QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

10 Maneiras de Lidar com um Chefe Difícil


Estabelecer uma boa relação com o chefe é o desafio de muitos profissionais. Se mesmo depois de muitas tentativas você ainda não obteve sucesso, pode ser que o seu chefe seja considerado uma pessoa difícil. 

Lidar com esse tipo de personalidade exige muita calma e estratégia. Se você não sabe como acalmar os ânimos, confira 10 dicas simples que podem ajudá-lo no processo:

 1. Não leve para o lado pessoal


Resista à tentação de acreditar que o seu chefe está perseguindo você. Isso faz com que você se sinta pessoalmente prejudicado e atrapalha não só a sua produtividade como também a convivência no ambiente de trabalho. Ao invés disso, encare o comportamento dele como consequência do estresse das altas demandas de trabalho.

2. Comunique-se da maneira correta


Para evitar dramas futuros, descubra o método de comunicação preferido do seu chefe. Ele é do tipo que gosta de saber de todos os detalhes ou prefere um panorama geral ao fim de cada projeto? Ele prefere ser informado em reuniões semanais ou via e-mail durante todo o dia? Esse tipo de esforço faz com que ele esteja mais aberto para se comunicar com você e entenda o que você precisa mais rapidamente.

 3. Documente tudo


Quando seu chefe pede alguma coisa, dê um jeito de conseguir a recomendação por escrito. Você precisa criar um arquivo com todos os pedidos feitos por ele. Se as instruções forem dadas verbalmente, peça confirmação via e-mail, só para garantir que você entendeu tudo. Isso resguarda você em caso de um problema com os superiores.

 4. Entenda os problemas dele


Embora pareça muito complicado, tente entender que seu chefe também tem problemas e que isso pode estar causando esse tipo de comportamento exagerado. Procure alguma maneira de ajudar, talvez se ele se sentir menos pressionado o relacionamento se torne mais simples.

5. Finja que ele é um cliente

Pare de pensar no seu chefe como uma simples irritação. Em vez disso, pense nele como um cliente do qual você precisa para ser pago. Tente satisfazer suas necessidades da melhor maneira que puder, estabelecendo uma relação conciliatória. Não é necessário seguir a máxima de que “o cliente sempre tem razão”. Mas procure concluir as demandas do seu chefe de maneira eficiente.

6. Não queime oportunidades

Resista à tentação de mandar seu chefe para lugares pouco ortodoxos. Embora isso pareça libertador no início, em longo prazo você pode ser prejudicado por esse tipo de atitude. Por mais estressante que seja conviver com o seu chefe, lembre-se de que ele é quem pode reconhecer o seu trabalho e fazer algo por você dentro da empresa. Portanto, evite queimar oportunidades em momentos de raiva.

7. Entregue o máximo que puder
Habitue-se a entregar ao seu chefe mais do que ele pede. Se você providencia todo o necessário e ainda consegue adiantar seu trabalho o seu chefe terá poucas considerações negativas a fazer sobre o seu trabalho. Seja uma pessoa mais eficiente do que ele espera.

8. Estabeleça limites
Não é porque ele é seu superior que você pode aceitar todo tipo de comportamento negativo. Por mais que você precise do emprego, é fundamental que você imponha os seus limites. Entenda que você é o principal responsável pelos maus hábitos do seu chefe. Não deixe que ele se acostume com aquilo que incomoda você. Estabeleça os seus limites e deixe claro que você não vai desrespeitá-los.

 9. Seja flexível
Bater de frente com o seu chefe não vai trazer benefício nenhum, portanto, elimine essa opção da sua lista. Ao invés disso, tente ser uma pessoa mais flexível, aberta a mudanças. Se você está preparado para lidar com um comportamento volátil, dificilmente se sentirá abalado pelas surpresas que seu chefe prepara para você.

 10. Encontre uma inspiração
Diversas pessoas já passaram por situações parecidas. Encontre alguma que inspire você e passe a agir como essa pessoa. Pode ser complicado sair de uma situação assim sozinho, portanto, toda ajuda deve ser bem-vinda.
 Autor: http://noticias.universia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário