segunda-feira, 10 de março de 2014

Como responder as 31 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego


Não seria ótimo se você soubesse exatamente o que um gerente de recrutamento lhe perguntaria em sua próxima entrevista?

Enquanto nós, infelizmente, não podemos ler mente, daremos a melhor coisa: A lista das 31 perguntas da entrevista mais frequentes (e, é claro, alguns conselhos de especialistas sobre como respondê-las).

Porém, não recomendamos ter uma resposta enlatada para cada pergunta (na verdade, por favor, não), nós recomendamos aguardar um pouco até ficar confortável para responder o que você foi questionado. Os gerentes decidirão em função de suas respostas, e simplesmente, o que você precisa é mostrar que é a pessoa certa para s função.

Considere então, este o seu guia de estudo para entrevista de emprego:

1. Você pode me falar um pouco sobre você?

Esta questão a princípio, parece simples, por isso muitas pessoas não conseguem se preparar para isso, mas é crucial. Aqui está o segredo: Não fale da sua história pessoal ou profissional completa. Em vez disso, dê um passo, um que seja conciso, atraente e que mostra exatamente por que você é a pessoa certa para o trabalho. Comece com duas ou três realizações ou experiências específicas que você mais deseja que o entrevistador saiba, em seguida, foque e fale sobre como essa experiência anterior o posicionou para a função específica.

2. Como você ficou sabendo sobre esta vaga?

Outra pergunta aparentemente inócua, esta é realmente uma oportunidade perfeita para se destacar e mostrar sua paixão e ligação com a empresa. Por exemplo, se você descobriu por meio de um amigo ou contato profissional, mencione o nome da pessoa, em seguida, compartilhe por que ficou tão interessado sobre a vaga. Se descobriu a empresa por meio de um evento ou artigo, compartilhe isso. Mesmo se você encontrou a chamada de emprego por meio de uma pesquisa de trabalho aleatória, compartilhe o que, especificamente, chamou sua atenção sobre o cargo.

3. O que você sabe sobre a empresa?

Qualquer candidato pode ler na página oficial da empresa e extravasar sobre a mesma. Assim, quando os entrevistadores perguntam isso, eles não estão necessariamente tentando avaliar se você entende a missão, o que eles querem saber sé se você se preocupa com ela. Comece com uma linha que mostra que você entende os objetivos da empresa, usando um par de palavras-chave e frases a partir do site, mas, em seguida, passe a fazê-lo de forma pessoal. Diga: "Eu pessoalmente estou atraído por esta missão porque ..." ou "Eu realmente acredito nessa abordagem porque ... " e compartilhar um ou dois exemplos pessoais.

4. Por que você quer este trabalho?

Mais uma vez, as empresas querem contratar pessoas que são apaixonadas pelo trabalho, então você deve ter uma grande resposta sobre porque você quer a vaga. (E se não tiver? Você provavelmente deve procurar em outro lugar). Em primeiro lugar, identifique alguns fatores fundamentais para a função em questão e faça um grande ajuste para você (por exemplo, "Eu amo o suporte ao cliente, porque eu amo a constante interação humana constante e a satisfação que vem de ajudar alguém a resolver um problema "), então compartilhe porque você ama a empresa (por exemplo, " Eu sempre fui apaixonado por educação, e eu acho que vocês estão fazendo grandes coisas aqui, então eu quero fazer parte dela").

5 . Por que devemos contratá-lo?

Esta questão parece avançada (para não falar temível). Mas, se for questionado, você está com sorte: Não há melhor configuração para você vender a si mesmo e suas habilidades para o gerente de recrutamento. Seu trabalho aqui é criar uma resposta que abrange três coisas: Que você não só pode fazer o trabalho, como pode entregar grandes resultados, que realmente se encaixa com a equipe e a cultura da empresa e que seria a melhor opção do que qualquer dos outros candidatos.

6 . Quais são as suas maiores forças profissionais (pontos fortes)?

Ao responder a esta pergunta, seja preciso (compartilhe suas verdadeiras forças, e não aqueles que você acha que o entrevistador quer ouvir); relevante (escolha seus pontos fortes que são mais direcionados para essa vaga) e específico (por exemplo, em vez de "habilidades pessoais", escolha "comunicação persuasiva" ou "construção de relacionamentos"). Em seguida, fale de um exemplo de como você demonstrou essas características em um ambiente profissional.

7 . O que você considera ser seus pontos fracos?

O que o entrevistador está realmente tentando fazer com esta questão, além de identificar qualquer grande fraqueza, se para avaliar a sua autoconsciência e honestidade. Então, "eu não posso cumprir um prazo para salvar minha vida" não é uma opção, mas também não é "nada! Eu sou perfeito!". Um equilíbrio por pensar em algo que você luta contra, mas que você está trabalhando para melhorar. Por exemplo, talvez você nunca foi forte em falar em público, mas você já se ofereceu recentemente para coordenar reuniões para ajudá-lo a ficar mais confortável ao abordar uma multidão.

8 . Qual é a sua maior realização profissional?

Nada diz melhor do "me contratar" um histórico de alcance de resultados surpreendentes em empregos anteriores, por isso não se acanhe para responder a esta pergunta! Uma ótima maneira de fazer isso é usando o método STAR: Defina a situação e a tarefa que você necessitava concluir e fornecer ao entrevistador como um pano de fundo (por exemplo, "no meu último emprego como analista júnior, tinha a responsabilidade de gerir o processo de fatura”), mas passe a maior parte do seu tempo descrevendo o que você realmente fez (a ação) e o que você conseguiu (oresultado). Por exemplo, "Em um mês, eu simplifiquei o processo, o que livrou a minha equipe de trabalhar 10 homens-hora por mês e reduziu erros nas faturas em 25%".

9. Conte-me sobre um desafio ou conflito que você enfrentou no trabalho, e como você lidou com isso

Ao fazer esta pergunta, o seu entrevistador quer ter uma noção de como você vai lidar com conflitos. Qualquer um pode parecer bonito e agradável em uma entrevista de emprego, mas o que vai acontecer se você foi contratado e encara um cliente zangado que reclama de um serviço mal prestado e com um olhar fixo para seu rosto?". Mais uma vez, use o método STAR, tendo a certeza de se concentrar em como você lidou com a situação profissional e produtiva, e, idealmente, fechando com um final feliz, a forma como você chegou a uma resolução ou compromisso.

10 . Onde você se vê em cinco anos?

Se esta pergunta for feita, seja honesto e específico sobre seus objetivos futuros, mas considere o seguinte: Um gerente de recrutamento quer saber se você definiu expectativas realistas para a sua carreira; se você tem ambição e se a vaga está alinhada com seus objetivos e crescimento. Sua melhor aposta é a de pensar de forma realista sobre onde a vaga poderia levá-lo e responder seguindo esta lógica. E se a vaga não é necessariamente um bilhete só de ida para as suas aspirações? Não há problema em dizer que você não tem certeza que o futuro reserva, mas que você vê esta experiência desempenhando um papel importante ajudará a tomar essa decisão.

11 . Qual é o seu emprego dos sonhos?

Na mesma linha, o entrevistador quer descobrir se esta posição está realmente de acordo com seus objetivos de carreira. Enquanto "ser uma estrela da NBA" pode levá-lo algumas risadas, a melhor aposta é falar sobre seus objetivos e ambições, e por que este trabalho vai conduzi-lo para mais perto deles.

12 . Em quais outras empresas que você foi entrevistado?

As empresas perguntam isso por uma série de razões, de querer ver quem é a concorrência para você e farejar se você é criterioso na indústria. "Muitas vezes, a melhor abordagem é de mencionar que você está explorando uma série de outras opções semelhantes na indústria da empresa". “Pode ser útil mencionar que uma característica comum de todos os trabalhos que você está se candidatando para a oportunidade de aplicar algumas habilidades críticas e habilidades que você possui”. Por exemplo, você pode dizer: "Eu estou me candidatando para várias posições com consultoria de TI das empresas onde eu possa analisar as necessidades do cliente e traduzi-las para as equipes de desenvolvimento, a fim de encontrar soluções para problemas de tecnologia”.

13 . Por que você está deixando o seu atual trabalho?

Esta é uma difícil de se responder, mas você pode ter certeza que você vai ser questionado. Definitivamente mantenha as coisas positivas, você não tem nada a ganhar por ser negativo sobre os seus antigos empregos. Em vez disso, estruture as coisas de uma forma que mostre que você está ansioso para assumir novas oportunidades e que o a função que está sendo entrevistado ajusta melhor a você do que a sua posição atual ou passada. Por exemplo, "eu realmente adoraria fazer parte do desenvolvimento do produto do começo ao fim, e eu sei que eu terei essa oportunidade aqui. "E se você foi demitido? Responda de forma simples: "Infelizmente, eu fui demitido", é a uma resposta totalmente certa.

14. Por que você foi demitido?

OK, se você responder diretamente a questão porque foi demito, será muito mais difícil ​(a verdade não é exatamente bonita), a sua melhor aposta é a de ser honesto (o mundo dos que procuram trabalho é pequeno, afinal de contas). Mas, isso não tem que ser uma quebra de contrato. Compartilhe como você cresceu e como o resultado foi importante para seu trabalho e vida agora. Se você pode associar a experiência de aprendizagem como uma vantagem para este próximo trabalho, será ainda melhor.
  
15. O que você está buscando em um novo cargo?

Dica: O ideal seria a mesma coisa que esta posição tem para oferecer. Seja específico.

16. Que tipo de ambiente de trabalho você prefere?

Dica: O ideal é um que é semelhante ao ambiente da empresa que você está se candidatando. Seja específico.
  
17. Qual é o seu estilo de gestão?

Os melhores gerentes são fortes, mas flexíveis, e isso é exatamente o que você deve mostrar na sua resposta. (Pense algo como: "Embora cada situação e cada membro da equipe requer um pouco de uma diferente estratégia, que tende a usar uma abordagem de relacionamento com os meus empregados do tipo coaching ..."). Em seguida, compartilhe um dois de seus melhores momentos gerenciais, como quando você cresceu sua equipe de cinco para 15 ou treinou um empregado de baixo desempenho para se tornar vendedor de referência da empresa.

18. Quando que você exerceu liderança?

Dependendo do que seja mais importante para a função escolha um exemplo que mostre suas habilidades de gerenciamento de projetos (liderando um projeto de ponta a ponta, fazendo malabarismos com várias partes móveis) ou um que mostra a sua capacidade de confiança e eficácia montar uma equipe. E lembre-se: "As melhores histórias incluem detalhes suficientes para ser crível e memorável". "Mostre como você fosse um líder nesta situação e como ela representa a sua experiência ou potencial de liderança global"

19. Quando que você não concordou com uma decisão que foi tomada no trabalho?

Todo mundo concorda com o chefe de vez em quando, mas ao fazer esta pergunta, os gerentes de recrutamento querem saber se você pode fazê-lo de forma produtiva e profissional. "Você não quer contar a história sobre a época em que você não concordou, mas seu chefe estava sendo um idiota e você só quis manter a paz. E isso não quer dizer que você percebeu que estava errado". " Diga o que suas ações fez uma diferença positiva no resultado da situação, se era um resultado de trabalho ou uma relação de trabalho mais eficaz e produtiva".
  
20. Como é que o seu chefe e colegas de trabalho descrevem você?

Primeiro de tudo, seja honesto (lembre-se, se você conseguir esse emprego, o gerente de recrutamento serão chamados de seus ex-chefes e colegas de trabalho!). Em seguida, tente falar os pontos fortes e traços que não foram discutidas em outros aspectos da entrevistas, como sua forte ética de trabalho ou a sua vontade de participar de outros projetos quando necessário.

21. Por que houve uma lacuna no seu emprego?

Se você estiver desempregado por um período de tempo, seja direto e objetivo sobre o que você andou fazendo (esperamos, que seja uma ladainha de outras atividades enriquecedoras da mente como atividades voluntárias, blogs ou tendo aulas). Em seguida, conduza a conversa para como você fará o trabalho e contribuir para a organização: "Eu decidi fazer uma pausa na época, mas hoje eu estou pronto para contribuir para esta organização das seguintes maneiras".

22. Você pode explicar por que você mudou de carreira?

Não perca a vaga por esta questão, apenas respire fundo e explique para o entrevistador por que você tomou a decisão carreira. Mais importante ainda, dê alguns exemplos de como a sua experiência passada pode ser transposta para a nova função. Isso não tem que ser uma conexão direta, na verdade, muitas vezes é mais impressionante quando um candidato pode fazer com que a experiência aparentemente irrelevante pareça muito relevante para a função.

23. Como você lida com a pressão ou situações estressantes?

Escolha uma resposta que mostra que você pode lidar com uma situação estressante de uma forma produtiva, positiva e não deixa que nada o impeça de realizar seus objetivos. Um grande enfoque é falar por meio de suas táticas de redução de stress (fazendo maior lista possível de coisas a fazer, pare e respire profundamente 10 vezes), e, em seguida, compartilhe um exemplo de uma situação estressante que você enfrentou com facilidade.

24. Como serão seus primeiros 30, 60, ou 90 dias, nessa função?

Comece por explicar o que você precisa fazer para iniciar o processo de desenvolvimento na função. Quais as informações que você precisa? Quais são as partes da empresa que você precisa se familiarizar? Que outros empregados que você quer sentar-se? Em seguida, escolha um par de áreas onde você acha que pode fazer contribuições significativas imediatamente. (Por exemplo, "eu acho que um grande projeto inicial seria uma campanha de marketing e criação de um sistema de rastreamento para elas"). Claro, se for selecionado, você (ou o seu novo empregador) podem decidir que há uma melhor opção, mas ter uma resposta preparada vai mostrar ao entrevistador que você pode adicionar impacto imediato e que está animado para começar na nova função.

25. Quais são as suas exigências salariais?

A regra n º 1 para responder a esta pergunta é fazendo uma pesquisa do que deve ser pago por meio de sites especializados como http://carreiras.empregos.com.brwww.roberthalf.com.br,www.tabelasalarial.comhttp://www3.catho.com.br dentre outros. É provável que você venha com uma faixa, e recomendamos indicando o maior número nesse intervalo que se aplica à função, com base em sua experiência, educação e habilidades. Então, esteja certo que o gerente de recrutamento sabe que você é flexível. Você está comunicando que sabe que suas habilidades são valiosas, mas que quer o trabalho e está disposto a negociar.

26. O que você gosta de fazer fora do trabalho?

Os entrevistadores fazem perguntas pessoais em uma entrevista para ver se os candidatos se encaixam com a cultura e dar-lhes a oportunidade de se abrir e mostrar sua personalidade, também. “Em outras palavras, se alguém perguntar sobre seus hobbies, é totalmente comum para você se abrir e compartilhar o que realmente lhe prende atenção. (Não fique no semiprofissional, no entanto: Diga que você gostaria de tomar algumas cervejas no sábado à noite. É bom dizer-lhe que segunda-feira é geralmente um dia difícil para você, porque na terça-feira é dia de trabalho e você pode estar sempre de ressaca não é)”.

27. Se você fosse um animal, qual deles você gostaria de ser?

Aparentemente questões aleatórias do tipo teste de personalidade como esta surgem em entrevistas geralmente porque o entrevistadores querem ver como você pode pensar e responder rapidamente. Não há resposta errada aqui, mas você vai ganhar pontos de bônus imediatamente se sua resposta ajuda a compartilhar seus pontos fortes ou personalidade ou conectar-se com o o entrevistador.  Dica: Use uma tática de protelação e ganhe algum tempo para pensar, dizendo: "Agora, isso é uma grande questão. Eu acho que eu teria que dizer... "

28. Quantas bolas de tênis que você pode caber em uma limusine?

1000? 10.000? 100.000? Sério?

Bem, é sério, você pode ter perguntas do tipo quebra-cabeças como esta, especialmente em trabalhos quantitativos. Mas lembre-se que o entrevistador não necessariamente quer um número que ele quer ter certeza de que você entende o que está sendo solicitado de você, e que você pode colocar em movimento uma forma sistemática e lógica para a resposta exata. Assim, basta uma respiração profunda, e comece a pensar através da matemática. (Sim, não há problema em pedir uma caneta e papel!).

29. Você está pensando em ter filhos?

Perguntas sobre a sua situação familiar, sexo ("Como você lidaria com gestão de uma equipe só de mulheres?"), nacionalidade ("onde você nasceu?"), religião ou idade, são ilegais, mas eles ainda perguntam (e frequentemente) claro , nem sempre com má intenção, o entrevistador pode apenas estar tentando conversar, mas você definitivamente deve não falar sobre sua vida pessoal (ou qualquer outra coisa que você achar que pode ser impróprio) e voltar para as questões de trabalho. Para esta pergunta, pense: "Você sabe, eu não pensei ainda. Mas, eu estou muito interessado nos planos de carreira em sua empresa. Você pode me dizer mais sobre isso?".
  
30. O que você acha que poderia fazer melhor ou diferente?

Esta é uma pergunta comum em startups. Os gerentes de recrutamento querem saber que você não só tem algumas informações sobre a empresa, mas que é capaz de pensar criticamente sobre o assunto e vir para a mesa com novas ideias. Então, venha com novas ideias! Que novos recursos que você gosta de ver? Como a empresa poderia aumentar as receitas? Como o serviço ao cliente pode ser melhorado? Você não precisa ter descoberto a estratégia de cinco anos da empresa, mas compartilhe seus pensamentos, e mais importante, mostre como seus interesses e conhecimentos que sobre o trabalho.

31. Você tem alguma pergunta a nos fazer?

Você provavelmente já sabe que uma entrevista não é apenas uma oportunidade para o entrevistador atormentar você, é a sua oportunidade para farejar se o trabalho se encaixa a você. O que você quer saber sobre a função? A empresa? O departamento? A equipe?

Estas questões abrangem a maioria das entrevistas na vida real. Estão, use-as como um guia na sua próxima entrevista de emprego.


REFERÊNCIAS: 

DAILY MUSE EDITOR. How to answer the 31 most common Interview questions. The DailyMuse. Disponível em<http://www.themuse.com/advice/how-to-answer-the-31-most-common-interview-questions

Copiado de :http://gerisval.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário