QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

terça-feira, 9 de abril de 2013

O Que é 6-Sigma?


6-Sigma é uma estratégia disciplinada e altamente quantitativa, caracterizada por um sistema de gestão que permite aos funcionários e empresas terem uma visão orientada para o processo de todo o seu negócio para ajudar a reduzir custos e aumentar e/ou melhorar a eficiência da organização por meio da optimização de produtos, processos e serviços, com o consequente incremento da satisfação dos clientes.

DMAIC
A metodologia básica utilizada pelo 6 Sigma consiste nos 5 estágios seguintes:
  • Definir (Define): formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.
  • Medir (Measure) : para definir as medições base no processo atual para comparação futura.  Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.
  • Analisar (Analyze) : para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores.  Qual é o relacionamento?  Há outros fatores que não foram considerados?
  • Melhorar (Improve) : e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.
  • Controlar (Control) : o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.
 Oportunidades de melhoria
Se na sua empresa existe alguma dúvida se seria vantajoso investir em recursos na implementação desta metodologia, saiba que  : 
  • Processos transacionais pouco eficazes custam milhões de dólares às empresas todos os anos.
  • 20-40% do faturamento das empresas é desperdiçado pelo custo da não qualidade.
  • 40-70% do trabalho em áreas administrativas não adicionam valor.
  • Eliminar os erros e burocracia nos processos administrativos pode cortar os custos adicionais em até 50%.
Métricas Seis Sigma
Sigma é uma unidade de medida estatística que reflete a capacidade do processo. A escala Sigma de medição é perfeitamente correlacionada a características como defeitos-por-unidade, peças com defeitos por milhão e a probabilidade de uma falha ou erro. 

A variação de processo leva a um aumento nos defeitos, custo e tempo de ciclo. Usar a metodologia Seis Sigma leva a eliminação dessa variação.
σ
PPM
2
308,537
3
66,807
4
6,210
5
233
6
3,4
Capacidade do
Processo
Defeitos por Milhão de Oportunidades (DPMO)

Fonte: Luciano Fernando Gracia  - http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário