domingo, 23 de março de 2014

Sucesso e Fracasso: Extremos que se Complementam

Não deixe que o sucesso suba à sua cabeça e nem que o fracasso desça ao seu coração. 

São extremos que se complementam, para existir um tem que existir o outro. 

Tão importante quanto vencer é saber perder.


É muito comum ouvir e ler inúmeras definições de sucesso e fracasso nesse vasto mundo da informação. Todas elas, por incrível que pareça, estão mais atreladas ao dinheiro do que à nossa própria satisfação pessoal. 
Ambos podem estar mais atrelados, tanto por aquilo que temos ou quem temos na vida quanto - e primordialmente - por quem realmente somos.
Nessa longa estrada da vida, já desfrutei algumas vezes o sucesso e já chorei muito aos pés do fracasso. Para existir um, tem que existir o outro. 
Em uma analogia simples, tenho dificuldades para acreditar que sucesso é ter amigos, enquanto fracasso é viver preso dentro de si mesmo, por medo de viver intensamente a vida, medo de magoar e ser magoado.
  • Sucesso é poder trabalhar à beira da praia ouvindo o quebrar das ondas. Fracasso é viver preso à velha rotina de sempre. 
  • Sucesso é sair da plateia e não deixar que sua história passe diante de seus olhos, sendo apenas mero espectador. É escrever quantas vezes for preciso um novo capítulo. Fracasso é tentar fugir dos problemas e viver uma vida que não é sua. 
  • Sucesso é sonhar de olhos bem abertos, com pés nos chão e a cabeça nas nuvens. Fracasso é desistir de seus sonhos antes mesmo de tentar.

Com o passar do tempo, essas definições e distinções entre um e outro foram ganhando forma e ficando ainda mais claras em minha mente. Confesso que o tempo foi meu melhor mentor. 
A vida é uma verdadeira sucessão de altos e baixos. Em dado momento o fracasso será iminente, porém o triunfo sobre ele se dá através da perseverança, o verdadeiro suor daqueles que não desistem da luta.
Para muitos homens, sucesso é sair com inúmeras mulheres, ser de todas e ao mesmo tempo de ninguém, enquanto para outra boa parte deles o maior fracasso é frustrar-se por não conseguir manter um relacionamento. São de todas e ao mesmo tempo de ninguém. 
Para algumas grandes corporações, sucesso é ter inúmeros clientes e o maior fracasso e não retê-los. Assim na vida como nos negócios, sucesso e fracasso são extremos que se complementam, e dinstiguir um do outro será primordial para sua prosperidade.
Damos muita ênfase ao sucesso e esquecemos que é nas derrotas que extraimos nosso verdadeiro aprendizado. Tão importante quanto o sucesso é o próprio fracasso. Lincoln só foi quem foi porque soube extrair da dor motivos suficientes para não sucumbir de vez à derrota. Esse grande líder e exemplo de superação foi em toda a história da humanidade um dos maiores acumuladores de fracassos. 
O mesmo soube com maestria contornar os problemas, tinha cada vez mais claras em sua mente as definição de fracasso e graças a isso pode extrair de suas dores motivos suficientes para não desistir da luta. A vida é uma batalha diária, onde quem ganha não é aquele que sabe bater, mas aquele que mais aguenta apanhar.
É fracassando que se aprende. É caindo, que se aprende a levantar. E, a cada novo tombo, mais forte se torna. Hoje posso afirmar que meu maior sucesso é saber "quem" eu tenho na vida e não as riquezas materiais que acumulei ao longo dela.
Tenha claro em sua mente o que cada um significa para você, com base em suas crenças e valores. Tenho certeza de que essas técnicas de dinstinção servirão como bússola em sua vida pessoal e profissional. Os desafios te levarão aos melhores destinos, por isso não desista da luta. Sucesso e fracasso são os dois lados da moeda e ambos são imprescindíveis para seu progresso.
Acima de tudo, lembre-se da seguinte frase: "Não deixe em hipótese alguma o sucesso subir à sua cabeça e nem o fracasso descer ao seu coração".
Por: Leonardo Posich - http://www.administradores.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário