quinta-feira, 30 de junho de 2016

17 FERRAMENTAS GRATUITAS PARA FAZER ANÁLISE DE SUAS REDES SOCIAIS


Todos sabemos que não é só de fazer post engraçadinho ou dar respostas viralizáveis que se vive um social media. Para ser bem sucedido você precisa de saber analisar dados, saber como seus fãs estão interagindo e qual o melhor momento para fazer publicações. 

Para quem está entrando nesse ramo e se sente perdido em ter de usar os analytics nativos – ou nem mesmo contar com uma ferramenta destas – para medir o crescimento de suas páginas, trouxe 17 exemplos de ferramentas gratuitas para poder checar sua performance em uma ou mais redes sociais em um só lugar!

Sei que a lista traz muitos apps mas considere testar todos eles e ver qual serve melhor seus objetivos! ;)

1. VIRALWOOT

ViralWoot para gerenciamento de social media
Ferramenta específica para o Pinterest. Através dele, é possível agendar pins, promovê-los, além de poder checar números de novos seguidores além do engajamento através de repins e likes dados às suas postagens. Viralwoot conta com opção gratuita e paga, que pode passar a receber alertas cada vez que um pin seu é mencionado.

2. GOOGLE ANALYTICS

Google Anaytics Social cópia

Apesar de sua função principal envolver a análise de tráfego em seu website, também é possível rastrear a performance de suas postagens nas redes sociais através do Google Analytics. Para isso, basta ir nas opções Acquisition -> Social e nessa tela é possível conferir as visitas geradas através de posts nas redes sociais. 

3. CYFE

Cyfe para análise de Social Media
Cyfe é um software útil para agregar todos seus dados de social media. Em seu painel, é possível sincronizar os dados de todas suas mídias na tela principal e gerar relatórios a partir dele. Também é possível analisar e gerar relatórios sobre dados de páginas que deseja acompanhar.

4. KEYHOLE

Keyhole para Twitter
Focado em mensurar engajamento através de campanhas criadas através de hashtags – como analisar o engajamento gerado por uma campanha com a hashtag #PromoçãoEscolaFreelancer -, oKeyhole confere maneiras de rastrear a popularidade de uma hashtag em particular, através de uma busca simples em sua homepage. A busca serve tanto para buscar hashtags no Twitter ou Instagram.

5. MYTOPTWEET

My Top Tweet
Como o nome mesmo diz, o único foco desse aplicativo web está em criar um ranking dos 10 tweets de qualquer usuário da rede social. A mensuração do MyTopTweet é feita exclusivamente através do número de retweets que uma postagem recebeu.

6. TWEETREACH

Tweet Reach para análise do Twitter
Outra ferramenta bastante simples, o TweetReach pode ser de grande ajuda na hora de medir o seu alcance ou estudar campanhas de concorrentes. Insira qualquer termo, hashtag ou nome de usuário e o aplicativo envia uma captura de tela com uma análise do termo buscado, incluindo gráficos com dados como alcance, exposição e engajamento, entre outros. Apesar do nome, o TweetReach também pode ser usado para procura de termos no Facebook e Instagram.

7. FOLLOWERWONK

FollowWork para Midias Sociais
Continuando com as ferramentas especializadas no Twitter, o Followerwonk tem como especialidade oferecer relatórios detalhados sobre seus seguidores e suas atividades. Para isso, basta entrar na página, entrar na aba Analytics, inserir um nome de usuário – seu ou de qualquer outro – e ver as informações sobre seus seguidores e os usuários que segue. Dados como horários que estão online, qual horário médio de suas postagens e quais categorias seus seguidores se encaixam estarão a disposição em um relatório.

8. QUINTLY

Quintly
Disponível em versão gratuita e paga, o Quintly permite que acesse os dados de suas páginas no Facebook. Na edição grátis, é possível analisar as métricas de até três páginas, podendo conferir dados básicos como curtidas, compartilhamentos e comentários, além de dados relacionados ao crescimento do número de seguidores. Ao adicionar múltiplas páginas, é possível comparar estes dados entre elas.

