quarta-feira, 23 de março de 2016

HIERARQUIA ORGANIZACIONAL – COMO FUNCIONA?

Toda empresa que deseja organizar seus procedimentos, internos e externos, no que tange a gestão de pessoas e processos, deve pensar em como fazer a sua hierarquização. 
Esta ação é essencial para garantir que tanto as pessoas como os departamentos possam ser gerenciados efetivamente.
Entretanto, quando falamos em Hierarquia Organizacional não estamos apenas abordando a organização dos seus sistemas, mas também dos seus líderes e colaboradores. Assim, fazer uma classificação e atribuição justa dos cargos é fundamental para que a empresa possa conquistar bons resultados.
Mas, na prática, por que isso é tão importante? 
Definir a hierarquia possibilita organizar a gestão e gerenciar as equipes de forma mais efetiva. Assim, no líder ficam centralizados os planejamentos das ações estratégicas e nos colaboradores a realização das demandas que levarão à sua realização.
A hierarquia denota respeito, pois para ser líder é necessário ter os conhecimentos e experiências pertinentes à função. Isso também instaura um sistema positivo onde os funcionários, de acordo com seu desempenho profissional e sua evolução, podem ascender a cargos mais altos na empresa.

DEFININDO A HIERARQUIA ORGANIZACIONAL

A hierarquia organizacional geralmente é definida de acordo com o tamanho da empresa, assim quanto maior, mais cargos e funções ela terá. Pode ser feita pelo empreendedor, o alto escalão ou em conjunto com o departamento de Recursos Humanos.
Neste contexto, para evitar problemas e desmotivação, é essencial que os cargos sejam atribuídos de acordo com as reais competências, experiências e habilidades do líder ou colaborador. Digo isso, porque quando, por exemplo, um gestor demonstra não ter domínio sobre seu trabalho, isso causa em sua equipe, desconforto, insatisfação e o sentimento de injustiça.
Aqui, ao invés de seguir o líder, os profissionais passam a questioná-lo ou mesmo a ser insubordinados às suas ordens. As promoções no trabalho também devem seguir critérios claros e assertivos. Assim, a empresa deve reconhecer apenas aqueles cujo desempenho tenha sido realmente extraordinário.
Este cuidado na gestão de pessoas evita problemas de relacionamento interpessoal, comunicação, motivação, problemas entre líderes e liderados e diminuição da produtividade e perda de talentos. 
Mostra ainda que a organização não privilegia um colaborador em detrimento de outro e que está atenta aos seus processos.
Por isso, a hierarquia organizacional deve ser definida e apresentada sempre de forma clara. Assim todos os profissionais estarão cientes dos critérios utilizados pela empresa para que um profissional esteja acima ou abaixo na escala de liderança.
Por fim, esta transparência na hierarquização mostra respeito aos colaboradores e o comprometimento da empresa em dar-lhes oportunidades reais de crescer e conquistar cada vez mais espaço na organização. Invista nesta ideia!
Copiado: http://www.jrmcoaching.com.br/

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