quarta-feira, 22 de maio de 2013

8 Dicas para Recém-Graduados Procurarem um Emprego

Se você acabou de se formar na faculdade e não sabe como começar a busca por um trabalho, confira 8 dicas para começar a procurar um emprego

A sua busca por um emprego pode demorar bastante tempo, por isso é importante começar a procurar cedo

É comum que recém-graduados não tenham ideia de como começar a procurar um emprego. 

Começar uma carreira após ter se formado na faculdade é um dos grandes desafios da vida de uma pessoa, por isso é importante lembrar o motivo pelo qual você ingressou na faculdade e manter o foco no que você quer para a sua vida.
Confira abaixo 8 dicas para você que é recém-graduado começar a sua busca por um emprego:

1. Não espere muito tempo
Descansar por alguns meses após terminar a faculdade é tentador, mas lembre-se de que quanto mais tempo você esperar, maiores são as chances de você esquecer alguns conceitos que aprendeu. Além disso, processos seletivos podem demorar meses, então quanto mais cedo você começar, melhor.

2. Coloque toda a sua experiência profissional no currículo
Por mais que você pense que alguns empregos não são relevantes para o tipo de trabalho que você está procurando agora, qualquer experiência profissional vai importar agora. Mesmo que não tenha nada em comum com a sua área, qualquer emprego que você já teve vai mostrar que você sabe lidar com clientes e com um trabalho remunerado.

3. Não se candidate a qualquer coisa
Você acabou de se formar e precisa de um emprego. Contudo, isso não quer dizer que você deve se candidatar a qualquer vaga que esteja em aberto. Tente estudar as possibilidades, ver o que você realmente quer da sua carreira e se você está adequadamente qualificado para isso.

4. Considere estágios
Não é porque você não está mais na faculdade que não pode fazer um estágio. Muitas empresas oferecem vagas para recém-graduados e essa é uma forma de você ganhar experiência e ter algo a incluir no seu currículo.

5. Use sua network
Você pode ter vergonha de entrar em contato com colegas de trabalho de algum estágio que você fez ou até com seus familiares, mas o seu network pode ser um grande aliado na hora de procurar um emprego. 

6. Pratique para entrevistas de emprego
Mesmo que você ainda não tenha sido chamado, é importante estar preparado para uma entrevista de emprego. Pratique as suas respostas para as perguntas mais comuns e até mesmo o seu tom de voz, para que os recrutadores saibam que você está pronto para ingressar no mercado de trabalho.

7. Seja profissional
Agora é a hora de mostrar o seu lado profissional. O seu perfil nas redes sociais, o seu endereço de e-mail e até a sua caixa de voz devem mostrar que você é maturo e ideal para o mercado, e não mais um universitário. 

8. Não entre em pânico
Não entre em pânico. Uma busca por emprego pode demorar bastante tempo, mas isso não quer dizer que você vai passar o resto da sua vida desempregado. Mantenha suas opções abertas e saiba que eventualmente você vai dar início a sua carreira.
Fonte: Universia Brasil - Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário