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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, VIATNT e AGUASHOW), Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 11 de abril de 2017

A Importância e Poder da Empatia nos Negócios

A palavra empatia origina-se do termo grego empátheia, que significa “entrar no sentimento”.
Portanto, a primeira condição para sermos empáticos é sermos receptivos aos outros e simultaneamente à nossa totalidade interior.

Isto significa estar disposto a conhecer tanto os outros como a si mesmo.

A empatia nos ajuda a nos libertar dos nossos padrões rígidos e repetitivos.

O termo empatia foi utilizado pela primeira vez por E.B. Titchener, psicólogo.
Para alcançarmos este estágio é necessário deixar de lado nossos próprios pontos de vista e valores para poder entrar no mundo do outro sem julgamentos.
E como isso é difícil de se fazer, mas não é impossível.

O poder da empatia nos negócios
Muitas empresas ainda perdem negócios por falta de comunicação com os clientes.
Estreitar relacionamentos e investir no entendimento das reais necessidades do mercado consumidor é um diferencial que impacta diretamente nos resultados comerciais.

É importante sempre lembrar:

  •  É o cliente quem determina se as empresas vão ganhar ou perder.
  •  Manter um cliente custa 7 vezes menos do que atrair um novo.
  •  Não há motivos que levem um cliente a voltar ao lugar que não o tratou bem.

A palavra empatia, ainda é considerada estranha ao mundo dos negócios.
Talvez “perdida” ou vista com desconfiança frente às duras realidades de um mercado altamente competitivo e globalizado.

É importante salientar que ser empático, não significa um sentimentalismo do tipo “eu estou ok, você está ok”.

E nem tão pouco, adotar as emoções das outras pessoas como suas próprias ou tentar agradar a todos.

Isso, na verdade, seria um pesadelo e tornaria qualquer ação impossível.

A empatia começa com a capacidade de estarmos bem conosco mesmos, de reconhecermos o que não gostamos em nós e admirarmos nossas qualidades.
Quanto melhor tivermos sido compreendidos em nossas necessidades e sentimentos quando éramos crianças, melhor saberemos reconhecê-las quando adultos.

Mas como desenvolver a empatia?

Entrar em contato com os próprios sentimentos é a base para desenvolver a empatia.
Como alguém que desconhece suas próprias necessidades poderá entender as necessidades alheias?

Com o tempo e com algumas técnicas, a empatia consegue ser desenvolvida e fixada no interior de uma pessoa.
  •  Esteja disposto a ouvir o que aflige a outra pessoa;
  •  Tente deixar de lado os pré-conceitos e julgamentos;
  •  Não faça comparações com outros casos;
  •  Elogie com sinceridade. Se não for sincero, não o faça;
  •  Passe a conversar com pessoas diferentes;
  •  Estabeleça um laço de confiança com as pessoas.
  •  Sentir empatia por uma pessoa ou por um fato que esteja acontecendo com alguém, pode fazer bem tanto para ela quanto para quem tem a capacidade de sentir esse sentimento extraordinário.

O poder que a empatia tem dentro do ser humano é enorme.
Se você sente que consegue ter empatia por alguém, passe a prestar mais atenção no que vem acontecendo a sua volta.

Pequenas transformações acontecem ao longo do tempo, as pessoas passam a te procurar com mais frequência para desabafar ou contar algo que as tem incomodado. Elas confiarão e respeitarão sua opinião cada vez mais e você passará a ser a primeira opção para ela que precisa se sentir acolhida.
Para a pessoa que sente empatia por outra, isso pode ser algo transformador.
Muitas vezes sentir que está sendo útil para outra pessoa pode ser o que faltava para se sentir verdadeiramente vivo.

É um caminho sem volta a importância e poder da empatia no mundo dos negócios, as empresas devem ser motivadoras das melhores práticas, conhecendo de fato seus clientes, o que desejam, o que esperam da sua empresa, como se relacionar com ele em varias esferas.
Copiado: http://iexe.com.br/

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