sexta-feira, 14 de novembro de 2014

SAIBA USAR SUA INTELIGÊNCIA SOCIAL PARA TER SUCESSO

Há um poeta chamado John Donne e em seu poema “Porque os sinos dobram?” usa a seguinte frase: Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme”. 

Estudos recentes da Neurociência descobriram que esta afirmação tem muito sentido e saber um pouco sobre isso pode lhe ajudar a ter mais sucesso em seus relacionamentos.

Os cientistas identificaram uma área em nosso cérebro responsável pelo que eles chamaram de Cérebro Social. 

Trata-se de uma área repleta de neurônios-espelho, uma região com um grande número de circuitos projetados para nos harmonizarmos e interagirmos com o cérebro da outra pessoa. 

São neurônios que, em um momento de interação, copiam em nossos cérebros exatamente as mesmas impressões que ocorrem no cérebro da outra pessoa.  Isso mesmo, eles conseguiram isolar esta área no cérebro e monitorá-la enquanto as pessoas interagem e o que ocorre lá é exatamente igual na cabeça de duas pessoas em interação. Isso vale também para grupos.

Você já percebeu como as emoções são as vezes contagiosas? 

Quando encontra uma pessoa negativa acaba sentindo aquela negatividade e quando encontra alguém de bem com a vida, sente-se bem também. Isso tem relação com o funcionamento do Cérebro Social. 

Trata-se da mesma área usada para a prática da empatia e também por criar conexões fortes entre as pessoas. É uma área que literalmente foi feita para criar conexão cérebro a cérebro. No Coach chamamos esta conexão de Rapport.

Se pensar sobre isso tudo, pode perceber o quanto é importante manter-se em estados emocionais positivos, para assim, contribuir com o meio em que está. 

Outro ponto positivo de saber sobre isso, é compreender como pode maximizar o potencial de seu Cérebro Social, de modo que possa conectar-se profundamente com as pessoas para construir interações de qualidade, o que certamente lhe ajudará a ter sucesso em seus relacionamentos, compreendendo melhor o outro e o ajudando a compreender melhor você. Para potencializar esta conexão, há basicamente 3 ingredientes:

Primeiro, prestar atenção. Isso não é banal, normalmente quando as pessoas conversam, ficam pensando na resposta que irá dar antes da outra pessoa concluir o que está falando. Abandonar este hábito e prestar atenção sincera amplia a conexão cérebro a cérebro.

Segundo, estar não verbalmente em sincronia. É olhar nos olhos, ficar de frente, colocar o seu corpo em atenção ao corpo do outro. Duas pessoas quando estão conectadas acabam criando um sincronismo entre os corpos, que flui naturalmente. Não force nada, apenas coloque-se de frente a outra pessoa e lhe dê atenção.

Terceiro, fortaleça a empatia, enxergue no outro a intenção positiva por trás daquilo que ela diz. Veja o outro como alguém digno de seu respeito e carinho. Ainda que discorde das ideias, busque a intenção positiva por traz das palavras, aprenda a discordar da ideia e do ponto de vista do outro, sem ofender-se com o outro.

Colocar-se em Rapport com o outro, em uma conexão sincera e produtiva é uma habilidade natural do ser humano. Você veio com este dispositivo, ele está no seu cérebro e se chama Cérebro Social, então use-o com sabedoria.

POR CÉSAR AUGUSTO SANTIAGO - www.portaleducacao.com.br

Um comentário:

  1. Boa tarde, faço parte da equipe do site www.celularcorporativo.org e gostaria de saber se o blog trabalha com guest posts ou outras formas de parceria. Peço que me mande maiores informações, desde já agradeço. vanessa.tylerlover@gmail.com

    ResponderExcluir