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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, VIATNT e AGUASHOW), Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

4 VANTAGENS DE CONTRATAR FUNCIONÁRIOS MAIS VELHOS


Em um momento crítico na empresa, a experiência faz toda a diferença
Com o avanço da medicina, a população acima dos 50 anos aumenta no país. Atualmente, 47 milhões de brasileiros estão nessa faixa etária, o que equivale a ¼ da população. 

De acordo com o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, em 2045, essas pessoas representarão metade do povo brasileiro.


A idade pode chegar, mas a tendência é que essas pessoas se mantenham ativas no mercado de trabalho por cada vez mais tempo. E isso é defendido por muitos especialistas. “A mistura de idades dentro de uma equipe é uma política que está se solidificando. Ela permite uma troca de experiências que é extremamente benéfica”, afirma Maria Ester da Cruz, gerente do Núcleo de Carreiras do Insper. 
Para o presidente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, Nilton Molina, a longevidade entrou na sociedade de vez. “As empresas começaram a entender que, dependendo da atividade, o recurso mais velho é mais produtivo que o recurso mais novo”, diz. Pensando nisso, ele e Maria Ester listaram algumas vantagens na contratação de funcionários mais velhos.
1. Decisão
Em um momento crítico na empresa, a experiência faz toda a diferença. Os profissionais mais velhos tendem a ser mais ágeis na tomada de decisões. “Esse funcionário faz um diagnóstico mais rápido. Ele coloca mais a mão na massa”, afirma Maria Ester.
2. Resiliência
Funcionários mais jovens, em sua maioria, estão deslumbrados com sua carreira e se decepcionam rapidamente com algumas limitações encontradas no trabalho. De acordo com Maria Ester, o profissional com mais de 50 anos “dobra, mas não quebra”. Por ser mais experiente, está acostumado a ouvir “não” em diversas situações. Isso faz com que ele seja mais resiliente.
3. Mentoria
Os profissionais mais experientes podem atuar até mesmo como mentores dos membros mais jovens de uma equipe. Nisso, também entra outra característica muito forte desse tipo de funcionário: a paciência. Molina, inclusive, afirma que pessoas acima de 50 anos são mais indicadas para lidar com clientes: “Eles são mais pacientes e conseguem entender um consumidor mais velho, por exemplo.”
4. Qualificação
Os profissionais precisam se manter por cada vez mais tempo no mercado de trabalho - ou simplesmente não querem sair dele. “Para se destacarem e, consequentemente, serem contratadas, essas pessoas estão se mantendo atualizadas ganham mas qualificação”, explica Maria Ester. Com a diminuição de novos profissionais qualificados, o funcionário mais velho e com uma melhor formação pode ser mais rentável à empresa.

Copiado: http://revistapegn.globo.com/

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