sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Tomada de Decisão em Grupo – Técnica da Escada

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada: em Inglês, esta técnica é denominada “Stepladder technique”, e Stepladder não é qualquer escada, é a escada dobrável que usamos para trocar lâmpadas, guardar ou retirar objetos de lugares alto, etc. 
Mas fica mais fácil chamá-lo simplesmente de Técnica da Escada: o nome se deve ao fato de que os resultados vão sendo obtidos por etapas, por degraus. 

Tomada de decisão em grupo – dificuldades

Frequentemente, ao se buscar uma tomada de decisão em grupo, a confusão é inevitável. Se todos têm o mesmo nível hierárquico, provavelmente haverá muita dificuldade em se obter consenso.
Por outro lado, se há uma ou algumas pessoas de maior nível gerencial, mesmo que de início sejam apresentadas propostas divergentes, ao final tenderá a haver uma convergência para a opinião do “chefe”, o que também é ruim, pois nem sempre a opinião do “chefe” é a melhor.
Já vimos aqui no Blogtek uma técnica para se obter consenso, chamada Método Delphi. Ao final deste artigo, faremos uma comparação entre as técnicas.

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada

Tomada de decisão em grupo
Tomada de decisão em grupo

Esta técnica foi desenvolvida por Steven G. Rogelberg, Janet L. Barnes-Farrell, and Charles A. Lowe, psicólogos industriais da Universidade de Connecticut (leia aqui a íntegra do artigo original).
Esta técnica encoraja todos os membros do grupo a contribuírem em nível individual, sem serem influenciados pelos demais. Desta forma, obtém-se uma variedade maior de ideias, evitando que as pessoas se “escondam” por receio da exposição, e também evita que as sugestões e ideias dos indivíduos sejam influenciadas pelos membros da equipe que fazem uma exposição mais “agressiva”, ou pelos membros que detém algum nível hierárquico superior.
A técnica da escada compreende 5 etapas, ou, 5 degraus:
  • 1º degrau: Antes de apresentar o problema a todos coletivamente, apresente o problema a cada um do grupo individualmente, e dê algum tempo para as pessoas refletirem sobre o problema.
  • 2º degrau: Forme um núcleo de duas pessoas, e permita que estas duas pessoas debatam o problema até chegar ao consenso (a ideia central da técnica da escada é de que o consenso é obtido mais facilmente com grupos menores).
  • 3º degrau: Adicione um terceiro elemento ao núcleo inicial, e faça com este terceiro membro apresente suas ideias sobre o problema ANTES de ouvir o consenso obtido pelos dois membros anteriores. Isto evita que o terceiro membro seja influenciado pelos outros dois. Permita que discutam e cheguem a um consenso.
  • 4º degrau: Repita o processo adicionando um quarto elemento, e dê algum tempo para que a cada vez que um novo membro seja introduzido, se faça a discussão e se chegue a um consenso.
  • 5º degrau: Após todos membros terem participado do processo, será muito mais fácil obter uma decisão consensual do que se todos começassem simultaneamente do zero.

Tomada de decisão em grupo – técnica da escada vs método Delphi

Tomada de decisão em grupo - técnica da escada
Tomada de decisão em grupo – técnica da escada
No método Delphi, há um facilitador para conduzir o processo, coligir e resumir as respostas. Na técnica da escada, não há necessidade de facilitador, exceto para explicitar as regras.
No método Delphi, os participantes são mantidos no anonimato, mesmo após ter se chegado à decisão. Na técnica da escada, todos os participantes se conhecem, por participarem em conjunto do processo.
O método Delphi é mais lento, enquanto a técnica da escada é mais rápida.
O método Delphi, conquanto moroso, permite a participação de grande número de pessoas, enquanto a técnica da escada é limitada a grupos menores, de 4 a 6 pessoas.

Por  - http://blogtek.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário