segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ISO 9001 e o Ciclo PDCA

O assunto deste artigo é muito simples, tendo como função criar uma visão mais ampla do que de fato se espera de uma certificação, para tanto relacionei o ciclo PDCA que tem como função criar a sistemática de melhoria contínua com o amadurecimento desta mesma certificação.

Embora uma empresa  certificada seja anualmente analisada pelo órgão certificador de sua escolha, o que de fato se busca neste processo é não somente o SGQ e suas ações diante dos requisitos, mas se a empresa tomou outros caminhos para que seus resultados sejam amplamente inovadores, e saia do que chamamos de feijão com o arroz, isso mesmo, sair do comodismo e inovar com novas ideias e conceitos de metas.

Na Qualidade sempre devemos seguir a ideia da ação preventiva, pois esta ação tem como foco reduzir custos e problemas que geram outros problemas, que por consequência desta perda os resultados negativos tendem a crescer mais e mais.

Neste momento identificamos uma necessidade, de melhor o que já foi feito no passado, ou seja, sair do padrão de um padrão e adequar melhorias no que já é considerado satisfatório, por exemplo.

Se você tem um salário de R$ 2.000 logo pensará que poderia receber mais por sua atividade profissional, mas ao mesmo tempo seu padrão de Qualidade deve ser melhorado nos serviços que presta e nunca continuar no mesmo nível, pois através do mercado competitivo de mão de obra seu currículo será o destaque ou não, pode ser considerado obsoleto.

Pois bem, você já parou para pensar como anda o nível de melhoria do seu SGQ? Ou através do comitê da Qualidade e reuniões com a alta direção tentou realçar esta necessidade de amadurecimento e melhoria?

Então vamos avaliar e agir na melhoria da ISO 9001 conforme o ciclo PDCA.
  • Plan = Planejamento
Apesar da empresa já ser certificada, onde podemos atuar com novas ações de melhoria? 

Qual o processo deve ser considerado como ultrapassado?

Onde podemos gerar melhor resultado? 

Neste momento devemos estabelecer um planejamento a curto prazo destas ações levando sempre em conta o antes e o depois.
  • Do =  Executar
Após as novas ações e metas definidas, devemos partir para ação efetiva, onde neste momento podemos atuar de maneira a entender que o resultado sempre pode ser melhorado.
  • Check = Verificar
Se os procedimentos já foram aprovados em auditorias, onde podem ser melhorados? Neste momento de pós execução, devemos verificar o que foi executado e o que pode ser melhorado a nível de desempenho.
  • Act = Ajustar
Onde podemos novamente melhorar? 

Neste processo de amadurecimento é sempre esta a pergunta, por isso nunca se canse de se perguntar e de esperar mais do seu SGQ, pois um Sistema de Gestão da Qualidade tem como princípio básico ser o nascente de um padrão a ser seguido e não um investigador de não conformidades. 

Diante deste artigo, o principal objetivo é chegar novamente na pergunta repetidas inúmeras vezes, ONDE PODEMOS MELHORAR?

Fonte: Zafenate Desidério - www.qualidadebrasil.com.b

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