terça-feira, 23 de abril de 2013

9 Idéias Incríveis de 9 Empresas Fantásticas


Quanto mais original uma idéia, mais óbvia ela parece quando é apresentada.
Vivendo e aprendendo, certo?
Espero que sim! Porque tem gente que apenas vive vive vive e não aprende nada de novo.
A próxima grande idéia para o seu negócio você não vai encontrar no seu mercado, mas fora dele. Do seu mercado o máximo que você vai conseguir são idéias mais-do-mesmo para dar um copiar-colar.
Para inovar, olha prá fora!
Confere nove idéias show de bola que eu acredito que você pode implementar na sua empresa imediatamente. Eu roubei as idéias de grandes empresas com grandes orçamentos; mas, se você craniar um pouco do seu cerébro, eu tenho certeza que você vai encontrar uma maneira de COMEÇAR e ADAPTAR as idéias dos caras
Confere:
1. Netflix. 
Antes da Netflix, você tinha que entrar na fila da locadora de filmes mais próxima da sua casa para conseguir pegar um filme legal; atrasou dez minutos na hora da devolução, dez reais de multa, atrasou um dia, trinta reais de multa. O modelo Netflix acabou com isso. Hoje você paga 15 reais por mês para assistir quantos filmes quiser a hora que quiser quantas vezes quiser a partir do seu iphone, ipad, notebook, console de videogame ou até televisão. 
Idéia fodástica: Venda Recorrente de produtos digitais por assinatura. 
Perguntas para fazer: qual dos produtos que nós vendemos poderia ser vendido no modelo de assinatura? Quais produtos poderiam ganhar versão digital? O que existe de errado no modelo atual do serviço tradicional que vendemos que poderiamos reinventar com uma versão digital?
2. Amazon. 
Amazon inventou o comércio eletrônico. Quando todo mundo duvidava do modelo dos caras, quando todo mundo dizia que ninguém jamais compraria um livro ou uma geladeira pela internet, os caras fizeram acontecer. A Amazon apareceu com preços agressivos, amplo mix de produtos em estoque, entrega ultra rápida, resenhas de clientes, Amazon Prime, Kindle etc etc etc, mas a grande sacada da Amazon foi e ainda é, o seu CRM. Eu mesmo faço compras na Amazon faz mais de 15 anos. Nesse tempo todo eu sempre recebi emails com ofertas de produtos que tem 100% a ver comigo. Sempre que visito a home page da Amazon eu sou apresentado para a "Amazon do Ricardo" que sempre me mostra uma série de produtos tudo-a-ver-comigo baseado no meu comportamento de compras e preferências. 
Idéia Fodástica: CRM. 
Perguntas para fazer: Por que nós continuamos a enviar mensagens genéricas para os nossos clientes quando poderiamos enviar mensagens 100% personalizadas baseadas nas informações que coletamos diariamente? Quando vamos implementar um CRM na empresa? O que está nos impedindo de fazê-lo? 
3. Livraria Cultura. 
O atendimento no varejo brasileiro é um LIXO; mas não na Livraria Cultura que desde sempre se preocupou em criar, desenvolver e manter uma equipe de vendedores e atendimento que conhece o que vende, e consegue recomendar novos produtos para os clientes mais exigentes. Faça um teste, vá até a sessão de biografias em uma das lojas da Livraria Cultura e pergunte sobre um determinado livro, depois vá até a sessão de livros infantis e peça por uma recomendação de um livro para crianças que gostam de STAR WARS. Você vai descobrir que os caras são muito bons. 
Idéia Fodástica: O velho e tradicional atendimento 1-a-1 aos clientes. 
Perguntas para fazer: Por que o nosso serviço de  atendimento aos clientes não é tão bom assim? Que tipo de treinamento não oferecemos aos funcionários? Existe algum programa de reconhecimento para funcionários que atendem muito bem os clientes? A empresa abraça o ReclameAqui ou mete o pau no ReclameAqui? Os clientes conseguem reclamar com o presidente da empresa?
4. Apple. 
A grande sacada da Apple foi montar a sua rede de lojas de varejo com um atendimento animal, e um suporte técnico incrível. O iPod, o iPhone e o iPad só vingaram porque a Apple criou lojas físicas incríveis que são visitadas todos os dias por milhões de pessoas que conseguem esclarecer suas dúvidas antes, durante e depois da venda. Se um produto dá pau, você volta na Apple Store e os caras resolvem na hora; se for necessário, em poucos minutos você sai da loja com um produto novinha em folha. Se não fosse pelas lojas da Apple, dificilmente as pessoas teriam um local apropriado para conhecer os produtos inovadores da empresa. Ainda que o comércio eletrônico venha a arrasar o comércio tradicional, eu acredito que as lojas físicas que conseguirem criar um ambiente bacana com conteúdo, atendimento, inovação e suporte técnico vão conseguir se manter como pontos de encontro centrais para diferentes comunidades. 
Idéia Fodástica: Suporte Técnico dentro da loja.
Perguntas para fazer: Que tipo de treinamento temos que dar aos nossos funcionários para que eles possam resolver os problemas dos clientes na hora? O que temos que fazer para dedicar 30% do espaço da loja para suporte pós-venda?
5. Microsoft. 
A Microsoft nunca fez nada sozinha. O Bill Gates é o cara mais rico do mundo mas ele também enriqueceu milhares de funcionários e centenas de milhares de parceiros. Literalmente milhões de pessoas ganham dinheiro com o ecossistema criado pela Microsoft onde o papel de cada parceiro é muito claro. Tem loja, tem revendedor, tem instalador, tem consultor, tem criador de apps, tem empresa que faz o suporte técnico, cada um faz a sua parte, e a Microsoft remunera e apoia todo mundo de acordo. 
Idéia Fodástica: Criação de uma Rede de Parceiros REAL onde cada um irá apoiar de verdade o trabalho do outro. 
Perguntas para fazer: Qual é o perfil do parceiro ideal? Quais serão os direitos e deveres de cada parte? Como vamos gerar demanda para cada lado? Como cada um pode apoiar os outros membros da comunidade?
6. Google. 
Quais lições tirar de uma das empresas mais inovadoras da história? Pensa um pouco, o Google vem indexando toda a informação criada pelo ser humano; os caras fotografaram as ruas de centenas de milhares de cidades criando o Google Earth; os caras criaram o mais poderoso sistema de correio eletrônico, o Gmail, por onde passam bilhões de mensagens todos os dias; e ainda fizeram tudo isso ganhando muito dinheiro mas permitindo que milhões de pessoas de todo o planeta também se beneficiem dos serviços sem pagar nada. 90% das pessoas que usam as coisas do Google nunca deram um centavo sequer para o Google. Não é animal? 
Idéia Fodástica: Criar um modelo de negócios que gera dinheiro mas é generoso com as pessoas que não podem pagar por ele. 
Perguntas para fazer: O que podemos dar de graça para os nossos clientes? É possível criar uma versão “light” do serviço que oferecemos e distribuir para quem não pode comprar? Estamos pensando grande o suficiente, tipo Google Earth?
7. Rakuten. 
A Rakuten é a maior empresa de internet do oriente. Os caras tem desde serviços de pagamento online até um mega blaster shopping online onde mais de 60 mil pequenas lojas japonesas vendem de tudo por lá. No Japão a Internet é da Rakuten. Se não fosse pela Rakuten, as pequenas empresas japonesas não teriam um canal de vendas na web para vender por todo o Japão. O shopping online da Rakuten equilibrou a participação das pequenas empresas no universo do comércio eletrônico tradicionalmente dominado pelos grandes players. Ela ajudou aqueles que todos falavam que não queriam saber de internet, ou não tinham dinheiro ou recursos para se informatizar, a entrar na grande rede pela porta da frente. A Rakuten virou uma empresa global e já chegou no Brasil. Confere aqui. No mundo dos negócios a grande maioria dos vendedores e empresas de serviços tem mania de querer vender nos mesmos lugares que todo mundo vende. Pára com isso! Vá para cima das médias, e principalmente das pequenas e micro empresas. Tem negócios e vendas ai! 
Idéia Fodástica: Atuar e Trabalhar nas Pequenas Empresas. 
Perguntas para fazer:Você tem produtos e serviços realmente criados para atender o perfil das pequenas empresas? Que tipo de nicho de mercado você tem poucos concorrentes atuando porque dá “muito trabalho”? O que ninguém está fazendo porque é “complicado” e “cansativo”?
8. Salesforce. 
Quando a Salesforce surgiu em 1999 dizendo que o futuro do software era a cloud computing, todo mundo deu risada. Hoje, cloud computing é o bicho, é a tendência, o presente e o futuro do uso de software, hardware, serviços de tecnologia e muito mais. Tudo isso graças ao trabalho EVANGELISTA que a turma da Salesforce fez nos últimos dez anos. Praticamente todos os dias em algum lugar do planeta você tem notícia de algum evento da Salesforce rolando. Os eventos da Salesforce são uma verdadeira experiência de lobotomia (no melhor sentido da palavra, se houver algum, hehehe), onde o público é imerso em casos de sucesso, demo de produtos, oportunidades de networking com funcionários da empresa (sedentos por novos clientes), e muito muito mais. A Salesforce deu certo porque eles são o Papa do Marketing de Evangelismo.
 Idéia Fodástica: Transformar a sua empresa em uma igreja do marketing do seu mercado, nomear os bispos, escrever o evangelho do seu negócio, e sair pelo mundo pregando DIARIAMENTE a história dos seus produtos, empresa e tudo que você pode fazer pelos outros. 
Perguntas para fazer: Qual é o calendário de eventos da sua empresa? Quem pode palestrar? Quais são os temas relevantes para os clientes? Que tipo de platéia temos que atrair? Como ganhar dinheiro com os eventos que temos que fazer?
9. HubSpot. 
HubSpot é a melhor empresa de marketing dos EUA. Eles são os grandes evangelistas mundiais do termo "Inbound Marketing". Eles estão reinventando a maneira de fazer marketing com o seu fantástico software de automação de marketing. A partir do software dos caras, você tem todo o web site da sua empresa juntamente com o blog, formulários de captura de leads, e envio de e-mail marketing integrados com CRM e muito mais. Para evangelizar essa nova maneira de fazer marketing, eles produzem conteúdo a dar com pau, desde e-books, blogs, vídeocasts, redes sociais e muito mais. 
Idéia Fodástica: Criação de Conteúdo para Geração e Nutrição de Leads. 
Perguntas para fazer: Que tipo de informação ajuda o nosso vendedor a fechar negócios? Que tipo de formato de conteúdo é mais aceito pelos nossos clientes? Quem pode escrever o conteúdo para nós?
Por Ricardo Jordão Magalhães- http://www.bizrevolution.com.br -

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