sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Empreendedorismo Vs. Administração


Com empreendedorismo em alta, ainda existem muitos questionamentos a respeito de sua prática e qual a relação ou diferença com a administração. Um ponto de vista complementar, excluindo a dicotomia da escolha entre um e outro pode ser uma ótima alternativa


Muito se tem falado sobre empreendedorismo nos últimos anos, e não da pra negar que é um assunto que está sob os holofotes ! Especialistas afirmando que esta é a grande chave do desenvolvimento do Brasil em meio a crise, gerando emprego, renda e fazendo a economia do país respirar nesse delicado momento.
Tanto por necessidade ou por oportunidade, não se pode negar que empreender é algo que requer além de habilidades, coragem. No mercado de trabalho, o empreendedorismo é bastante estimulado, e é lá que ele vai se deparar com a administração.
Muitas dúvidas surgem quando estes assuntos encontram-se, seja em uma mesa redonda de discussões ou em uma roda de samba regada a uma cerveja. Uma das mais frequentes e encorpadas aparece, deixando por vezes um questionamento que parece não ter resposta.
  • Qual o mais importante dos dois ? 
  • O administrador, ou empreendedor ?

Não se pode negar que diferentes pontos de vista sustentariam diferentes respostas. Esta, pra mim seja a melhor parte. Diferentes pontos de vista se batendo para chegar a um fim.
O fato é que o perfil do empreendedor, comportamentalmente falando é um organismo dotado de características que se juntam para formar um exército em busca de áreas para serem dominadas. Sua paixão e determinação para que os negócios deem certos movem montanhas ao ponto de serem mágicas, o visionário que enxerga além do tempo. Já o administrador, é aquele que vai fazer o acompanhamento de fato do negócio, desde o planejamento, processos e seus controles, pessoas, resultados e indicadores para embasar as próximas decisões a serem tomadas. 
  • Qual deles é mais importante para o mundo dos negócios e para ter sucesso?

É exatamente aí que queremos chegar. Precisamos vencer essa dicotomia limitante, que nos faz enxergar que só pode existir um ou outro, ou até os dois em um só. Então todo Empreendedor precisa ser Administrador, e vice-versa ?
Eu volto aos dois, trazendo a proposta que ambos são EXTERMAMENTE importantes para a economia e para o desenvolvimento do país. São COMPLEMENTARES, e não mutuamente excludentes !!!
Não podemos olhar para um ou para o outro como se um deles fosse melhor, mas O QUÃO MELHOR PODEM SER JUNTOS ! Ter no time um visionário apaixonado, contando com o suporte de alguém que administre isso com destreza da espaço para cada um dos dois atuar no que é melhor. Ja estamos cansados de ler sobre trabalho em equipe e times de competências complementares, mas é exatamente por aí que tudo deve caminhar. Isso vai gerar uma sinergia que possibilitará impacto jamais possível com cada um dos membros sozinhos !
  • Quando pensar em Empreendedorismo, é impossível não associar a jornada sem gestão. 
  • Ao lembrar de Administração, não há como esquecer das aptidões comportamentais de um empreendedor !

Se tivesse que escolher entre um ou outro, certamente escolheria os dois !
Por: Felipe Borges - http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário