terça-feira, 1 de dezembro de 2015

8 Lições de Kotler Sobre o Novo Marketing

Você já ouviu falar de Philip Kotler

Pois, se não ouviu, saiba que ele é o papa do marketing, professor na escola de negócios Kellogg, da Universidade Northwestern. Seus livros venderam mais de cinco milhões de cópias e foram traduzidos para mais de 40 países e agora é uma espécie de lenda viva, aos 80 anos. 

Apesar da idade, ainda está super disposto e dissemina fortemente seus conceitos e experiências.

Para Kotler a essência do marketing não mudou, pois ainda devemos nos focar no consumidor e suas necessidades, no criar, comunicar e entregar valor e no pensar que o cliente precisa estar satisfeito e encantado.

Ele cita ainda que com o digital precisamos aprender a medir o valor de cada um de nossos canais e que o sucesso das marcas está baseado na combinação entre mídia digital e tradicional, que podem ser combinadas, sendo a digital ideal para o engajamento individual e a tradicional para estratégias de branding ou de produto.                                                                                                                   Das lições de Kotler, elenco algumas:
1) Um novo marketing, o velho já morreu
Agora os consumidores tem conhecimento, podem ir atrás, não dependem apenas do que a publicidade entrega. Eles podem saber muito sobre uma marca ou empresa, mais do que se imagina. Um exemplo? Hoje quando vamos à uma concessionária comprar um carro, já sabemos tudo sobre ele, pois pesquisamos na internet antes. Vamos tomar a decisão de comprar depois de consultarmos nossos amigos nas redes sociais perguntando o que acham daquela marca e modelo. E as pessoas serão sinceras. Neste sentido, não adianta mais forçar a barra ou forjar imagens. As empresas só podem ser o que verdadeiramente são, pois o consumidor é esperto e fareja de longe.                         Aqui não podemos deixar de falar sobre os dispositivos móveis. Os consumidores estão conectados o tempo todo, buscando informações sem parar! Seu negócio está pensando nisso? Muitas vezes o cliente sabe mais sobre a empresa que o próprio dono!
2) Inove ou morra
Inovar traz riscos sim, mas quem não quiser corrê-los será pulverizado. No marketing atual muitas vezes é preciso arriscar, testar, mensurar e agir. Não dá pra ficar sentado esperando, sem mexer no produto, sem evoluir. Muitas empresas que fizeram isso foram consumidas e extinguidas.
3) Você sabe com quem está falando?
Antes não haviam formas de saber com quem falávamos. Éramos todos obrigados a assistir à mesma programação na TV. No dia seguinte nosso assunto na escola ou trabalho era o que havia passado na TV e mais nada. A publicidade era entregue à massa e não se podia mensurar rápido e corretamente. Mas agora, com o digital podemos e devemos saber com quem estamos falando para oferecer o que eles precisam. Você tem feito isso ou está jogando todo mundo no mesmo saco? Você realmente acha que apenas ter uma pagininha institucional que agrada mais ao seu ego ou o ego dos donos é suficiente?
4) Marketing não é mais departamento apenas
Se antes o marketing era visto como um setor que só se recorria quando necessário ou para pensar em publicidade e fazer materiais impressos, agora é diferente. Em muitos casos o marketing é quem gerencia diversas equipes, inclusive de vendas. De acordo com Kotler, agora se trata de um processo que começa com planejamento e vai até a mensuração. Marketing agora anda junto com vendas. "O marketing não pode ser visto apenas como um setor . Na verdade, esse setor deve funcionar como uma força de papel decisivo para o sucesso de um negócio."
5) Use as redes sociais direito
Primeiro entenda que presença on-line não é nada. É preciso fazer, estar lá de verdade! Se você não está, tenha certeza que alguém o fará por você: ou falando mal ou o seu concorrente.                                                                                                                                 Ninguém quer ver seu produto sendo esfregado. Os consumidores querem histórias relacionadas. Existe receita de bolo? Não. Por isso todos estão à caça dos criativos-realizados, que pensam algo novo e fazem acontecer, que sabem criar conteúdos e histórias, que emocionam na medida certa. Ah, reflita antes de postar qualquer bobeira. Dia desses a revista Glamour publicou um meme fazendo piadinha com quem estava acima do peso e logo em seguida fez vários posts falando sobre plus sizes se aceitarem. Saiu pela culatra, a blogosfera plus size rechaçou a marca. Vamos lembrar de marcas que pensam em seus vários focos: a Coca-Cola, por exemplo, que pensam nas mães, nas crianças, nos idosos.                                                                                                                                                                    O marketing tradicional faz as pessoas acreditarem que o produto é ideal para compra. Mas num cenário com tantos concorrentes e informações isso não faz mais sentido. Agora precisamos engajar, conquistar, nos importar de verdade com o cliente.                                                                                                                                                                                                    Contar uma história sobre o por que produto é diferente dos concorrentes é uma boa. Mas por favor, cuidado pra não cair na situação da Dilleto e da Do Bem, que inventaram histórias fantasiosas e que logo foram descobertas. 
6) Importe-se de verdade com seu cliente
Não é só vender. É criar uma relação. Comprei na Dafiti dia desses e imediatamente me senti abraçada. Recebi um SMS super amável e pessoal e pude acompanhar minha compra em tempo real. O pedido chegou em um dia e eu moro no interior. Precisei trocar, escrevi pra eles e me retornaram em 3 minutos. Fiquei encantada!!!
7) Pare de valorizar apenas o produto visível
Um carro é feito por diversas peças e cada uma delas foi feita por um fabricante. É preciso pensar estratégias novas para o B2B também. Um case neste sentido é o processador da Intel, que mesmo invisível acrescenta valor ao produto quando vemos o adesivo dizendo que ele está lá presente, por meio da campanha "Intel Inside"
8) Planeje ações de responsabilidade sócio-ambiental
De acordo com Kotler não se pode pensar apenas no lucro, é preciso também ter consciência, ética e respeito pela lei. Os consumidores se importam com marcas que se preocupam neste sentido.                                                                                                           Sugestões de leituras de Kotler: 
  • Marketing de Crescimento - 8 estratégias para conquistar mercados
  • Philip Kotler e Milton Kotler
  • Marketing de A a Z - 80 conceitos que todo profissional precisa saberPhilip Kotler 
  • Marketing 3.0 Philip Kotler
Por: Prof. Mestra, Digital Marketing Manager e consultora 

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