QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Conciliar a Vida Profissional e a Família

JANTAR SAGRADO COM A FAMÍLIA
A mulher do século 21 é atarefada por natureza. Durante anos exigimos nosso espaço no mundo corporativo. O sucesso veio! E a dupla jornada também. 

Conciliar a vida profissional com a pessoal é a realidade de muitas mães que trabalham fora, recém casadas que mal podem aproveitar a lua de mel, mulheres com dupla jornada; todas elas têm dificuldades em conciliar os serviços domésticos e o trabalho fora, o lazer e os compromissos, o casamento e as obrigações.

O fato é que vida profissional e vida pessoal devem andar juntas. Uma não deve, de jeito nenhum, anular a outra. 
Veja abaixo 10 dicas para conciliar a vida profissional e a família, com essas dicas você conseguirá fazer essa conciliação, sem ter que sacrificar nenhum dos dois lados:

1- JANTAR SAGRADO COM A FAMÍLIA

É importante que, independente de sua agenda, você planeje jantares, com freqüência mínima de três vezes por semana com sua família. E honre esse compromisso! Esse momento é seu e da sua família, e com 24 horas em um dia, você poderá muito bem reservar pelo menos 2 delas para conviver com seus filhos e marido.

2- FÉRIAS SÃO FÉRIAS

FÉRIAS
Permita-se uma vez ao ano tirar férias com sua família. Planeje uma viagem com antecedência ou outra atividade. Isso fará você se atentar que não poderá ter compromissos naquela data, pois sua agenda já está planejada. Nada de levar o iPhone e atender ligações de negócios ou entrar no e-mail profissional de 5 em 5 minutos. Afinal, férias são férias!

3- ORGANIZAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE

Se você trabalha por conta própria, extrapolar os limites do horário de trabalho é fácil. Estipule que horas será o seu expediente, e respeite isso. Iniciativas como desligar o celular e guardar o notebook após o expediente, ajudará você a ter um maior controle sobre esses horários.

4- EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA APROXIMAR OS CORAÇÕES

EXERCÍCIOS FÍSICOS
Aqui vale fazer exercícios físicos com o maridão ou ser responsável em levar o filho as aulas de natação. Fazendo disso parte da sua rotina, você terá horários preestabelecidos que devem ser cumpridos. Ajudando-a passar mais tempo com pessoas que você ama.

5- OS LIMITES EXISTEM PARA SEREM RESPEITADOS

Com a competitividade no mercado de trabalho e a alta demanda de responsabilidade em cargos, é normal ver pessoas que são convocadas a fazer horas extras e trabalhar aos finais de semana. É importante você saber quanto à carga horária excessiva de trabalho está prejudicando sua vida pessoal; e saiba dizer não.
6- JÁ PENSOU EM UMA DIARISTA?
Ninguém merece trabalhar o dia todo e chegar em casa ter que fazer a janta, lavar uma pilha de louças e ainda ter ânimo para ajudar o filho com os deveres de casa e ser uma amante disposta. Trabalhando tanto, você pode muito bem contratar uma pessoa a te ajudar, pelo menos nos serviços mais pesados. Assim, esse tempo que você passaria lavando a roupa, por exemplo, pode levar seu filho ao cinema.

7- DIVIDIR FAZ BEM

Não tome para si todas as responsabilidades da casa, incentive seu marido a te ajudar nos afazeres domésticos. Afinal, ele até pode ter tido um dia exaustivo, mas vamos combinar que o seu também não foi nada fácil.

8- QUALIDADE É MELHOR QUE QUANTIDADE

QUALIDADE É MELHOR QUE QUANTIDADE
Já que o tempo que você tem livre para passar com a família é menor do que você gostaria, procure sempre fazer algo produtivo. Evitar brigas desnecessárias e saber dar o braço a torcer quando estiver errada, ajudam a você dar uma qualidade melhor ao tempo que vocês passam juntos.

 9- TIRE A CAPA DE SUPER-MULHER

Ser uma empresária de sucesso, mãe dedicada e presente, amante invejavelmente disposta e amiga para todas as horas é lindo. Nas revistas! Não existe mulher boa em tudo durante todo o tempo. E você não é diferente. Se dê a chance de ser humana. E tire o heroísmo da cabeça.

10- CULPA? ESQUEÇA!

Para você conseguir dar uma boa qualidade de vida para sua família nas horas livres você deve estar bem consigo mesma. Existem mulheres que se sentem realizadas com a tarefa de apenas dirigir o lar. Outras não. Por isso a culpa não deve faze parte da sua vida, por correr atrás daquilo que te dá prazer.

E LEMBRE-SE….

  • Em relação aos filhos é importante deixar claro que a permissividade com eles é normal, pois é uma forma que os pais encontram de suprir a ausência. Mas saiba que esse caminho é perigoso. É importante saber educar o filho mesmo tendo longas horas de ausência. A imposição de limite o ajudará a ser um adulto mais consciente.
  • Dizer não ao marido quando se está cansada também irá te ajudar a se livrar do stress. Transar é gostoso, mas tem que ser bom para os dois. Fazer só porque ele quer não é justo nem com você, nem com ele.
  • Quando você estiver tendo um momento com sua família e aquela amiga te liga aos prantos porque terminou o namoro pela centésima vez, e
    educadamente diga que não pode falar com ela agora, mas que retorna a ligação. E retorne mesmo! Assim você tem tempo com a família e consegue ajudar a amiga, equilibradamente.
  • família
    Quando estiver com a família seja presente de corpo e alma. Ficar com cara de poucos amigos ou pensando em outra coisa, pode ser pior do que uma ausência física.
  • Se possível, opte por empresas que prezam a qualidade de vida do profissional fora do local de trabalho. Negociar com empresas que tem essa filosofia pode ser mais fácil.
  • O que é combinado não sai caro. Cancelar de assistir o jogo do campeonato na escola do seu filho porque aquele cliente pediu uma reunião em cima da hora pode trazer frustrações, e sua credibilidade irá diminuir.
  • Envolva seu marido na sua carreira. Pois sabendo o que está acontecendo, ele irá entender porque você está irritada, e isso pode evitar brigas por motivos fúteis.
Como você viu, a idéia principal aqui é a organização.       Você deve saber organizar o seu tempo, assim conseguirá conciliar a carreira com a família. Isso fará você ser mais feliz e livre de culpa.
Por: Leticia Moraes - http://nadafragil.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário