quarta-feira, 6 de maio de 2015

TIPOS DE CARREIRA

Derivada do latim via carraria, a palavra carreira significa curso, trajetória; profissão ou percurso profissional; esfera de atividade pessoal. 

Inicialmente esta palavra designava “estrada para carros”, foi só a partir do século XIX que esta palavra passou a significar o caminho da vida profissional de uma determinada pessoa.

Quando falamos em carreira, logo pensamos na relação empregatícia entre funcionário e empresa ou as variadas experiências profissionais adquiridas por uma pessoa ao longo de sua vida, mas existem outros modelos de carreira existentes no mercado e é exatamente sobre isso que quero falar hoje neste meu artigo.

Conheça os quatro diferentes tipos de carreira presentes no mercado e as características de cada uma delas:

1.    CARREIRA BUROCRÁTICA

Este tipo de carreira é marcada pela divisão do trabalho, hierarquias bem definidas, códigos e regulamentos bem delimitados e, principalmente, centralização do poder.
Na carreira burocrática o crescimento de um profissional se dá apenas pela promoção e mudança de cargo dentro de um sistema hierárquico que favorece a melhoria de benefícios e, consequentemente, de salários também. 
Exemplo disso são as empresas que oferecem vínculo empregatício entre chefes e seus subordinados.

2.    CARREIRA PROFISSIONAL

Esta modalidade de carreira é caracterizada por todos os conhecimentos específicos destinados a área de atuação escolhida, além de toda a experiência adquirida e praticada ao longo da trajetória profissional de uma pessoa.
Isso inclui graduações, especializações, cursos, formações, rotinas de trabalho, reconhecimentos e promoções conquistadas, projetos concluídos, entre outras coisas.
Na carreira profissional o crescimento do trabalhador se dá pelo acúmulo de conhecimento e bagagem adquirida ao logo do tempo.

3.    CARREIRA EMPREENDEDORA

Este modelo de carreira é fundamentado na capacidade de criação e inovação de produtos e serviços. O profissional que segue a carreira empreendedora é aquele que enxerga possibilidades e oportunidades de negócios onde muitos não vêem. Ele planeja, sonha e executa.
O SEBRAE, serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas, estabelece algumas características fundamentais para qualquer profissional que busca seguir a carreira de empreendedor, entre elas a criatividade, liderança, perseverança, flexibilidade, força de vontade, automotivação, organização e, principalmente, senso crítico.
Existem diversos empreendedores por todo mundo que conquistaram prestígio e sucesso a partir de grandes e inovadoras ideias, entre eles Mark Zuckerberg, fundador da maior rede social dos últimos tempos, o Facebook.

  4.    CARREIRA SOCIOPOLÍTICA

A carreira sociopolítica é marcada pelas competências sociais e pelas relações que um profissional possui, ou seja, graças a seus conhecimentos e habilidades, interações sociais e um nível social bem estruturado é que ele conquista uma carreira de sucesso e reconhecimento profissional.

Este tipo de carreira esta presente em organizações familiares, comunitárias ou do terceiro setor.
Por: José Roberto Marques - http://www.jrmcoaching.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário