QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quinta-feira, 28 de maio de 2015

19 Logos de marcas famosas que possuem significados ocultos que você nem pode imaginar

significados_ocultos2

Não é preciso ser um gênio publicitário para saber que os logotipos são peças fundamentais para a divulgação de uma marca. Seja um símbolo, um mascote, uma palavra, até mesmo uma forma diferente de escrever o próprio nome da marca, eles possuem a função nada módica de representar as ideologias por trás daquela empresa.

Em função disso, tudo aquilo que envolve a criação de um logo é minuciosamente pensado, desde cores, formas, a fonte das letras, iluminação, etc. Um bom logo precisa ser certeiro naquilo que ele se propõe. Mas, apesar de bem constituídos, alguns deles possuem mensagens que passam despercebidas pela maioria do público. Algumas são intencionalmente feitas para influenciar nosso subconsciente, outras simplesmente guardam relação com a origem da marca ou do grupo financeiro.
Confira a seguir 19 logos famosos e seus significados ocultos. Acredite, você nunca mais verá essas marcas com os mesmos olhos.

1. VAIO

significados_ocultos11
De início, você só consegue enxergar as letras que formam a palavra VAIO, mas olhando mais atentamente é possível perceber que as primeiras duas letras formam o símbolo analógico (∿), ao passo que as duas últimas representam o símbolo digital (binário, 1 e 0).

2. Mitsubishi

significados_ocultos5
O logo da Mitsubishi tem uma explicação bem legal e que remete à história da empresa. A formação do mesmo se deu graças a junção do símbolo do clã Tosa, a crista de três folhas, com o símbolo da família Iwasaki, a crista de 3 diamantes.
De acordo com o site Peske Social, a palavra mitsubishi viria de “mitsu” (árvore) e “hishi” (castanha de água, comumente utilizada no japonês com o sentido de “losango” ou “em forma de diamante”).

3. Amazon

significados_ocultos3
Muitos pensam que a seta no logo da Amazon simboliza uma carinha feliz, inferindo que os consumidores da empresa são mais felizes. Mas não é só isso: a seta aponta da letra A para a letra Z, significando que na Amazon vende-se uma grande variedade de coisas, literalmente de A a Z.

4. McDonalds

significados_ocultos20
Não, você não está errado. O logo do McDonalds é mesmo um grande “M”, mas de acordo com o psicólogo Louis Cheskin, ele também significaria outra coisa. Quando a empresa quis mudar o seu logo na década de 60, o senhor Cheskin sugeriu que não, pois o símbolo representaria um par de protuberantes seios. Isso mesmo, senhores, o logo do McDonalds só existe até hoje por causa do seu apelo sexual. (y)

5. Google

significados_ocultos15
Você já percebeu que o logo do Google é constituído basicamente de cores primárias (azul, amarelo e vermelho)? E você nunca se perguntou o que aquele “L” pintado de verde, uma cor secundária, faz ali? O aparente descuido foi totalmente intencional, pois com isso a empresa quis dizer que nem sempre joga pelas regras, e esse seria seu diferencial.

6. Toblerone

toblerone

significados_ocultos10
O logo desse delicioso chocolate guarda dois segredos. O primeiro deles pode ser visto no desenho da montanha: percebe que há um urso ali?
O segundo, é que em “toblerone” se extrai a palavra “Bern” (ou Berne, em francês), cidade suíça de onde esse chocolate é original.

7. Pepsi

significados_ocultos7
Em 2008, a Pepsi gastou US $ 1 milhão para pagar a Arnell Associates com o objetivo de avançar com o novo logotipo (o antigo é o da esquerda e o novo, à direita). Mas, o documento Arnell vazou e foi intitulado “Estratégia de Design de Tirar o Fôlego.” Ele propõe que o novo logotipo seja uma espécie de Código Da Vinci.
23significados_ocultos
22significados_ocultos
De acordo com o documento, o logotipo da Pepsi baseia-se em Feng Shui, no Renascimento, no geodínamo da Terra, na Teoria da Relatividade, no universo, e muito mais. Em outras palavras, o logotipo da Pepsi é a chave para o universo; o auge da realização humana.
A história é um tanto complicada para explicar nesse post, mas você pode ler mais sobre o assuntoaqui (em inglês).

 8. IBM

significados_ocultos19
Além de, obviamente, representar o nome da empresa, as letras azuis atravessada por listras brancas representariam a igualdade, de modo a formar o símbolo de igual (=) no canto inferior direito

9. Unilever

significados_ocultos13
Você pode até não conhecer diretamente a Unilever, mas com certeza conhece alguma das suas dezenas de marcas como Kibon, Maizena, Lux, Axe, etc. De fato, a empresa fabrica tantos produtos que o seu logo é formado pela grande variedade deles.

10. Toyota

significados_ocultos6
O símbolo formado por 3 elipses representa 3 corações: o coração do consumidor, o coração do produto e o coração do progresso tecnológico. Mas, fora isso, o logo ainda esconde em si o próprio nome da empresa. Não entendeu? Então olha a imagem a seguir.
significados_ocultos2

11. BMW

significados_ocultos4
Por muito tempo achou-se que o logo da BMW simbolizava um céu azul com hélices girando, remetendo ao tempo em que a empresa fabricava motores para aviões. Mas, segundo o New York Times, a intenção original era representar as cores do Estado Livre da Baviera, um dos estados da Alemanha e local de fundação da empresa. Uma vez que símbolos nacionais não podiam ser usados como logotipo, eles reajustaram as cores de modo que elas ficassem opostas à bandeira da Baviera.

12. Sun Microsystems

significados_ocultos21
O logo da Sun é bem interessante: você pode ler a palavra “Sun” em qualquer direção.

13. Wendy’s

significados_ocultos12
O logo da tradicional lanchonete americana guarda um segredo muito discreto: se você prestar atenção, o colarinho da menina forma a palavra “Mom” (mãe). A ideia é que você se lembre da Wendy’s sempre que pensar em comida de mãe.

14. FedEx

significados_ocultos14
Além das cores diferentes, outro segredo pode ser desvendado pela logo da transportadora: as letras “E” e “x” formam uma seta apontando para a direita, simbolizando que a empresa está sempre pensando à frente.

15. Igreja Presbiteriana

significados_ocultos9
Você jamais pensou que o logo religioso pudesse esconder tantos significados.
24significados_ocultos

16. LG

significados_ocultos1
Apesar de a referência ao Pac-man ser bem mais legal, ela não representa o verdadeiro significado do logo da empresa.  De acordo com a LG, ele centra a humanidade acima de tudo. O símbolo em si representa o mundo, futuro, juventude, humanidade e tecnologia, enquanto o vermelho representa a amizade.

17. Adidas

significados_ocultos16
Já percebeu que o símbolo da Adidas parece uma montanha? Porque é exatamente isso o que deveria ser. As três listras que faziam parte do logotipo original em 1967, nunca significaram nada. Nos anos 90, porém, eles inclinaram as listras de modo que isso se tornasse uma montanha, que representaria os obstáculos que as pessoas precisam superar.

18. NBC

significados_ocultos17
O logo da famosa rede de tv é mesmo um pavão, mas você sabe o porquê de tantas cores? Tudo aconteceu na década de 60, quando os primeiros televisores em cores começaram a ser produzidos. Então, como um atrativo, eles criaram um logo multicolorido de modo a mostrar o potencial da nova tecnologia e fazer as pessoas saírem do preto-e-branco.

19. Audi

significados_ocultos18
Bem, não são apenas 4 aros. Cada circulo representa uma das 4 companhias fundadoras do Consórcio Auto-União, em 1932: DKW, Horch, Wanderer e Audi.

 POR LUCIANO HILTON - http://www.tudointeressante.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário