quinta-feira, 13 de março de 2014

Mantendo a Etiqueta na Internet

A característica da sociedade atual é a vida online. As pessoas estão cada vez mais conectadas, pelo menos no que diz respeito ao mundo virtual. 

São milhares e milhares de redes sociais que parecem surgir a cada novo suspiro, contas de e-mail, contas de mensagens instantâneas e sites de relacionamento. 

Parece até que as relações sociais e afetivas começam na realidade do ciberespaço.


Se as relações face a face são regidas por condutas de comportamento, éticas e socialmente aceitáveis, o mundo virtual não poderia ficar para trás. Nele, também se faz necessário ter ações que valorizem o bom relacionamento com o outro.

Abaixo uma série de dicas de como se comportar na internet, de não ter a sua imagem abalada em função de um comentário postado na rede social ou de um e-mail não tão bem estruturado. Preparado?
  • Ao escrever alguma mensagem na internet, EVITE ESCREVER APENAS COM LETRAS MAIÚSCULAS, ELAS INDICAM QUE VOCÊ ESTÁ FALANDO ALTO OU ATÉ GRITANDO.
  • Para ressaltar alguma palavra ou trecho, use a opção negrito, por exemplo.
  • Evite escrever com cores coloridas. Algumas delas dificultam a leitura ou deixam o seu texto muito pesado. Evite-as, principalmente, quando suas mensagens tiverem caráter profissional.
  • Não use negrito, sublinhado, itálico e cor tudo junto. Escolha apenas uma opção.
  • Não use a internet para prejudicar outras pessoas. Se você está chateado ou com raiva de alguém, procure refletir. Não diga coisas das quais não teria coragem se vocês estivessem frente a frente, rodeados de outras pessoas.
  • Respeite os direitos autorais. Nem tudo o que está na internet é de domínio público. Ao usar um texto em uma pesquisa, por exemplo, não se esqueça de citar autoria e fonte.
  • Não use os recursos de computador de outra pessoa sem pedir permissão.
  • Ao escrever um e-mail, seja educado, diga um “Oi”, “Bom dia”, “Tudo bem?”, antes de entrar realmente no assunto da sua mensagem. E ao final, assine a sua mensagem, se for o caso, use um “Obrigada” ou “Atenciosamente”.
  • Evite encaminhar correntes. Propostas milagrosas não existem. Uma corrente pode estar infectada com vírus e contaminar o seu computador. Sem falar no quando é chato ter a sua caixa de mensagens repletas dessas mensagens que não ajudam ninguém. Agora, se você foi a pessoa que recebeu a corrente, tenha cuidado ao responder o remetente. Não seja rude, mantenha a educação e informe a pessoa de que você não tem interesse e nem gosta desse tipo de mensagem.
  • Se você é daquelas pessoas que adora os programas de mensagens instantâneas, aquelas em que você pode conversar em tempo real com outra pessoa (seja via mensagem de texto, voz ou vídeo), cuidado para não se transformar no “inconveniente instantâneo”. Aquela pessoa que envia a todo o momento mensagens para outra, mesmo que esta esteja com o seu status de ocupado ou ausente, e quando não é respondido ainda tecla “Qual é o problema, porque você não quer falar comigo?”. Ora, se o status já indica que o outro está ausente ou ocupado, não faz sentido você enviar mensagens a cada 5 segundos. Aguarde até que a pessoa esteja disponível. Agora, se o que você precisa falar for urgente escreva algo como “Preciso falar urgente com você. Assim que puder conversar me avise. Obrigada.”. Assim, além de mostrar educação, demonstra que você respeita o outro.
  • Procure responder a todas as mensagens que recebe, exceto no caso de propagandas.
  • Se você usa com freqüência as redes sociais, adicione os seus contatos na rede adequada, conforme a relação existente entre você. Há redes que são mais para uso pessoal e outras para uso profissional.
  • Em fóruns de discussão, não crie tópicos inúteis se o espaço é reservado para debates sérios.
  • Evite enviar mensagens com bonecos gigantes ou letras luminosas, isso pode cansar a pessoa que a recebe, fazendo com que desista de ler a sua mensagem.
Essas foram apenas algumas dicas de como se comportar no meio digital. A cada dia, conforme as novidades nessa área, novas dicas e “regras” de conduta podem surgir, por isso fique atento a elas da mesma forma como você se familiariza com cada nova tecnologia.

Por: Sonia Jordão - http://www.qualidadebrasil.com.br/

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