QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ADMINISTRAÇÃO SINÉRGICA – Parte 2

O que caracteriza a administração sinérgica?

A administração sinérgica no meu ponto de vista baseia-se na educação continua das pessoas que fazem parte da empresa/sociedade, e também das que fornecem para ela qualquer forma de insumo ou trabalho para que ela seja eficaz, gere progresso e lucratividade. Neste processo é essencial que seja exigido (pois não é negociável) que cada pessoa coopere de acordo com seu próprio ponto de vista, trabalho inteligente e dedicado, além de senso para resolver problemas comuns em benefício do todo. 

O dicionário Aurélio define sinergia como: “ato ou esforço coordenado de vários órgãos na realização de uma função. A associação simultânea de vários fatores que contribuem para uma ação coordenada e focada a resultados que constroem para o bem estar comum e de forma positiva. Sendo a ação simultânea, em comum”.    

Por que existe tanta resistência a administração sinérgica?
Existe muita resistência à administração sinérgica porque é essencial que envolvam as pessoas, se compartilhe não só responsabilidade, como também os resultados, sejam eles quais forem. Sendo assim a geração de conflitos será natural. O que todo gerente precisa ter consciência é que o conflito de ideias é natural ao progresso da sociedade! É necessário aprender a conviver com o conflito de ideias para a construção de soluções melhores, sem que isso traga consigo o conflito destrutivo entre as pessoas. Acredito que sinergia seja um tripé focado e formado a partir de respeito, confiança e capacidade para construir algo maior que nossa capacidade e a favor do coletivo.

Como fazer para implantá-la e tornar a sua empresa sinérgica?
Mapeei durante minha carreira mais de 210 boas práticas para fortalecer as pessoas e torna-las mais eficazes e equilibradas. Para o contexto que apresentei neste artigo falarei de 18 boas práticas que tornarão a sua empresa um ótimo lugar para trabalhar e ainda o único “custo” será a sua mudança de atitude, pois tudo que indico abaixo já existe no ambiente onde trabalha. A partir de agora mapeie essas forças e coloque em prática. Cada uma delas poderá ser implantada dentro do seu segmento, de sua capacidade de execução e principalmente da necessidade que a sua equipe e segmento buscam hoje. Vamos a elas:
  1. Competência e coragem para assumir responsabilidades e trabalhar com o coração independente de resultados financeiros adicionais;
  2. Respeito às minorias, na fala, nas atitudes e também na congruência de sua conduta;
  3. Administração de conflitos sadia e construtiva;
  4. Confiabilidade mútua;
  5. Participação corresponsável e eficaz;
  6. Competência para trabalhar em equipe e compartilhar resultados, responsabilidades, direitos e deveres também em equipe;
  7. Pluralismo;
  8. Dentro do possível conscientizar e educar as pessoas a terem uma “alimentação” saudável, assim como também atitudes saudáveis; pois somos frutos do que pensamos, de quem e onde andamos, de como agimos sob pressão, como nos informamos diariamente, do que lemos, como nos comunicamos e  informamos os outros.
  9. Respeito ao consenso
  10. Desburocratização
  11. Respeito e zelo as pessoas, indiferente de seu cargo;
  12. Boas práticas de negociação em todos os níveis;
  13. Integração de boas práticas com a sociedade de forma pró ativa;
  14. Respeito ao meio ambiente;
  15. Democratização da informação a todos e dentro de uma coerência de responsabilidades e influência, pois isso traz paz ao meio e evita fofocas e clima desfavorável;
  16. Descentralização. Partilha do poder;
  17. Respeito à disputa democrática do poder e responsabilidade dos cargos através de meritocracia;
  18. Equidade           
Para findar este artigo, comento ainda que vejo em meu dia a dia muitos gerentes vivendo apenas para “apagar incêndios”, sem realmente conseguirem produzir a contento e isto porque os objetivos não foram preestabelecidos; e nem ele e nem seus colaboradores sabem exatamente o que significa fazer um trabalho de valor. Não há metas, indicadores, planos e, portanto, aquele resultado que daria satisfação a todos por ter sido obtido.

Só quem sabe onde quer chegar é que faz por onde ou consegue chegar. 
A falta de objetivos e a falta de sinergia torna o trabalho desgastante, maçante, rotineiro e desagradável para a maioria.

Vivemos uma burra época da idolatria e do economismo, e tenho certeza que isso tende a mudar gradativamente. Ninguém pode se permitir ao luxo de não agir economicamente, e todos nós somos “obrigados” a trabalhar. Isso deveria mudar, onde trabalharíamos para evoluir. E a partir daí também conseguiríamos evoluir a equipe, os indicadores, os resultados financeiros, tanto da empresa quanto pessoais, entrando em um ciclo vicioso de melhoria contínua.

O trabalho distinto e realizado com zelo, profissionalismo, amor, é a nossa assinatura social para a humanidade. Paulo Silveira
A maioria de nós trabalha primeiro para ganhar dinheiro, depois para se sentir mais capaz, útil e realizado. Reverta esta situação e será mais feliz, será capaz de exercer um trabalho com maior significado, com disposição e sinergia. E independente da sua situação hoje, dê o seu melhor onde quer que esteja. Torne através de seu trabalho as empresas menos burocratizadas, menos hierarquizadas, e mais felizes... Faça a diferença pela honra de trabalhar com satisfação e prazer.

Coloque seu caráter e valores em primeiro lugar, pois a influência que você exerce nas pessoas e que determina o nível de relacionamento, está diretamente ligado a confiança que as pessoas tem em você, e que são fruto de seu caráter, valores e reputação.

Permita que os minutos do seu dia sejam empenhados em construir algo de valor, trabalho distinto e atitude. Faça seu legado acontecer em vida, e você estará contribuindo para uma humanidade mais justa, consciente e inteligente! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário