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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Pinterest, o patinho feio das estratégias digitais?

O que é o Pinterest?

 É uma rede social que permite a partilha de fotos e vídeos em diferentes murais, de acordo com os gostos de cada utilizador. Aliás, o próprio nome pin + interest remete-nos para isso mesmo, uma parede virtual onde cada pessoa pode pendurar aquilo que mais lhe interessa. 

Muitas vezes ignorada e deixada de fora das estratégias de muitas marcas e até mesmo confundida com o Instragram de Mark Zukenberg, a rede social dos "pins" tem se fortalecido e ganhado "um lugar ao sol"  nas estratégias digitais. E não em vão. 
Segundo o Comscore o Pinterest chegou aos 100 milhões de usuários ao redor do globo e o Brasil é um dos 10 maiores mercados do serviço. O que resultou na abertura de um escritório do site no país.  
E o que isso significa para a sua marca? bem...a maior oportunidade que o Pinterest oferece para marcas e empresas, é de humanizar a sua identidade, aproximando a marca/empresa do seu público. Através da exposição e partilha de conteúdos, a marca tem no Pinterest um excelente veículo para fazer circular os seus conteúdos num universo criado para o efeito, Mas isso vai muito mais além! 

Você já ouviu falar em Big Data? - O Big data é o termo utilizado para descrever uma grande quantidade de dados complexos que estão a todo o momento se multiplicando. Especialistas utilizam softwares extremamente eficientes que são responsáveis por analisar, separar e cruzar estes dados para auxiliar na tomada de decisões. 

Quando um usuário cria uma conta no Pinterest o aplicativo solicita que ele escolha pins de seu interesse que estão dispostos em diversas categorias: design, publicidade, arquitetura, moda, life style, entre outros. 
Ao final de sua escolha o app cruza os dados referentes as preferencias do usuário e cria um mural personalizado com os pins que estão em alta na rede social com os temas escolhidos.  
"And now Pinteres is taking big data to another level."  Bernard Marr


Ex: https://br.pinterest.com/jorgenca

Cut and Search: Uma nova função anunciada mostra a importância do Pinterest. Chamada de Guided Search a ferramenta possibilita que o usuário seleciona uma parte da imagem e pesquise por ela dentro dos milhares de pins relacionados, exemplo se você encontrou um sofá e gostou muito dele, você pode selecioná-lo e fazer uma busca especifica pelo modelo. 

E como isso é possível? 
Graças aos algorítimos extremamente complexos  que estão a todo o momento aprendendo a analisar e comparar imagens para um resultado o mais fiel possível com o termo pesquisado. Em resumo funciona como a ferramenta de reconhecimento facial do Facebook.  

Agora suponha que você é uma loja de roupas e tem um painel para cada tipo de roupas que comercializa. Uma usuária que está buscando por uma calça casual pode selecionar a peça e automaticamente será apresentado a ela inúmeras calças parecidas. 
Está aqui a sua chance de aparecer nas buscas e acessar a jornada de compras desta consumidora, consequentemente tornando a experiencia de busca muito mais personalizada e com altas chances de leva-la ao seu site. 
Se você ainda acha que o Pinterest não funciona para a sua estratégia digital, está na hora de rever este conceito. 

Por: - https://www.linkedin.com/pulse 

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