QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A Máscara Social


De acordo com Ralph Waldo Emerson, grande pensador e filósofo norte-americano...
  • "o homem só é sincero sozinho; na presença de uma segunda pessoa começa a hipocrisia. "

De fato, o ser humano tende a representar diante de uma ou mais pessoas, o que, de alguma forma, distorce o seu comportamento natural, portanto, a sociedade não consegue perceber a sua verdadeira essência, a menos que conviva o tempo todo com ele.
  • Por esse motivo, muitos homens públicos caem rapidamente, pois são desmascarados na mesma velocidade da sua ganância ou da sua falta de escrúpulos considerando que o poder eleva-os a uma condição de falsa superioridade; porém, como a cobrança sobre eles é maior, a falta de integridade vem à tona com mais facilidade ao menor instante de vacilo.

Essa distorção é denominada máscara social. 

Todos os dias pela manhã, ao sair de casa para o trabalho, muitas pessoas são automaticamente revestidas de uma máscara social. Dirigem-se para um local de trabalho que odeiam, onde se obrigam a sorrir para pessoas que não gostam, a fim de realizar uma atividade que nada tem a ver com a sua verdadeira vocação.

Ainda que você seja uma pessoa extremamente bem-sucedida na vida, pense o seguinte:  
  • que espécie de vida é essa que obriga você a fazer exatamente o contrário do que imaginou na infância e adolescência? 
  • Que espécie de vida é essa que não o deixa ir aonde seu corpo e sua alma gostariam?
  •  Por que somos obrigados a sorrir para pessoas que não fazem o mínimo esforço para parecer agradáveis ou simpáticas diante da nossa presença, a menos que isso lhe renda créditos?

Esse é o mundo da hipocrisia onde, por razões nem sempre explicáveis, as pessoas se mostram muito diferentes daquilo que realmente são. 
Nesse sentido, apesar de não ser a forma mais apropriada, é melhor conviver com pessoas sinceras do que conviver com pessoas que sorriem pela frente e apunhalam pelas costas. 
  • Do primeiro perfil, podemos nos prevenir ou defender; quanto ao segundo, seremos pegos sempre de surpresa e, muitas vezes, sem chances de defesa.

Isso não significa que somos obrigados a sair de casa com cara de felizes todos os dias, entretanto, devemos ter o bom-senso para perceber que as pessoas não podem ser culpadas pela nossa infelicidade temporária ou pela nossa condição desfavorável em algum sentido. Fazer o que você não gosta ou ainda trabalhar com pessoas que você não gosta estimulam o desejo de melhorar o ambiente e mudar a situação em que se encontra. Parece simples, mas não é.

Você não precisa conviver permanentemente com a sua máscara social, basta ter coragem para mudar o status quo e, a partir daí, construir um futuro mais promissor em relação à vida pessoal e profissional. 
  • O que é que realmente faz com que você caminhe mais rapidamente em direção ao objetivo de vida? 
  • Aliás, você tem um objetivo de vida bem definido? 
  • O que, por que e para quem fazer?

A falta de objetivos pessoais e profissionais, a dificuldade em priorizar e a dificuldade em ouvir são algumas das posturas pessoais que dificultam as relações interpessoais e facilitam o uso da máscara social, portanto, acabam se constituindo verdadeiros dilemas para o ser humano.

Digo sempre aos meus amigos, alunos e conhecidos: pense naquilo que realmente desperta paixão, sentido de realização e de contribuição.

Quando você sentir que está no caminho certo, seja firme e não deixe ninguém desviá-lo dele. Somente um propósito de vida bem definido poderá libertá-lo definitivamente da máscara social e transformá-lo numa pessoa de caráter. 

Pense nisso e seja feliz!

Fonte: A máscara social - 
Jerônimo Mendes  - Qualidade Brasil - 

Nenhum comentário:

Postar um comentário