sábado, 29 de junho de 2013

O Papel da Mulher na Sociedade

Representando hoje cerca de 50% da força de trabalho as mulheres têm uma posição muito importante na sociedade.

Além de ser a “célula mater” ou a criadora dos seres humanos, a mulher cresceu em representatividade em todas as profissões, sendo significativa a quantidade de mulheres em medicina, direito, engenharia, economia, na literatura, nas artes, enfim em todos os segmentos da atividade humana. 

Neste artigo destacamos a importância da mulher nas sociedades industriais, comerciais e de serviços, não só como especialistas, mas também participando de altas cúpulas de grandes, médias e pequenas empresas.

Esta mudança foi caracterizada pela independência de postura das mulheres que, passando de esposas que cuidavam diretamente das casas e famílias, assumiram responsabilidades antes só exercidas pelos homens. Mais significativo ainda é que algumas revelaram melhor aproveitamento das qualidades de sensibilidade e poder intuitivo.

Nas empresas demonstraram capacidade administrativa, financeira e estratégica. Esse grande desenvolvimento foi especialmente percebido a partir da segunda metade do século XX, quando algumas delas ascenderam a posições da maior importância no campo empresarial privado e governamental.

A antiga crença da falta de capacidade para algumas funções foi superada pela realidade dos fatos. São conhecidos casos de mulheres em funções em mecânica, eletricista, motorista e outras do mundo contemporâneo.

Entretanto, todas as evoluções evidenciadas trouxeram à luz o fenômeno da jornada excessiva, já que a mulher acrescentou à sua atividade de mãe dedicada à família, responsável pela casa e empregadas, as responsabilidades profissionais. Nestas áreas, destacamos o papel da mulher com sócia de empreendimentos industriais, comerciais e de serviços. Essa exposição exagerada, felizmente foi acompanhada de uma mudança no comportamento dos homens, especialmente em grandes cidades brasileiras.

Maridos, namorados e filhos, estão aprendendo a colaborar com trabalhos domésticos, antes somente de responsabilidade das esposas e filhas.

Nas empresas familiares, que representam a maioria no Brasil, pode acontecer a identificação da necessidade da contratação de profissionais experientes para aperfeiçoar seu desenvolvimento. Neste caso também surgem possibilidades do sexo feminino substituir o masculino. 

Temos acompanhado casos em que a demora na contratação de um ou uma especialista causou grandes perdas para a empresa, considerando-se que o mercado globalizado exige maior competência para enfrentar os embates surgidos em concorrências e até quanto ao tratamento de problemas oriundos de relacionamentos com clientes.

No mundo contemporâneo, devemos reconhecer que as mulheres podem ser as empreendedoras e fundadoras de empresas, cabendo ao marido as funções de sócio ou diretor subordinado. Essa troca de posições tem sido bastante comum e não pode ser considerada exceção ou inversão de papéis. Trata-se de questão de personalidade e competência mais adequada aos cargos disponíveis podendo representar o sucesso ou fracasso da empresa.

Quando um impasse surge existe sempre a possibilidade de o assunto ser tratado por um conselho gestor ou numa empresa familiar, numa reunião de família. Portanto, é fundamental que aceitemos as mudanças no seio das sociedades e busquemos adequar nossos procedimentos às novas estruturas para que o progresso não seja impedimento para a vivência em paz e prosperidade.

A Sundfeld Associados é especializada em gestão empresarial desde 1983 e contamos com profissionais habilitados para tratar desses assuntos. Adicionalmente, informamos a existência do Help Personal Assistant, especializada em apoiar pessoas com falta de tempo. Seu site elucida suas qualificações e os serviços que podem prestar, em especial às mulheres



Nenhum comentário:

Postar um comentário