sexta-feira, 24 de julho de 2015

9 Dicas Para Empreendedores de Primeira Viagem

Todo empreendedor comete erros, principalmente no início de sua carreira quando vão abrir sua primeira empresa.
Seja você um executivo experiente que quer abandonar o mundo corporativo para empreender ou um jovem com pouca experiência profissional que quer começar um negócio próprio, você vai errar. 
A boa notícia é que estes erros podem se transformar na melhor fonte de aprendizado que um empreendedor pode ter.
Eu mesmo já errei muito em minha jornada como empreendedor, mas a cada novo negócio que iniciei os erros eram menores, menos críticos ou pelo menos diferentes dos que eu já havia cometido.
Você também não precisa esperar para aprender com seus próprios erros (pelo menos não todos!). Você pode aprender com o erro de outros empreendedores que já estiveram na mesma situação que você se encontra agora.
Por isso decidi escrever este artigo com algumas dicas para empreendedores iniciantes (ou de primeira viagem) retiradas de lições que aprendi com meus próprios erros e também observando erros de outros empreendedores.
Aproveite o artigo e lembre-se: estas 9 dicas para empreendedores de primeira viagem vão te ajudar a não cometer os mesmos erros que eu e muitos outros empreendedores cometeram e com certeza podem contribuir para o sucesso do seu primeiro negócio.

#01. Valide Sua Ideia De Negócio

Não seria ótimo saber se seu negócio vai dar certo antes mesmo de “abrir as portas”? A maioria dos empreendedores começa seus negócios “no escuro”.
Eles têm uma ideia, gastam grandes quantias de dinheiro (e tempo) abrindo a empresa para, só depois, descobrir que ninguém tem interesse nos seus produtos ou serviços (e esta é apenas uma das coisas que podem dar errado).
Para que isso não aconteça, antes de gastar tempo e dinheiro abrindo sua empresa você deve validar sua ideia de negócio para descobrir se ela tem chances reais de dar certo.
O objetivo é analisar se há um interesse real do seu público-alvo em seu produto ou serviço de uma maneira rápida e barata, antes mesmo de efetivamente começar o negócio.
Existem várias formas de fazer isso e cabe a você descobrir qual é a melhor para o seu negócio.
#02. Conheça Seus Clientes
O objetivo de qualquer empresa é atender bem a demanda de seus clientes. Se você não sabe quem são eles, como pretende fazer isso de uma maneira satisfatória? 
Não pense também que dizer que seu público são homens e mulheres, de 30 a 50 anos e da classe C significa conhecer seus clientes.
Quanto mais informações você tiver sobre seus futuros clientes, maiores serão suas chances de oferecer o que eles desejam e da maneira como eles desejam.  Aliás, muitos negócios surgem a partir da identificação de uma solução para um problema ou uma necessidade de determinado público. Por isso, antes de abrir sua empresa defina quem são seus clientes e descubra o máximo que puder sobre eles.
Além das informações tradicionais como nome, sexo e idade, tente descobrir do que eles gostam, o que fazem, como usam o produto/serviço que você quer oferecer e qualquer outro tipo de informação que possa interferir de alguma maneira no seu negócio.

#03. Comece Pequeno

Não importa o tamanho da sua ambição ou aonde você quer chegar, começar pequeno sempre é o melhor negócio.
Além de necessitar de um investimento menor, você vai ter tempo de se adaptar, de aprender sobre o seu próprio negócio, de identificar seus erros antes que eles te prejudiquem e também vai começar a ter o retorno do seu investimento mais cedo, dentre inúmeros outros benefícios.
Quando for começar sua empresa sempre se questione se você realmente precisa de tudo que está pensando. É mesmo necessário ter 10 funcionários para administrar seu negócio ou 3 ou 4 pessoas dão conta do recado?
Você precisa mesmo ter um estoque de produtos tão grande ou consegue negociar com fornecedores ou ter um modelo sob-demanda? Sua empresa precisa mesmo ter um escritório grande com móveis caros ou dá para começar em um espaço de coworking ou mesmo na sala da sua casa?
É normal imaginar que seu novo negócio vai “bombar” assim que você coloca a placa de “aberto” na sua porta, mas sempre comece apenas com o mínimo necessário para seu negócio funcionar.

