terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Sabedoria e Gestão


"Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria." (Thomas Campbell).
Muito se fala em sabedoria nas empresas, mas o que é mesmo sabedoria? 
Alguns vão dizer que sabedoria é um acumulo de conhecimentos devido a anos de nos bancos acadêmicos outros vão dizer que a sabedoria já esta na pessoa e são sentimentos como estabilidade emocional, compreensão e moralidade.  É muito difícil definir sabedoria ou ainda definir uma pessoa sábia.
Lendo ou assistindo palestras consegui ter uma leve noção do que é ter sabedoria. 
  • Sabedoria pode vir da bíblia como a passagem em que Salomão pede a Deus sabedoria e conhecimento para julgar o povo de Israel e por ter pedido somente isso ao invés de bens materiais ou honra Deus disse “Sabedoria e conhecimento te são dados; também te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, nem haverá depois de ti rei que tenha coisas semelhantes.” (2 Crônicas, 1: 12).
  • Sabedoria também é o bom senso que deve estar presente em toda decisão, aquela experiência e paciência daqueles profissionais com mais anos no mercado ou aquela educação daqueles que mesmo sem terem estudado em colégios tradicionais ou faculdades caras conseguem falar palavras ou expressões como licença, bom dia, desculpe ou um simples sorriso de maneira espontânea.

O que sabedoria tem a ver com gestão? 
Tudo, pois sem a sabedoria que aprendemos para a vida não podemos administrar uma empresa por menor que seja, mesmo quando contamos com as mais variadas técnicas de gestão.
A verdadeira sabedoria é simples como um nascer de sol, voo de um pássaro ou como a água de um rio que corre para o mar.
A gestão de uma organização deve ser moderna, utilizar todas as novas tecnologias disponíveis no mercado como o Balanced Score Card (BSC), Benchmarking, Coaching/Mentoring, Empowerment, 5W2H, Gestão da Rotina entre outras, mas também devem combater a busca da resolução de um problema através daquela sabedoria convencional, que se propaga pelas redes sociais ou aparecem como uma nova onda, muitos que são especialistas no assunto e vão dizer que esta ultima tecnologia é a mais acertada para este problema e realmente funciona, mas não acredite em tudo descubra com a sabedoria que esta dentro de sua organização se ela realmente funciona.
  • A verdadeira sabedoria esta dentro de cada um de nós e aflorada quando passamos por momentos difíceis. 
  • Somente a força e dedicação de uma equipe sábia são capazes de reverter momentos difíceis, criar novas soluções e tornar uma empresa lucrativa. 

Por fim combata a sabedoria convencional que pode ser apenas uma onda que quando se desfaz deixa tudo mais complicado do que já era.

Vamos refletir sobre isso!
Por: Pedro Paulo Morales  - http://www.qualidadebrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário