terça-feira, 9 de junho de 2015

O Mistério da Marcas

Um logotipo pode dizer muito, mas às vezes precisa de tradução. Conheça o sentido por trás de algumas imagens vendedoras
  • TÁ NA CARA
APPLE - A maçã lembra Isaac Newton; a mordida, o senso de descoberta.

DOVE - Era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.

QUAKER - O quaker (grupo cristão) do desenho é William Penn, fundador da Pensilvânia.

ABRIL - Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.

GUARANÁ - Literal, mostra o fruto que é a base do refrigerante.

PLAYBOY - Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz “óbvias conotações sexuais”.

PÃO DE AÇÚCAR - São o Pão-de-Açúcar e o morro da Urca nostálgicos (sem bondinho).

TIGRE - É a pegada do tigre, presente em todos os produtos da marca.

TIMBERLAND - Lembra a marca (“terra da lenha”, em inglês) e os calçados para aventura.

MICHELIN - O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.

LINUX - O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
FERRARI - O cavalo originalmente era o símbolo de um piloto italiano herói de guerra.

LACOSTE - Crocodilo era o apelido do aguerrido tenista René Lacoste, criador da marca.

PERDIGÃO - A empresa nasceu na Vila das Perdizes (outro nome pra per digão), hoje Videira (SC).

HERING - Os peixes são arenques — em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.

DURATEX- O rinoceronte estilizado simboliza a durabilidade dos produtos.

NESTLÉ - O nome significa “ninho zinho” em francês, daí a singela família de pássaros.

RED BULL - O combate de touros vermelhos representa a energia que a bebida dá.

BACARDI - A destilaria onde o famoso rum foi criado era frequentada por morcegos.

CAVALERA - A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.

  • ÓBVIO PARA QUEM CONHECE
BMW - A sigla significa “fábrica de motores da Bavária”, cuja bandeira está no círculo.
BIC - O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.

OLYMPIKUS - Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.

PEUGEOT - O leão em pé é o símbolo do Franco-Condado, região de origem da montadora.

MSN - A borboleta “captura a imaginação e a liberdade” de conversar no MSN.

KIBON - A imagem busca harmonizar a forma de coração com a consistência de um sorvete.

GOODYEAR - A borracha vulcanizada vem de Vulcano, mas o pé é de outro deus, Mercúrio.

JAVA - Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.

AGIP - As 6 patas do cão somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista. Sério.

FABER-CASTELL - Os cavaleiros representam força, precisão e tradição.

  • LETRAS OCULTAS
BOZZANO  - É um B, mas também representa movimento de passar creme na bochecha.
TEXACO - A estrela e o T simbolizam o Texas, “o estado da estrela solitária”.

MOTOROLA - O “M” mirando para cima é um símbolo da permanente busca da liderança.

CHANEL - A corrente é feita com as iniciais da fundadora, Coco Chanel.

VOLKSWAGEN - Para quem nunca reparou: há um V (“volks”) sobre o W (“wagen”).

LG  - O L e o G do rosto sorridente buscam conectar humanidade e tecnologia.

TOYOTA - É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão.

ZOOMP - Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.

BANCO DO BRASIL - A forma parece abstrata, mas são dois bês entrelaçados.

ELECTROLUX - O “biquíni fio-dental” é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.

  • FORMAS QUE FALAM
SHELL - A “concha” da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas.

GLOBO - É um globo com uma tela (desde 2008, widescreen) transmitindo... um globo!

VARIG - A rosa-dos-ventos lembra o tempo em que seus aviões percorriam o mundo inteiro.

MERCEDES-BENZ - A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.

ABN AMRO / BANCO REAL - O escudo simboliza tradição, o verde, estabilidade e o amarelo, otimismo.

CREDICARD - Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.

VALE - É um V, é um vale, são as cores do Brasil e ainda um morro com extração mineral.

MARBOLRO - O abstrato M vermelho é herança de quando o filtro era dessa cor.

UNIBANCO - Os elos simbolizam a união de instituições que gerou o Unibanco. Antes do Itaú, claro.

BRADESCO - ada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.

  • ESTÁ NOS DETALHES
MITSUBISHI - Em japonês, significa literalmente “3 losangos”, representados na marca.
HSBC Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.

MONTBLANC - Homenagem ao ponto culminante da França, visto de cima, coberto de neve.

STARBUCKS - A rede de cafés nasceu no porto, daí a sereia — que segura dois rabos.

YAMAHA - São 3 diapasões (instru mentos de afinação), pela origem musical da marca.

HYUNDAI - O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.

CARREFOUR - Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da França.

CHEVROLET - Nem cruz nem gravatinha: o designer copiou um padrão de papel de parede.

ADIDAS - A “florzinha” é na verdade um mapa-múndi dividido em 3.

SANTANDER - A chama representa força, estabilidade e liderança.

AUDI - Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.

NIKE - Não são as “asas da vitória”, mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.

ATARI - O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.

UMBRO - Cada losango representa um dos fundadores, Harold e Wallace Humphrey.

RENAULT - Desde 1972 o “diamante” provoca ilusão de ótica, pois a caixa não se fecha.

PARMALAT - A mistura de flor e sol representa o frescor natural dos laticínios.

AL JAZEERA - A “flor” é o nome da emissora em árabe, com caligrafia estilizada.

TERRA - As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.

UOL - É o Universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.

SONY ERICSSON - Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo.

Por: Emiliano Urbim - http://super.abril.com.br/

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