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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Os 10 Passos Para Melhoria da Qualidade Segundo Juran

Na década de 40 Juran (Joseph Moses Juran 1904-2008) nascido na cidade de Braila na Romênia, foi um consultor de negócio e famoso pelo seu trabalho na Qualidade e Gestão da Qualidade.

Identificou inúmeros problemas no gerenciamento da Qualidade, tais como organização, coordenação de funções, conforme Juran, um grau maior de compreensão da pessoa associada a seu trabalho terá grande efeito para solução de problemas técnicos.

Os dez passos:

1- Criar a consciência da necessidade e da oportunidade para melhorar
Neste momento devemos ter foco na cultura do ambiente de trabalho, sempre considerando que o fator de transformação está ligado diretamente ao elemento humano, com este valor agregado o processo de melhoria deve ser mais rápido e melhor gerenciado, devido ao envolvimento.

2- Estabelecer metas para Melhoria
Onde está o foco de sua empresa
Quais são os resultados positivos? Compreender esta necessidade de gerenciamento é necessário, muitas vezes o trivial acaba sendo o que consideramos realmente útil para o financeiro, mas nunca o que o faz acontecer, por isso, estabeleça metas que resultem em melhoria e não apenas seja mais um número estabelecido e medido, pois a meta é aquela mensurada e gerenciada.

3- Organizar para estabelecer metas
Quem são os responsáveis pelo processo de melhoria? 
Existe de fato conhecimento de todos sobre a identificação do problema? 
Existe uma equipe responsável? 
Em muitas empresas são definidos profissionais de nível técnico chamados de facilitadores para apoiar o processo de organização e gerenciamento.

4- Treinamento
Não existe melhoria sem a capacidade de realizar algo, portanto o treinamento é algo que deve ser considerado como indispensável e realizado de forma teorica e prática, considerando os resultados obtidos durante o processo de conscientização.

5- Desenvolver projetos para solucionar problemas
Quando falamos de problemas, devemos estar assegurado de que podemos trabalhar efetivamente na solução eficaz do mesmo, eliminando e não apenas escondendo por baixo do tapete, por isso, desenvolver e assegurar ferramentas que possibilitem a realização desta solução deve ser considerado no planejamento e não simplesmente realizado no processo de solução.

6- Relatar o progresso
Acompanhar o progresso de melhoria é poder mensurar resultados e demais valores que sejam utéis para ações positivas, portanto obter a coleta de dados e gerar indicadores, são as ferramentas mais indicadas neste processo, podendo identificar necessidades de ações seja preventiva ou corretiva.

7- Reconhecimento
A equipe envolvida deve ser considerada e não apenas designada, portanto reconhecer os resultados, é primordial para que este projeto continue sempre no nível inicial, e como estamos falando de valor humano, o reconhecimento age como incentivo.

8- Divulgar os resultados
Promover os resultados para os demais colaboradores é necessário, para que todos participem deste processo de melhoria e conscientização, utilize murais de comunicação para divulgar indicadores e ou demais materiais que evidenciam os resultados.

9- Manter os resultados
Como já citado anteriormente o resultado obtido de melhoria deve ser gerenciado e não apenas identificado, portanto manter o mesmo considerado por indicadores e outros materiais de controle é necessário para que manter-se os resultados obtidos durante o projeto, por isso melhoria continua.

10- Manter o momentum
O processo de melhoria não deve ser considerada uma ação especial e sim deve estar enraizada na cultura da empresa, e parte dos processos da empresa, por isso Juran mencionou que o trabalho terá efeito para solução.

Neste artigo o que mais importante é considerar a visão de Juran naquela época, considerado um dos gurus da qualidade, ele transformou de fato resultados e deixou claro a necessidade de garantir que o processo seja capaz de produzir o produto corretamente através da otimização de processos.

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