quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O Aumento da Produtividade nas Empresas

O equilíbrio das organizações é suportado pelo tripé:

(a) conhecimento e atualização tecnológica 

(b) utilização de técnicas e métodos gerenciais avançados e por último 

(c) o bom relacionamento entre as pessoas.

Na prática, as empresas negligenciam a terceira condição, deixando que os relacionamentos entre as pessoas ocorram de forma “natural”, sem considerar que no ambiente de trabalho, a produtividade pode ser otimizada desde que as pessoas sejam preparadas para desenvolverem seu potencial e novas habilidades de trabalho em grupo.

As personalidades estão no DNA de cada um e certas características são imutáveis. Por outro lado, sabemos que as percepções de uma pessoa poderão mudar se ela reconhecer vantagens em adotar novos comportamentos. Em uma "mudança de comportamento”, quando acontece uma reação positiva, a percepção anterior tende a desaparecer assim como a resistência da pessoa ao “novo comportamento”. É o que acontece quando se mudam os paradigmas.

A importância da produtividade nas empresas torna-se mais evidente, quando se reconhece que problemas com os relacionamentos pessoais, geram efeitos danosos em todas as áreas. Uma solução moderna e de efeitos rápidos é a adoção do programa de treinamento denominado Programa de Mudança de Comportamento – PMC.

Sua finalidade é desenvolver habilidades de comunicação e de relacionamentos interpessoais, para que as pessoas melhorem continuamente os resultados de sua atuação. A estrutura do PMC está fundamentada em Cinco Princípios a seguir enumerados:   

            1 – Mantenha e aumente a auto-estima das pessoas
            2 – Enfoque o comportamento e não a personalidade das pessoas
            3 – Escute atentamente para sentir e satisfazer seu/sua interlocutor/a
            4 – Utilize técnicas de Reforço Positivo para moldar os comportamentos 
            5 – Estabeleça e mantenha a comunicação

Um dos pontos relevantes do Programa de Mudança de Comportamento é seu conteúdo prático e dinâmico, não interferindo na individualidade e respeitando, profundamente, a personalidade de cada participante do treinamento.

Utilizando dramatizações (rolling plays) gravadas em vídeo e comentadas imediatamente com os participantes, facilita a compreensão dos Cinco Princípios por colocá-los em prática logo após a explicação conceitual. O treinamento pode ser utilizado em todos os níveis da organização e transfere aos participantes melhores condições para desenvolver seu trabalho, inclusive nos contatos com clientes.

As estratégias empresariais de sucesso, precisam ser focadas na implementação e na garantia da qualidade de seus produtos e serviços, além de incorporar novos conceitos e práticas para aumentar a produtividade dos colaboradores, melhorando sua qualidade de vida e tornando-os pessoas mais felizes. 

Fonte: 
João Baptista Sundfeld http://www.qualidadebrasil.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário