terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Diferença de Administração e Gestão

Administração - Deriva do latim, administrare, gerir; ação de administrar; função de administrador; gestão, gerência.


Gestão - Deriva do latim, gerere, administrar; ato de gerir; gerência; administração; administração ou gerência.

Administrar é planejar, controlar, dirigir e controlar pessoas para atingir de forma eficiente e eficaz os objetivos de uma organização.

Gestão é lançar mão das funções e conhecimentos necessários para, por intermédio de pessoas, atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.

Administração - Concepção técnica racional e Enfoque no Processo administrativo


Gestão - Concepção gerencial e Processo político-administrativo.


Administração - Princípios de previsão, organização, comando, coordenação e controle.


Gestão - Princípios de participação, de autonomia e de responsabilidade.

  • Administração significa gerir um bem, zelar por negócios dos que os possuem, portanto é a prática de gerir. Então, a administração é vista “[...] como processo de planejar para organizar, dirigir e controlar recursos humanos, materiais, financeiros e informacionais visando à realização de objetivos” (MARTINS, 1999, p.24).

Assim, a administração é uma atividade universal, pensada racionalmente, que é desenvolvida com vistas à realização de um objetivo relacionado à organização social em qualquer realidade e, ao mesmo tempo, determinados por uma sociedade. 


Enquanto que o termo gestão surgiu da necessidade de um novo conceito de administrar, que expressasse as mudanças que aconteciam dentro da ação administrativa, que superasse a visão tecnicista da administração, que fosse além das tarefas: coordenar, planejar, organizar, dirigir e controlar, que incorporasse um novo momento social, político e cultural. Um conceito mais interdisciplinar, fundamentado na filosofia, sociologia, antropologia e política.


Desta forma, por retratar uma visão estratégica mais ampla, mais descentralizada, um processo político-administrativo, com as ações mais interligadas e contextualizadas, promovendo condições mais adequadas, tanto materiais, quanto humanas, para promover o sucesso dos processos social, cultural, educacional e político dentro das empresas, aqui, optou-se pelo termo gestão, enquanto concepção mais democrática, mais participativa, que suscita a colaboração dos sujeitos sociais envolvidos no processo.


Uma vez esclarecido o termo gestão, fica patente a necessidade de entender o que significa o termo gestão do conteúdo na era digital. 


Um esquema mostram as inter-relações entre os elementos e seus significados. O termo “informação” está relacionado com o tempo e o espaço (era), e com o conteúdo que é gerado neste espaço. Mas também se pode ver que o tempo/espaço só se relaciona com ele mesmo. Isto porque o conhecimento é atemporal, mas a informação precisa chegar em tempo real (imediata), já que deve servir de suporte para a gestão, para torná-la mais flexível, dinâmica e descentralizada, na medida em que serve como ferramenta para a construção do conhecimento e para melhorar a comunicação entre os colaboradores, dá suporte para tornar as tarefas de coordenação e supervisão mais eficientes.



Gestão -  Lançar mão das funções, conhecimentos e informações necessários para, por intermédio de pessoas, alcançar os objetivos de uma organização, de forma eficiente e eficaz.


Conteúdo - Aquilo que está dentro de algo (contido) assunto. São os dizeres (duma carta, relatórios), Informações.



Era - Tempo, época, data.Espaço histórico.


Digital - Dedos/dígitos - Representações de informações, Caracteres (sinais, números).


Assim, pode-se dizer, a priori, que a gestão do conteúdo na era digital faz parte de um processo político-administrativo organizado, orientado de forma eficiente e eficaz, que tem por objetivo viabilizar a edição e publicação de assuntos (dizeres, imagens, sons) que estarão disponíveis (por um tempo determinado) na web.


Gestão do conteúdo expressa à necessidade do gestor estar sempre informado, e de disseminar constantemente informações aos seus colaboradores, provocando mais envolvimento e participação, resolvendo conflitos e valorizando os seus colaboradores. Porque, de acordo com Heloani (2003, p.15): 


[...] o modo com o qual o fator humano é gerenciado nas organizações depende, basicamente, do modelo de gestão adotado e, principalmente do paradigma predominante em determinado período.


Desta forma, os modelos de gestão, repercutem nas instâncias inferiores das instituições e configuram os aparatos administrativos e políticos, que definem os recursos financeiro e humano, competências e funções, implicando na fixação de distintas tarefas que cada instância de governo realizará em virtude dos seus objetivos políticos. 



Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

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