quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O Que é Trabalho?

Caros, uma das reclamações que mais escuto das empresas é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada em quase todos os níveis hierárquicos, deste a função mais simples até os postos mais altos.

Às vezes fico me perguntando se estas empresas estão procurando nos lugares certos e selecionando as pessoas com verdadeira vocação para a função, digo sempre e acredito que é uma verdade. 

Muitos procuram uma carteira de trabalho e não trabalho para colocar na carteira.

Outra coisa é se pensar na hora da contratação qual o perfil desejado e se esta pessoa estará disposta e madura para aceitar os desafios de uma empresa. Poderíamos ficar horas falando sobre o processo de seleção, adequação de perfil, dinâmicas e etc. Mais o que realmente desejo e lhes falar sobre a relação de trabalho X equipe.

Hoje é comum percebermos gestores com dificuldade em gerenciar pessoas talvez um dos maiores problemas seja de como os colaboradores vêem o mundo ao seu redor, qual a perspectiva do ponto de vista deles. 

Para entrarmos neste assunto antes de qualquer coisa também temos que observar quais as experiências pessoais e a idade, pois lembre-se somos nossas experiências pessoais, só assim poderemos entender um pouco mais sobre como devemos tratar nossas relações.

Encontrar pessoas com alto nível acadêmico mais sem experiências alguma em atuar sobre pressão de prazos e metas pode atrapalhar o andamento de uma equipe de alto desempenho como falei a experiência conta muito, assim como a inteligência emocional.

  • (A Inteligência Emocional está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações; controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas; praticar gratificação prorrogada; motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, e conseguir seu engajamento os objetivos de interesses comuns. (Gilberto Vitor) )


Também temos que entender que existe uma influencia de modo de pensar de gerações diferentes tais como geração Y e geração Z, entender estes choques culturais e como administrá-los podem facilitar o tratamento de conflitos internos.
 Pois bem, entendido esta parte podemos voltar à pergunta: 
  • O que é trabalho?

Vamos ver uma definição:
Também pode ser :

Enfim, podemos ter varias definições, mais o que observo é que trabalho também pode mudar  de definição de acordo com cada pessoa e suas experiências.  

Por exemplo:

Certa vez em uma conversa com minha mãe uma senhora de 73 anos hoje, ela me perguntou como seria meu trabalho naquele dia, relatei que teria reuniões com empresários na parte da manha e duas reuniões a tarde com alguns departamentos, a pergunta veio como uma flecha.

-Meu filho você só tem reunião hoje e nada de trabalho?
  • Vejam que a relação de trabalho para minha mãe corresponde a físico e não mental, pois este processo de cognição só se deu pelo ambiente interiorano de muitos anos atrás onde não tínhamos as facilidades tecnológicas de hoje lembrando que minha mãe é de uma geração anterior a Baby boom. 

Esta concepção e totalmente diferente a da geração Z onde o trabalho intelectual é muito mais percebido que o trabalho braçal.

Então o que é trabalho afinal? 

Dependendo da geração que responder pode ser diferente, pois as percepções e valores não são iguais. 
  • Pedir uma ação para colaborador X, Y ou Z pode ter tempo de realização diferente, processos para chegar à resposta diferente, e complexidade de resposta diferente. 
Hoje sei que trabalho pode ser tudo menos a definição que encontraríamos nos livros de historias anteriores a revolução industrial.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário