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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 22 de março de 2016

Diferenças Entre a Pesquisa Quantitativa e a Pesquisa Qualitativa

A pesquisa de marketing é importante para saber o índice de satisfação dos clientes com os produtos e/ou serviços, identificar quem é realmente o público-alvo de sua empresa e entre outros. Porém, que tipo de pesquisa utilizar? A pesquisa quantitativa ou a pesquisa qualitativa?
Para entendermos a diferença entre pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa e suas definições, precisamos entender o significado de pesquisa e de pesquisa de marketing.

 PESQUISA

Segundo (Amaral, 2009), a pesquisa é um conjunto de ações que visam encontrar a solução de um problema, com procedimentos racionais e sistemáticos.
A pesquisa é realizada quando se tem um problema e ainda não se tem a informação para solucioná-lo, ou seja, a autora resume que pesquisar significa procurar respostas para as indagações propostas.

PESQUISA DE MARKETING

Para (Malhotra, 2010), a pesquisa de marketing “é a identificação, a coleta, a análise, a disseminação sistemática e objetiva das informações para melhorar a tomada de decisão relacionada à identificação e à solução de problemas (também conhecida como oportunidades) no marketing”.
Ainda mencionando o autor, a pesquisa inicia-se com a identificação de um problema ou de uma oportunidade, pois para ele, no ambiente corporativo, os problemas podem levar a oportunidade e ambas as abordagens são trabalhadas de modo alternado. Ele ainda cita que, a pesquisa segue um curso previsível, deve ter base científica e o projeto de pesquisa é planejado e documentado.
Em continuação a análise do autor, no projeto de pesquisa de marketing, os métodos de pesquisa a serem utilizados dependem do orçamento e das restrições de tempo. Ele ainda diz que, a pesquisa dever ser realizada imparcialmente, ou seja, não se deve apoiar ou influenciar a um resultado desejado, mas na prática, segundo o autor, as empresas pressionam ao pesquisador a apoiar o resultado almejado.

PESQUISA QUANTITATIVA

De acordo com (Malhotra, 2010), a pesquisa quantitativa quantifica os dados, ela se baseia em amostras grandes e representativas, normalmente envolve a análise estatística e suas descobertas podem ser consideradas como conclusivas, ou seja, recomenda um curso de ações finais. 
Nas pesquisas quantitativas são utilizados os questionários com perguntas abertas (não são utilizadas somente em pesquisas qualitativas) e perguntas fechadas (múltipla escolha).

 PESQUISA QUALITATIVA

Segundo o autor mencionado na definição acima, a pesquisa qualitativa “proporciona melhor visão e compreensão do cenário do problema”.
Ele ainda menciona que a pesquisa é baseada em pequenas amostras, não são representativas e sua análise não é estatística.
Para o autor, a pesquisa qualitativa geralmente é realizada a fim de explicar as descobertas feitas pela pesquisa quantitativa, ou seja, ele ainda relata que esta pesquisa é adequada quando ocorre uma situação de incerteza nos resultados conclusivos. Algumas pesquisas qualitativas podem ser: por observação participativa, focus group (muito utilizada) etc.
pesquisa quanti e quali
                                       Fonte: (Amaral, 2009)
Por fim, (Malhotra, 2010) ressalta que, tanto a pesquisa qualitativa quanto a quantitativa são complementares e não concorrentes no processo de pesquisa.
Copiado: http://bloggestaoemarketing.com.br/

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