QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Descubra seu “horário nobre” para o trabalho

Ser mais produtivo é um desafio a ser enfrentado todos os dias. A produtividade de uma pessoa tem muito a ver com a forma de como ela gasta sua energia nos trabalhos e tarefas do dia a dia. 

É importante você descobrir como funciona o seu ciclo energético, você trabalha melhor de manhã ou durante a tarde ou talvez uma parte da noite?

  • Descubra como funciona seu ciclo de energia.

Todas as pessoas possuem um ciclo de energia próprio. Isso faz com que algumas pessoas sejam mais produtivas durante a manhã, menos produtivas durante a tarde e no início da noite já não conseguem produzir. 

Estão sempre em ritmo decrescente. Por outro lado, outras pessoas agem de forma inversa, ficam mais produtivas conforme o dia avança e su pico de energia ocorre no começo da noite, estão sempre em ritmo crescente.

Descobrir como funciona o seu ciclo de energia é fundamental para organizar a sua agenda e tarefas de forma mais inteligente e assim alcançar níveis maiores de produtividade, mas deve-se tomar o cuidado para não avançar o expediente da empresa ou levar trabalho para casa.

  • Organize a sua agenda de forma inteligente

Quando você descobrir seu ciclo de energia procure utilizar esse período para realizar as tarefas mais previstas, ou seja, aquelas de rotina que se deve der feita todos os dias porque a qualquer momento pode alguém a qualquer momento pode necessitar dessa informação, são tarefas como responder e-mails, fazer um relatório diário ou formular propostas para clientes etc. 

Se você deixar essas atividades para resolver  depois elas vão se tornar urgentes e vão consumir todo seu o tempo e não restará  espaço para as outras tarefas. Por isso organize sua agenda de forma que você seja mais produtivo no seu horário nobre.

  • Comece mais cedo e evite trabalhar mais

Quem nunca chegou a sua mesa de trabalho com o telefone tocando? Isso é mais normal do que se pensa. Geralmente é um cliente buscando uma informação ou um relatório ou resposta de um e-mail recebida no começo da manhã anterior ou algum problema sério. 

Repare que se você chegar alguns minutos antes no seu trabalho ganha alguns minutos de bônus para poder responder prontamente essas solicitações e ganha tempo para realizar outras tarefas, que podem ser complexas e exigir um pouco mais de tempo para sua elaboração. 

Agindo dessa maneira você ganha mais tempo você ira se tornar mais produtivo e pode chegar mais cedo em casa.

Muitas pessoas acham que devem primeiro chegar ao trabalho para então ligar o computador, tomar café ou colocar a conversa em dia. Mas chegando mais cedo você ganha tempo para as tarefas importantes, evita o stress de ultima hora e ganha mais tempo para passar mais tempo com as pessoas que você gosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário