terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Estou Velho para Entrevistas.

Caros, cada dia me surpreendo mais com as entrevistas de empregos que faço para minha empresa, uma destas surpresas que a cada dia mais vejo pessoas acanhadas em dizer a sua idade em um momento de pleitear uma vaga de emprego.

Alguns dos meus entrevistados acima de 45 anos falam que o mercado fechou as portas em função de sua experiência que seus seu ultimo salário é muito alto e por este motivo não consegue se recolocar.

Pois bem, ai vai a minha dica para os quarentões que estão de volta ao mercado de trabalho.

Tenha uma postura de alguém que tenha acima de quarenta anos, e sabedor que sua experiência profissional é seu grande trunfo para conquistar a vaga, não tente usar gíria ou roupas de adolescentes, isto não soma em nada ao contrario, todavia não vá com uma roupa do século passado, o melhor conselho seja você mesmo.

2º Não tenha medo de falar sua idade e sim orgulho, ela carrega toda a sua experiência de vida e profissional, lembre-se quando uma empresa decide contratar um profissional ela quer pagar pelo serviço e este é um pacote de conceitos e de liderança que você pode exercer sobre os outros.

3º O que você tem que temer mais é:
  • Não estar preparado para a vaga, não tem curso algum nos últimos anos de atualização ou de novos recursos, não domina recursos e sistemas novos e modernos em sua área, não permitir com que a empresas lhe pesquise nas redes sociais, isto pode demostrar que você não se atualizou,(linkding,facebook,twitter, etc.), este ultimo aspecto pode ser importante para a conquista da vaga, uma vez que possibilita o entrevistar conhecer melhor o seu dia a dia e sua postura assim como os seus valores. 
Aqui uma observação importante, certo dia destes uma empresa pediu meu endereço do meu perfil no Facebook, e se você é um profissional de marketing ou área a fim diria que isto é imprescindível.
  •  Postura é fundamental neste momento, querer aprender, estar disposto a conhecer o novo, não levar para a entrevista vícios de gestões passadas, pois se lembre, o mercado em um todo assim como a economia mudou muito nos últimos anos e você não pode de forma alguma passar a imagem de um dinossauro corporativo.

4º Cuidar da aparênciamantenha-se saudável, pratique esporte.

 5º E não tenha medo de se atualizar, pois o aprendizado deve ser uma meta constante em sua vida.
Bem, outra coisa, muito cuidado no momento de negociar o salário, se você chegou neste momento significa que o entrevistador esta gostando de sua entrevista, e em um mundo capitalista a contratação por alguém menos experiente e com um salário mais baixo e uma possibilidade real. 

Mais uma vez, lembre-se que o seu ultimo salário pode se um ponto que tenha que ser revisto, pois no seu antigo emprego você deve ter acumulado aumentos, premiações e reconhecimentos, coisas que em uma nova empresa deverá ser provado novamente e demonstrado sua competência, pelo menos na maioria das vezes, então uma reeducação orçamentária é um exercício que deverá ser levado em conta.

Tenha orgulho das cicatrizes de guerra, e boa entrevista.



Um comentário:

  1. Muito pertinente o tema. Com o tempo parece que vamos desaprendendo a nos portar nessas situações.Parabéns pelo texto e pelo blog. Gostaríamos de lhe convidar a conhecer o nosso blog http://www.paraoriovirarmar.com.br/2015/01/trabalho-em-equipe-ouse-discordar.html. Fraternal Abraço!

    ResponderExcluir