daquelas histórias mentirosas da internet. Afinal, é muito bom para ser verdade, não é?
Fica tranquilo, eu jamais faria isso com você, eu prezo pela verdade e por transmitir boas práticas para aplicações nos seus negócios, até porque eu sempre aplico nos meus, antes mesmo, de lhe entregar um conteúdo, preciso me certificar da veracidade das informações, acredito que é o mínimo que devo fazer quando falo para tantas pessoas.
Tem mais uma coisa, eu não quero lhe convencer de nada, sempre procuro estruturar meus conteúdos de forma que você consiga avaliar se o que eu lhe entreguei é bom ou não para você e sua marca. Eu aconselho que você sempre faça isso, até porque cada caso é um caso, ou seja, cada negócio é um e, portanto as técnicas passadas aqui podem sofrer modificações e adaptações para cada caso.
Bom, voltando às maravilhas dessa técnica, quando eu percebi o quão positivo poderia ser a sua utilização, tive certeza que esse segredo não deveria ficar abaixo de sete chaves. Eu tinha que acelerar o processo de conhecimento e utilização, odiava pensar que profissionais estavam descartando essa oportunidade por, simplesmente, desconhecerem as maravilhas trazidas por ela, assim como eu, que deixei passar batido por tanto tempo.
Estava decidido! Eu tinha que elaborar um conteúdo de apresentação e extremamente explicativo sobre o que é prova social para apresentar para você, assim eu o fiz, depois de estudar bastante e avaliar as minhas próprias experiências quanto a ela.  Agora, orgulhosamente lhe apresento e o entrego com muita satisfação e esperança de que possa me fazer entender de modo claro e objetivo.
Escolhi iniciar esse conteúdo indo direto a resolução dessa pergunta. Preparado? Vamos juntos, bons estudos.
Entendendo o Que É Prova Social
Talvez, seja pela simplicidade do que se trata que muita gente nem dá a devida importância a ela, mas a partir desse conteúdo sua visão irá mudar.
No marketing digital, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através de persuasão. A prova social é algo que demonstra a expressão, opinião de pessoas reais sobre o consumo ou a utilização de determinada coisa, podendo ser produtos, serviços, entre outras. A prova social pode ser um depoimento de consumidores, relato de utilização, experiência obtida, opinião e pontuação através de formulários, demonstração de satisfação nas redes sociais, entre outras coisas.
Sabe quando você procura opinião ou relatos de outras pessoas sobre um site, uma marca, produto ou personalidade que você ainda não conhece? Sua intenção é tirar uma base das experiências anteriores de pessoas reais, não é mesmo? A finalidade pode ser das mais variadas, mas geralmente essa atitude é tomada para prevenir possíveis danos, fraudes e experiências ruins, no geral.
Você pode se surpreender agora, mas ai está a mais pura e simples PROVA SOCIAL.
Segundo pensadores, 95% das pessoas agem com base nas experiências de outras pessoas, pois possuem medo de terem uma experiência ruim e na internet esse número pode ser ainda maior, pelas constantes fraudes e promoções inexistentes, onde produtos não são entregues, dados são roubados e outras coisas mais.
Tenho certeza que você já está impressionado pela quantidade de vezes que você a utiliza em sua rotina e também por não ter percebido o poder disso antes.
A seguir, vou lhe mostrar mais a fundo quais são os benefícios da prova social.
Benefícios da Prova Social
Depois de descobrir do que se trata a prova social, certamente você já tem uma noção dos benefícios que ela pode trazer ao seu negócio, mas preciso lhe mostrar mais a fundo quais são eles. Vamos lá?
  • Mais Autoridade: Quando você utiliza a prova social em seu negócio, você está utilizando uma espécie de garantia para novos consumidores provinda de outros consumidores reais. Isso acaba aumentando a confiança dos potenciais compradores, despertando um gatilho quase que instantaneamente ligado a credibilidade, transformando sua empresa, site, loja virtual, etc., um local de autoridade máxima no nicho em que atua. Quanto mais opiniões e discursos positivos, maior será o deu poder no setor.
  •  Maior Transparência: Quando você disponibiliza um espaço para a geração de uma prova social, como por exemplo, um Box de comentários, você demonstra ao seu consumidor e potencial consumidor que você não tem nada a esconder, que não tem medo da opinião deles, pois confia em seu produto/serviço e sabe que os relatos serão positivos e caso sejam negativos, você está pronto para atendê-los. Nessa situação, todos os potenciais clientes sentem que você age com transparência, desencadeando uma série de benefícios a sua marca.
  • Mais Aceitação: Quanto mais provas sociais positivas, melhor será a taxa de aceitação do que você oferece e consequentemente mais fácil de gerar conversões. Como eu já lhe disse as maiorias dos consumidores, estão propensos a agir de maneira semelhante a quem já tem experiência com o produto/serviço de interesse.
  • Melhor Avaliação: Esse benefício segue a mesma regra do anterior, quanto mais você conseguir ter interações voluntárias sobre os benefícios do consumo do que você oferece, mais alto chegará as avaliações do seu negócio.
  • Mais Conversões: Você tem boa aceitação, tem avaliações de qualidade, age com transparência, se posicionou com autoridade. Obvio! Não tinha como ser diferente. As suas conversões vão dar um salto inevitavelmente.
  • Referência: Esses benefícios ocorrem como um start de ações combinadas e mais ou menos nessa ordem como está descrito aqui, a próxima fase será tornar-se referência absoluta, sem concorrente à altura.
  • Crescimento: Nesse momento o que virá a sua frente será o crescimento sem precedentes. Mais autoridade, transparência, aceitação, avaliação, mais conversões, maior status de referência e “boom”, CRESCIMENTO!

Viu como eu não estava mentindo, quando disse que essa técnica transformou muito os meus negócios? Tenho certeza que você está interessado em saber como utilizá-la em sua empresa. Não é verdade?
Eu já imaginava, por isso vou lhe mostrar como fazer a seguir.
 Como Utilizar a Prova Social em Seus Negócios?
Para utilizar a prova social, você deve conhecer de forma bastante aprofundada o seu ramo de atuação e seu público alvo, pois existem diversas técnicas para esse objetivo, mas cada uma tem melhor adequação com um tipo de negócio.
Vou lhe mostrar quais são elas, assim você tem a possibilidade de identificar a que melhor lhe atende:
  1. Comentários: Os comentários é umas das provas sociais mais utilizadas. São aqueles comentários nos sites, geralmente abaixo de um artigo ou da página do produto em específico. Se esse é o modelo que se adéqua ao seu negócio, basta habilitar a função comentários em seu site/blog e começar incentivar a interação dos seus usuários.
  1. Depoimentos de Clientes Satisfeitos: Esse modelo de prova social é muito utilizado em negócios que trabalham com serviços, mas pode ser utilizado em sites institucionais ou lojas virtuais de produtos. Esses depoimentos podem ser feitos pelos comentários ou expostos em uma página direcionada para isso, você deve decidir o que faz mais o seu estilo. 
  1. Quadro de Avaliação: Esse quadro de avaliação é aquele que encontramos quase sempre em lojas virtuais, onde podemos colocar os prós, contras, se você indicaria ou não. Tem aqueles que você encontra mais opções dentre os pontos a serem avaliados, como qualidade do produto, tipo de ocasião para utilizá-lo, durabilidade, beleza, e etc. Veja se esse modelo cabe ao seu negócio. Para aplicá-lo é necessária uma programação diferenciada em seu site ou ferramentas que fazem esse tipo de quadro. 
  1. Números de Visitantes: Essa prova social é aquela que você consegue visualizar a quantidade de visitantes o site já obteve e têm outros que ainda acrescentam a quantidade de usuários online. Isso dá a sensação de que você não está em um ambiente largado, que existem outras pessoas interessadas. Esse tipo de prova social é muito utilizada por sites de viagens e de pacotes promocionais, dando a sensação ao usuário de que se ele não consumir rapidamente o que ele tem interesse, outras pessoas podem consumir e acabar a oportunidade. Para utilizar, você precisa fazer uso de ferramentas externas ou programação no site. 
  1. Número de Seguidores: Esse tipo de recurso é muito utilizado em quase todos os tipos de negócios, consiste naquele quadrinho das redes sociais. Sabe? Que indica a quantidade de seguidores, curtidas e tudo mais. Para utilizar, basta que você acrescente gadgets das redes sociais, existem diversas ferramentas que lhe ajudam nessa tarefa. 
  1. Opinião de Referências de Peso: Essa é uma variação de prova social que muitos desejam, mas poucos possuem. Consiste naquela opinião de peso, ou seja, opinião de alguma referência muito conhecida no mercado em que você atua. Em caso de produtos, pode ser a opinião de um famoso. Funciona de forma parecida como a de um guest post. Para ter esse tipo de prova social de forma mais fácil, você pode fazer parcerias com alguém que você julga um forte nome em seu mercado ou ainda, pagar para que alguém de nome indique seu produto. Caso você queira que aconteça naturalmente, você deve fazer tudo que pode para ser, realmente, uma autoridade.
Antes de finalizar, preciso lhe dizer que a prova social, realmente, traz muitos benefícios e possibilidade de crescimento imensurável, mas é necessário que sua utilização seja bem feita. Isso quer dizer que você deve utilizá-la de modo natural, sem que fique parecendo opiniões plantadas para convencer o seu público alvo.
Não deixe que seu público desconfie de suas provas sócias, pois isso pode mexer diretamente com sua credibilidade e desmontar seu negócio por inteiro. Disponibilize-a de forma natural, não coloque depoimentos falsos e não apague os negativos, tente resolvê-los, pois isso dá um retorno mais positivo sobre o quanto você é transparente e preocupado com a satisfação de seus clientes.
Copiado: http://mestredoadwords.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário