QUEM SOU EU

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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

COMO ANDA O CLIMA DA SUA ORGANIZAÇÃO?

Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. (Salmo 1.3)

Todos nós podemos ser pessoas frutíferas onde estamos: na igreja, na família, nas amizades, no local de trabalho e em tantos outros lugares. Quem não quer ter em sua equipe pessoas produtivas, cheias de vigor, capazes de enfrentar as dificuldades do dia-a-dia sem desanimar, e que sejam bem-sucedidas nas tarefas que executam?

Hoje, as organizações que investem no ambiente de trabalho a fim de torná-lo mais agradável, saudável e confiável oferecem um diferencial aos colaboradores e proporcionam oportunidade para que eles dêem mais de si, exercendo seus talentos, alcançando bons resultados, sendo mais frutíferos em sua área de atuação e consequentemente mais comprometidos com a organização. 

Diante disto, tornou-se relevante preocupar-se com as necessidades dos colaboradores, como anda seu ambiente de trabalho, bem como ter conhecimento do clima organizacional, se está bom ou ruim, ou seja, tudo o que está mexendo com seus sentimentos em relação à organização, como por exemplo: condições de trabalho, layout, limpeza, salários, refeitório, programas de incentivo, benefícios, integração com colegas e liderança, dentre outros.

Utilizamos o clima na meteorologia para entendermos o comportamento da atmosfera em diferentes intervalos de tempo. Na organização, o clima é utilizado para entendermos a atmosfera do ambiente de trabalho em dado momento. Podemos dizer que temos um clima estável quando por alguns dias o tempo fica bom, com predomínio do sol, céu claro. Representaria na organização um clima bom, positivo, na qual os colaboradores estariam satisfeitos, comprometidos, motivados; e um clima instável quando o tempo está fechado, chuvoso, e com trovoadas. 

Na organização seria um clima ruim, negativo, com colaboradores insatisfeitos, improdutivos, desanimados, desmotivados.  Assim como o tempo muda, o clima na organização também. Podem ocorrer alterações repentinas e as pessoas que estavam alegres ficarem tensas, desanimadas, insatisfeitas por algum fato ocorrido.

De acordo com Bergamini e Coda (1997, p. 98), "clima organizacional nada mais é do que o indicador do nível de satisfação (ou de insatisfação) experimentado pelos empregados no trabalho". O clima organizacional influencia e é influenciado pelo estado motivacional das pessoas, pois é a leitura que o colaborador faz, como vê e reage, de forma positiva ou negativa ao que acontece em relação à cultura, valores, normas e costumes da organização. 

Um mesmo acontecimento pode gerar conforto e segurança para uns e decepção para outros. Assim, o clima pode variar com certa facilidade, cada um irá avaliar de acordo com seus sentimentos, com o que estão vivenciando em determinado momento.
Conhecendo o clima da organização, como estão suas tendências e inclinações, é possível investir em melhorias para a solução dos problemas e fazer com que todos da equipe trabalhem motivados e tornem-se parceiros da instituição na conquista dos objetivos, no cumprimento da missão.

Uma importante ferramenta utilizada para alcançar este propósito é a pesquisa de clima organizacional. Através da sua aplicação, é possível obter um diagnóstico geral da organização quanto às dificuldades e/ou facilidades existentes entre os líderes, subordinados e departamentos. Enfim, um levantamento dos principais pontos que necessitam melhorias para fazer da organização um lugar melhor para se trabalhar, mais frutífero e produtivo. Esta ferramenta será abordada mais detalhadamente no próximo artigo sobre este assunto.

O objetivo final de um projeto de clima organizacional é tornar o ambiente de trabalho um lugar acolhedor e produtivo, "junto a corrente de águas", não necessariamente encontrando problemas, mas evitando-os, porque mesmo que o ambiente esteja bom, pode se tornar melhor.
Autor: Lêda Maria Flório Silva - Site: www.institutojetro.com

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