9. BEEVOLVE - 

Beevolve para gerenciamento de Midias Sociais
Beevolve tem como foco a análise de retorno sobre investimento (ROI), oferecendo uma maneira de enviar mensagens com rastreadores que oferecem dados sobre a rentabilidade daquela mensagem em específico. Para conferir a métrica, basta informar o quanto a mensagem custa e qual o valor de retorno esperado. Com isso, o aplicativo se encarrega de enviar a mensagem, analisar a resposta e enviar um email com o relatório.

10. RIFFLE

Riffle para Twitter
Do mesmo grupo que criou o MyTopTweet, o Riffle é uma extensão do Google Chrome que mostra em tempo real o analytics das páginas que administra ou acompanha na rede social, oferecendo dados como a média de retweets que cada tweet de um usuário ou página gera assim como suas hashtags de maior performance.

11. AUDIENSE

Audiense para midias sociais
Conhecido previamente como SocialBro, o Audiense oferece um plano gratuito para quem possui menos de 5.000 contatos no Twitter. A ferramenta, que traz todas as funcionalidades para administrar sua página no microblog, traz alguns insights sobre qual melhor horário para realizar postagens e dicas sobre a demografia de seus seguidores, ajudando a planejar qual tipo de conteúdo publicar e quando essa publicação será mais efetiva.

12. BUFFER

Buffer para gerenciar Midias Sociais
Servindo como um agregador de redes sociais, o plano gratuito do Buffer permite que agende postagens, analise a performance de suas postagens mais recentes, além de fornecer um calendário de melhores horários para fazer publicações. Nesta versão, é possível registrar até duas páginas, sejam elas do Facebook, Twitter, Google+ ou LinkedIn.

13. ICONOSQUARE

IconoSquare para gerenciar estatisticas de midias sociais
Uma das ferramentas mais completas para administrar o seu Instagram, o Iconosquare possui uma interface amigável em sua seção de analytics. Além de oferecer dados sobre cada postagem individual, ele permite analisar dados de uma semana ou até mesmo um mês de postagens em sua página, trazendo informações sobre números de likes, comentários e compartilhamentos feitos na rede social. No painel principal, é possível solicitar o envio de uma captura de tela com seus principais dados para seu email.

14. TAILWIND

TallWind para Pinterest
Assim como o Viralwoot, o Tailwind é utilizado no Pinterest, mas também incluiu suporte ao Instagram. Sua função é ajudar no agendamento e otimização das postagens nesta rede social. Além disso, oferece insights sobre a popularidade de seu perfil e de seu website.

15. KLOUT

Klout para gerenciar midias
Focado nas redes sociais mais populares, como Facebook e Twitter, o Klout mede sua performance nas redes sociais através de um sistema de notas que vai de 0 a 100. Além de uma nota geral, também é possível saber sua influência de maneira separada, permitindo enxergar em qual rede social seu negócio é mais influente.

16. HOWSOCIABLE

How Sociable Midias Sociais
Com um alcance maior que o Klout, o HowSociable usa de um sistema semelhante para analisar sua relevância nas redes sociais. Com opções pagas e gratuita, ela analisa o alcance de sua marca no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn gratuitamente. Mais opções de mídias sociais ficam disponíveis na versão paga. A nota é dada de acordo com a movimentação de suas páginas nos últimos sete dias.

17. WOLFRAM|ALPHA PERSONAL ANALYTICS FOR FACEBOOK

WolfFram para Midias Sociais
Criada por uma equipe que criou um motor de busca própria, Wolfram|Alpha Personal Analytics for Facebook permite que analise o alcance demográfico de seus perfis e páginas no Facebook. Dados como localidade de seus seguidores, horários dos quais estão online no Facebook e quais suas fotos mais populares são algumas de suas funcionalidades.

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