terça-feira, 25 de julho de 2017

Diagrama de Árvore: o que é e como fazer o diagrama?

O que é um diagrama de árvore?

Um diagrama de árvore é uma ferramenta usada para visualizar a estrutura de um problema, de um planejamento ou de qualquer outra oportunidade de interesse. O diagrama que, quando completo pode lembrar os galhos de uma árvore, ajuda a pensar sistematicamente sobre cada aspecto do problema. Ele também é chamado de “diagrama sistemático” em algumas referências.
O diagrama de árvore permite a visualização gráfica de diferentes níveis de detalhamento de um problema. Um diagrama de árvore é algo simples e natural de se construir, por isso, ele é uma ferramenta comumente usada para organizar informação. Ele é feito desenvolvendo-se os galhos da árvore em diferentes níveis de detalhe. A árvore pode ser desenvolvida tanto horizontalmente quanto verticalmente na página.
diagrama de árvore

Quais são as vantagens do diagrama de árvore?

As principais vantagens de se usar diagramas de árvore são:
  • Permitem o desenvolvimento sistemático e lógico de um sistema de estratégias para se resolver um problema ou de meios de se alcançar um objetivo, fazendo com que seja menos provável que itens essenciais sejam omitidos.
  • Facilitam o diálogo e a concordância entre membros do grupo.
  • São convincentes em apresentações porque identificam e mostram claramente os detalhes de questões complexas.
Um diagrama de árvore é similar a um diagrama de causa e efeito, quando as causas de um efeito estão sendo avaliadas. Uma variedade de símbolos diferentes (caixas, losangos etc.) são usadas ao se construir diagramas de árvore. Esses símbolos foram padronizados para algumas aplicações (ver análise de árvore de falha).

Quais são os tipos de diagrama de árvore que existem?

Existem três tipos diferentes de diagrama de árvore, dependendo do uso que se pretende dele. A árvore de solução de problemas é usada para reagir a problemas. Os diagramas de árvore para análise e de planejamento são usadas de um modo preventivo:
  • O diagrama de árvore para solução de problemas (usado de modo reativo na resolução de problemas perguntando-se várias vezes “porque”; também chamado de árvore de falha ou causa raiz).
  • O diagrama de árvore de planejamento (chamado de diagrama “Como-Como” e usado preventivamente em eventos de planejamento e organização).
  • O diagrama de árvore para análise (usado em análise de problemas ou em tomadas de decisão; algumas vezes chamado de árvores de risco ou probabilidade. Um exemplo desse tipo de diagrama de árvore é um método chamado “análise para modo e efeitos de falha” ou FMEA).
Um diagrama de árvore pode ser usado em todas as fases de um esforço de melhoria ou de resolução de um problema. Por exemplo, nos estágios iniciais de uma resolução de problema, quando se analisa um problema particular e se tenta estabelecer quais podem ser as causas antes de se coletar os dados, o diagrama de árvore do tipo análise pode ser usado para avaliar enfoques alternativos.
Ou mais tarde, quando se planeja um ciclo para implementação, um diagrama de árvore pode ser usado para dividir um plano de implementação complexo em partes gerenciáveis. Diagramas de árvore também podem ser usados em planejamento estratégico e de negócios, para desen­volver enfoques, táticas e métodos para se alcançar objetivos sistematicamente.

Além disso, para que mais pode servir o Diagrama de Árvore?

Devido à sua simplicidade e versatilidade, o diagrama de árvore pode ter muitas outras aplicações.
Alguns dos outros usos típicos em atividades de melhoria incluem:
  1. Organizar informações em diferentes níveis de detalhes. O diagrama de árvore é usado com freqüência durante uma análise de afinidade, como passo intermitente para organizar idéias, ou após ela, resultando num plano pronto para ser testado/implementado (ver Capítulo 17 sobre diagramas de afinidade).
  2. Organizar possíveis resultados em uma estrutura que facilite a análise de probabilidade. Quantos resultados possíveis de três agrupamentos de itens como dois itens em cada grupo?
  3. Quando se planeja Ciclos para teste e implementação, um diagrama de árvore pode ser usado para organizar um plano complexo. O plano do ciclo pode ser desdobrado com complexidade detalhada (por exemplo, estratégias, locações, líderes, itens de ação, etc.).
  4. Para facilitar e mostrar os resultados de uma análise de “cinco porquês de um problema.
  5. Para facilitar uma análise de árvore de falha.
  6. Como parte de uma análise de QFD.
Diagrama de Árvore

Como desenvolver um Diagrama de Árvore?

Por terem focos diferentes, os três tipos de diagrama de árvore são desenvolvidos de modo ligeiramente diferente. Sugestão: usar notas adesivas ou cartões pode tornar mais fácil para as equipes construírem e modificarem um diagrama de árvore.

Como desenvolver Diagrama de Árvore do Tipo Resolução de Problema?

  1. Enuncie o problema ou questão claramente de modo que todos entendam.
  2. Identifique as causas prováveis que contribuam para o problema ou questão perguntando “por quê?”. Coloque cada resposta ao porquê em uma caixa (ou em uma linha) à direita do problema e trace uma linha ligando-as.
  3. Continue o passo 2, desenvolvendo sub-questões. Para cada nível de detalhe desenvolva caixas à direita (ou abaixo). Continue (perguntando por que de novo) até obter um nível útil de detalhamento.

Como desenvolver Diagrama de Árvore do Tipo Planejamento?

O método para o diagrama de árvore do tipo planejamento é bastante parecido com o acima, mas o foco está em como fazemos as coisas que decidimos fazer. O diagrama mostra de maneira sistemática os meios e procedimentos necessários para se implementar com sucesso um dado plano.
  1. Enuncie a missão, visão ou objetivo tarefa e coloque na primeira caixa.
  2. Pergunte “como” o projeto pode ser alcançado. Registre essas respostas “como” em caixas à esquerda, conectando-as ao objetivo por linhas.
  3. Continue o passo 2 até que seja alcançado um nível útil de detalhamento para o plano.

Como desenvolver Diagrama de Árvore do Tipo Análise?

  1. Organize os principais agrupamentos ou categorias na primeira linha de caixas.
  2. Em seguida identifique os itens individuais em cada grupo ou categoria na linha seguinte de caixas, conectando com uma linha cada caixa à caixa de categoria.
  3. Continue o passo 2, acrescentando linhas adicionais de caixas até que todos os itens tenham sido enumerados.

Como o Diagrama de Árvore se relaciona ao FMEA?

O diagrama de árvore de falha mostrou-se útil na construção da Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA). Os métodos FMEA têm sido usados desde o início dos anos 60. Essas técnicas fornecem uma metodologia para examinar um desenho proposto encontrando possíveis maneiras que uma falha pode ocorrer. Historicamente o FMEA tem sido aplicado a desenho de produtos. Em anos mais recentes, a técnica foi aplicada tanto a processos quanto a produtos. Dentro desse espectro de usos, a análise usualmente inclui os modos pelos quais um ser humano interage com o produto, os efeitos de condições de estresse, abuso e mal uso do produto, e o impacto da manutenção sob uma perspectiva preventiva e de ação corretiva.
A técnica de análise de árvore de falha e FMEA são técnicas para se estudar falhas potenciais em um produto ou processo. A análise de árvore de falha difere da FMEA em três pontos:
  1. A análise de árvore de falha estuda apenas aqueles resultados negativos de um produto que sejam considerados sérios o suficiente para merecer estudos mais profundos; a FMEA estuda todos os modos potenciais de falha.
  2. A análise de árvore de falha pode analisar situações em que o evento negativo não ocorre a menos que vários sub-eventos ocorram primeiro.
  3. A análise de árvore de falha mostra de modo mais explícito as relações entre eventos que têm uma interação entre si.
Além dessas diferenças, a análise de árvore de falha é o reverso do método associado à FMEA. A FMEA é conduzida por meio de um procedimento de baixo para cima, que começa com as causas e procura por possíveis modos de falha (sintomas). A análise de árvore de falha começa pelos sintomas e trabalha para encontrar as causas raízes.

O que devemos levar do Diagrama de Árvore?

Um diagrama de árvore é um instrumento usado para visualizar a estrutura de um problema, de um plano ou de qualquer outra oportunidade de interesse.
As vantagens de se usar diagramas de árvore estão relacionadas com a metodologia sistemática para análise de problemas e sua habilidade para facilitar o diálogo.
Existem três tipos diferentes de diagramas de árvore, dependendo do uso que se pretende:
  • O diagrama de árvore de solução de problemas
  • O diagrama de árvore de planejamento
  • O diagrama de árvore de análise
Ao se desenvolver uma mudança, o diagrama de árvore do tipo análise pode ser usado para avaliar enfoques alternativos de uma maneira preventiva.
Diagramas de árvore de falha podem ser usados juntamente com a Análise do Modo e Efeito de Falhas (FMEA) para desenvolver produtos e processos mais confiáveis. Isso e muito mais pode ser aprendido no Green BeltBlack Belt e Master Black Belt.

Copiado: http://www.fm2s.com.br/diagrama-de-arvore/

Nenhum comentário:

Postar um comentário