#04. Não Gaste Dinheiro Com Coisas Pouco Importantes

Este é um dos erros mais comuns e que mais prejudica quem está começando uma empresa e, por isso, é uma dica que sempre costumo passar para empreendedores iniciantes.
Abrir empresa, para alguns, é sinal de glamourCertas pessoas não podem se imaginar sem um escritório bacana, com móveis elegantes, mesas da Tok&Stok, cadeiras ergonômicas e lindos cartões de visita.
Como a empresa está começando e elas têm um dinheirinho sobrando, gastam com coisas que não vão influenciar em nada o sucesso do negócio.
Muito antes do esperado, porém, percebem que o dinheiro está acabando e que o negócio ainda não deslanchou. Não caia nesta armadilha! Como já disse, comece pequeno. Não é porque você quer ter uma grande empresa no futuro que você precisa gastar como uma grande empresa agora.
Só gaste seu dinheiro com coisas que realmente influenciem o sucesso do seu negócio e a experiência dos seus clientes.
#05. Não Espere O Momento Perfeito
Outra dica para empreendedores iniciantes que considero muito relevante: não espere o momento perfeito para começar, porque ele simplesmente não existe.
Grande parte das pessoas que estão começando um negócio ficam esperando este momento perfeito que nunca chega e, quando decidem dar o primeiro passo, gastam meses fazendo pesquisas e planejamentos que nunca se concretizam. Contenha sua tendência de pesquisar mais e planejar mais. Saia do lugar e vá oferecer seus serviços, desenvolver seu software ou criar sua página na internet.
O mais difícil sempre é começar. Depois que você dá o primeiro passo as coisas começam a caminhar. Esperar o momento perfeito é apenas uma desculpa que você usa para não seguir adiante com seus planos.
Defina seu objetivo e dê o primeiro passo, não importa quão pequeno ele seja.

#06. Ter CNPJ e Cartão de Visitas Não É Ter Uma Empresa

A primeira vez que abri uma empresa fiquei encantando quando recebi meu CNPJ, os cartões de visita e, acreditem ou não, o carimbo da empresa.
Me senti importante e pensei: “Agora sou empreendedor/empresário de verdade”.
Não demorou muito para eu perceber que estava errado. Ter um CNPJ e cartões de visita não significa que você tem uma empresa de verdade.
Você só vai ter uma empresa quando tiver um modelo de negócio que funcione, clientes e um produto ou serviço que te dê dinheiro para pagar as contas e que ainda dê lucro.
#07. Não Acredite Cegamente Em Suas “Pesquisas De Mercado”
O que falar sobre a famosa “pesquisa de mercado” que se faz antes de começar um negócio?
Você faz um questionário com várias perguntas, às vezes sem nem refletir sobre as informações que você realmente quer ou precisa coletar, e em seguida sai por aí fazendo as perguntas para amigos, familiares e conhecidos. Eu sei muito bem como é, pois já fiz exatamente a mesma coisa. Mas hoje não confio cegamente em pesquisas de mercado.
Já fiz algumas pesquisas que se provaram um imenso desperdício de tempo.
Assim como já li livros e artigos sobre neuromarketing que comprovam que as ações das pessoas muitas vezes são contrárias àquilo que elas respondem em pesquisas. 
Não estou dizendo que você não deve fazer uma pesquisa de mercado ou que elas não servem para nada. Uma pesquisa bem feita pode sim te fornecer a informação que você precisa.
No entanto, NUNCA use apenas uma pesquisa de mercado para decidir se você vai ou não começar um negócio e NUNCA confie cegamente nas respostas. Principalmente quando se trata de uma pergunta como: Você compraria este produto/serviço?”.
Como disse na primeira das dicas para empreendedores de primeira viagem, existem várias maneiras de validar sua ideia de negócio (sem necessariamente fazer uma pesquisa), assim como existe uma ENORME diferença entre alguém que fala que “compraria” seu produto e alguém que realmente vai comprar quando você abrir seu negócio.

#08. O Plano De Negócio Não É A Primeira Coisa Que Você Deve Fazer

Eu sei, eu sei. Na faculdade de administração, nos cursos sobre empreendedorismo ou nos artigos que você leu por aí você deve ter escutado que antes de começar sua empresa você precisa fazer um plano de negócios.
Eu fiz um plano de negócio antes de abrir minha primeira empresa. Demorei uns três ou quatro meses para terminá-lo, mas ele ficou lindo! Era super completo e tinha até as projeções financeiras para os próximos 5 anos dentro dos cenários pessimista, otimista e realista.
Sabe quantas vezes eu usei ele? NENHUMA.
Sabe quantas vezes eu acertei as estimativas e projeções financeiras? NENHUMA.
Um plano de negócio é com certeza uma ferramenta útil e necessária para qualquer empresa, mas não para começar uma empresa.
Como você vai fazer um planejamento deste calibre sem nem saber se o seu negócio vai dar certo?
Só faça um plano de negócio quando você já tiver validado sua ideia, já souber qual é seu modelo de negócio, já tiver clientes e já tiver ao menos uma estimativa mais concreta de suas receitas e despesas.
Em outras palavras: só faça um plano de negócios para sua empresa quando você já tiver uma empresa, nunca antes disso. Não me entenda mal. Não estou dizendo que você não precisa de um planejamento, apenas que você não precisa perder 3 meses coletando informações que você não vai usar e criando estimativas que não vão se concretizar.
#09. Execução, Execução, Execução
Esta última dica para empreendedores de primeira viagem talvez seja também uma das mais importantes.
Após ter validado sua ideia e seguido as outras dicas chega a hora de colocar tudo em prática. É a partir deste momento que as coisas começam realmente a acontecer e também onde muitos empreendedores falham: na execução dos seus negócios.
Uma boa execução é mais importante que sua ideia e até mesmo que seus produtos ou serviços. Uma boa ideia com uma péssima execução é muito pior que uma ideia meia boca com uma ótima execução. 
Portanto sempre dê atenção máxima à execução do seu negócio. Em uma empresa,  o “como fazer” pode ser tão (ou mais) importante quanto o “o que fazer”.

CONCLUSÃO – RECAPITULANDO


Cometer erros faz parte da vida de qualquer empreendedor e são ainda mais comuns em empreendedores iniciantes.

Espero que você possa aprender com os meus erros e que lembre-se destas dicas quando for iniciar seu primeiro negócio. Por isso, vamos recapitular as 9 dicas para empreendedores de primeira viagem que abordei neste artigo:

9 Dicas Para Empreendedores de Primeira Viagem:

#01. VALIDE SUA IDEIA DE NEGÓCIO
#02. CONHEÇA SEUS CLIENTES
#03. COMECE PEQUENO
#04. NÃO GASTE DINHEIRO COM COISAS POUCO IMPORTANTES
#05. NÃO ESPERE O MOMENTO PERFEITO
#06. TER CNPJ E CARTÃO DE VISITAS NÃO É TER UMA EMPRESA
#07. NÃO ACREDITE CEGAMENTE NAS SUAS “PESQUISAS DE MERCADO”
#08. O PLANO DE NEGÓCIOS NÃO É A PRIMEIRA COISA QUE VOCÊ DEVE FAZER
#09. EXECUÇÃO, EXECUÇÃO, EXECUÇÃO
Por:  - http://www.arsenalempreendedor.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário