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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Relações Públicas: Conceitos, Definições e Atividades


O Que é Relações Públicas?
O Que Faz Um Profissional de RP? 
Qual Deve Ser a Formação Acadêmica de Um Profissional Dessa Área?
Relação Pública é a ciência e a arte de compreender, adequar-se e influenciar sobre o clima das relações existentes entre as pessoas e as instituições de uma determinada sociedade.
  • As Relações Públicas se utilizam das ferramentas de marketing de massa e de relacionamento interpessoal, escolhendo personalidades influentes e formadoras de opinião dessa sociedade.

Diante disso, pode-se dizer que a principal finalidade das Relações Públicas é interferir positivamente em favor de um produto ou serviço de uma instituição.
Nesse contexto, o principal objetivo das atividades de Relações Públicas é tentar criar boa vontade nos diversos públicos com quem a organização se relaciona. Porém, pode-se afirmar que Relação Pública não tem finalidade de controlar o público, mas ajudar as empresas a se comunicarem com ele.
  • Percebe-se o valor das Relações Públicas na solução de um mal-entendido organizacional – por exemplo. Ou ao tentar minimizar determinados preconceitos a respeito de um produto, um serviço ou um posicionamento da empresa.

Além disso, as Relações Públicas servem para antecipar ataques de concorrentes comerciais e obter tratamento justo de órgãos governamentais sobre questões legislativas e tributárias.
  • A transparência das ações empresariais gera credibilidade e, numa sociedade onde a imprensa atua livremente, se faz necessário aprender a atuar às claras.

Na sociedade brasileira atual milhões de cidadãos são esclarecidos e bem informados, exigindo-se que as corporações tenham coragem de apontar as próprias falhas e as soluções que estão sendo implementadas.
  • Nas grandes organizações é muito comum o apoio de empresas especializadas em Relações Públicas, trabalhando paralelamente com as agências de propaganda que também cuidam da comunicação corporativa.

Embora Relações Públicas tenham ligação íntima com o Marketing em termos de ferramenta mercadológica, elas podem ser exercidas por pessoas de diferentes formações acadêmicas, pois apresentam particularidades próprias.
  • No Brasil existem várias escolas de Relações Públicas, onde os profissionais que emergem desses cursos abrem seu próprio espaço e criam associações de classe, tentando manter sua identidade frente a profissionais oriundos de outras áreas.

Diante das atividades que podem ser realizadas pelo profissional de Relações Públicas, veremos abaixo algumas que podem ser exercidas por profissionais oriundos de outras áreas:
  • a) Relacionamento Com a Imprensa: Repassar informações de interesse público, visando atrair a atenção sobre a organização e seus produtos (e serviços). Minimizar o efeito de críticas, campanhas difamatórias ou acidentes ocorridos que envolvam a organização.
  • b) Comunicações Corporativas: Criar informes (internos e/ou externos) a fim de promover a compreensão do funcionamento da organização.
  • c) Lobby (Tráfico de Influência)Trabalho feito junto aos legisladores (ou outros órgãos do governo) visando criar normas específicas, ou minimizar o efeito de normas que prejudiquem a organização (ou seus produtos e serviços).
Por: Julio Cesar S. Santos - http://www.qualidadebrasil.com.br 

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