quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Homens mais Inteligentes do Mundo na História

O Quociente Intelectual médio da humanidade está entre 85 e 120 pontos; 
  • William James Sidis, Goethe e Voltaire possuíam valores entre 300 e 190. 
Os valores de QI mostrados aqui para cada pessoa são o resultado de uma pesquisa de registros históricos: da herança biológica, da infância e juventude e dos feitos desses homens. Este método, amplamente utilizado e respeitado pela comunidade científica, é conhecido como historiometria.

O Homem mais inteligente do mundo!

William James Sidis
A pergunta acima é extremamente difícil de ser respondida, tendo em vista que até hoje não criamos um método preciso para avaliar a inteligência humana. Mas mesmo assim algumas pessoas se destacam por sua genialidade, esse é o caso de William James Sidis, o qual é considerado por muita gente o homem mais inteligente que já tivemos notícia. Mesmo que você não concorde, com certeza irá se impressionar com a história que contarei.

  • William James Sidis

Nascido no dia da mentira, em 1 de abril de 1898, filho de imigrantes norte-americanos de origem russo-judeu, William tinha um lar promissor. Seu pai, Boris, se formou na Universidade de Harvard em Psicologia e foi um dos precursores dos estudos sobre hipnose e psicologia de grupo. Já sua mãe, Sarah, se formou na faculdade de medicina da Universidade de Boston, se tornando uma das primeiras médicas dos EUA.
Pai de william
Boris viu em seu filho recém-nascido um gênio em potencial e resolveu aplicar técnicas que desenvolvessem uma criança precoce, utilizando inclusive hipnose. Como resultado disso, aos 6 meses de idade, ele já falava a palavra “porta” e logo em seguida já aprendeu a palavra “lua“. Aos 8 meses, o moleque já conseguia comer sozinho com a colher, além de ser capaz de reconhecer e pronunciar letras que o pai dele lhe mostrava.

Quando completou 1 ano, o bebê William era capaz de ler palavras e ao atingir 1 ano e 6 meses ele lia jornais (sim, isso mesmo)! A mídia começou a se atentar para as habilidades desse garoto, quando ele completou 5 anos de idade. Nessa idade, ele foi capaz de aprender a operar uma máquina de escrever sozinho e redigia suas próprias cartas; e o mais impressionante ele tinha aprendido de maneira autodidata seis línguas: latim, grego, russo, francês, alemão e hebreu.
Aos 6 anos, William começou a estudar no ensino primário, porém apenas 1 ano depois ele já estava no ensino médio (high school norte-americano). Nessa época ele já havia aparecido na capa do New York Times por diversas vezes.
william sidis 11 anos
Com 9 anos e 4 livros publicados, ele tentou entrar para a Universidade de Harvard, porém foi rejeitado com a desculpa de que era “emocionalmente imaturo para a vida universitária“, embora tenha tido bom desempenho na prova.

Finalmente, no ano de 1909 quando William tinha 11 anosHarvard o aceitou em uma turma especial formada por pessoas precoces. Um ano depois, ele fez seu primeiro discurso público na universidade, o qual foi acompanhado por mais de 100 pessoas, entre elas professores e acadêmicos de disciplinas exatas. O tema escolhido por ele foi a quarta-dimensão e os presentes ficaram impressionados. Aos 16 anos ele se formou.
A partir daí, a badalada vida de William começou a se bagunçar. O jovem disse que iria seguir uma vida reclusa, se abstendo de sexo, mulheres, bebidas e todos os prazeres mundanos em prol de adquirir todo o conhecimento possível. Enfim, o jovem era bizarro! Você, caro leitor, ousaria seguir tal caminho? Obviamente não! Quem lê um blog cujo nome é Meus Ovos, provavelmente está mais ligado na filosofia da cachaça e mulherada.
william sidis com 46 anos
Bom, mas voltando à vida do nosso amigo, depois de optar por tal vida, ele tentou seguir diversos outros cursos, entre eles o de direito, mas não concluiu nenhum dizendo que não se encaixava. Passados mais alguns anos, ele chegou a ser preso acusado de ser socialista (sim, naqueles tempos era crime). Para melhorar ele fez declarações públicas dizendo que era ateu e que era totalmente contra a I Guerra Mundial e que tinha criado sua própria ideologia política, o quasi-liberalismo.

Devido à constante perseguição da mídia, William optou por se esconder e exercer funções bem simples, como balconista em lojas, entre outras. Durante esse período ele publicou diversos livros utilizando pseudônimos. Muita gente dizia que ele acreditava em uma filosofia tribal chamada, Okamakammesset,onde o conhecimento deve ser divulgado de maneira anônima.
Toda essa maneira diferente de viver a vida, fez com que a perseguição da mídia fosse cada vez mais ferrenha sobre o pobre (literalmente!) William. Até que um beloartigo ironizava toda a vida dele que antes era um gênio e agora não passava de um balconista. Ao longo de vários anos ele processou o jornal em questão, até que conseguiu ganhar. Mas já era tarde, um ano depois ele foi encontrado morto em seu apartamento, devido a um derrame. Ele tinha apenas 46 anos.
No final da sua vida, William sabia 40 línguas, inclusive uma chamada Vendergood – inventada por ele mesmo. Ele escreveu diversos livros, criou um “calendário perpétuo“, diversas teorias e nos deixou uma história de vida incrível. Muitos afirmam que ele só não conseguiu deixar um grande legado devido à pressão da mídia e à criação de sua família que tentou forçar o surgimento de um garoto prodígio.
O Q.I. estimado de William era entre 250 e 300. A título de comparação, você provavelmente tenha algo em torno de 100 e pessoas com 140 são consideradas gênios. Embora eu concorde que não é a maneira ideal de medirmos a inteligência, é o artifício mais utilizado.
Com essa história devemos aprender que tudo tem seu tempo, e a inteligência envolve uma série de fatores. Para mim o jovem Sidis não é o ser humano mais inteligente que apareceu na Terra, mas é uma prova de que a mente humana ainda nos guarda muitos segredos e dominá-la é algo aquém de nossas possibilidades.

Outros 9 homens mais inteligentes do mundo na história!


Johann Wolfgang von Goethe


Johann Wolfgang von Goethe
(1749-1832) QI=210 – Novelista, dramaturgo, poeta, cientista, geólogo, botánico, anatomista, físico, historiador de ciências, pintor, arquiteto, desenhista, economista, filósofo humanista e, durante dez anos, servidor público do Estado alemão de Weimar.







Voltaire

Voltaire

(1694-1778) QI=190 Escritor e filósofo francês que figura como um dos principais representantes do Iluminismo. Ele foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo.





Isaac Newton

Isaac Newton(1643-1727) QI=190 – Físico, filósofo, inventor, alquimista e matemático inglês, autor dos Philosophiae naturalis principia mathematica, mais conhecidos como os “Principia”, onde descreveu a lei de gravitação universal e estabeleceu as bases da mecânica clássica, mediante as leis que levam seu nome.






Galileu Galilei

Galileu Galilei

(1564-1642) QI=185 – Astrônomo, filósofo, matemático e físico que esteve relacionado estreitamente com a revolução científica. Eminente homem do Renascimento, mostrou interesse por quase todas as ciências e artes (música, literatura, pintura). Seus êxitos incluem a melhora do telescópio, grande variedade de observações astronômicas, a primeira lei do movimento.





Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci
(1452-1519) QI=180 – Foi arquiteto, escultor, pintor, inventor, músico, engenheiro. Humanista italiano, considerado como um dos maiores pintores de todos os tempos e talvez a pessoa com os mais variados talentos da história.








René Descartes

René Descartes
(1596-1650) QI=180 – Filósofo, matemático e cientista francês. É considerado como o pioneiro da Filosofia Moderna e um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Em 1935 decidiu-se em sua honra chamar de “Descartes” uma cratera lunar.







Michelangelo di Ludovico Buonarroti

Michelangelo di Ludovico Buonarroti
(1475-1564) QI=180 – Escultor, arquiteto e pintor italiano renascentista, considerado um dos maiores artistas da história tanto por suas esculturas como por suas pinturas e obra arquitetônica.









Immanuel Kant

Immanuel Kant
(1724-1804) QI=175 – É considerado como um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período da Ilustração. Na atualidade, este filósofo alemão continua tendo vigência em diversas disciplinas como: direito, ética, estética, ciência e política.







Martinho Lutero

Martinho Lutero
(1486-1546) QI=170 – Teólogo, monge agostiniano alemão, teólogo, professor universitário, “Pai do Protestantismo” e reformista da Igreja Católica, cujas ideias influenciaram a Reforma Protestante e mudaram o curso da Civilização ocidental. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada “Luteranismo” e influiu nas demais tradições protestantes.





Outros personagens que se destacam por sua inteligência:

Platão (170), Beethoven (165), Darwin (160), Mozart (165), Bill Gates (160), Albert Einstein (160), Stephen Hawking (160), Cervantes (155).

Resta ressaltar que QI alto não é sinônimo de realizações ou sucesso e muito menos de riqueza; a história está cheia de personagens inteligentes que se deram muito mal. 
Falamos isso porque em geral a maioria dos jovens faz um teste simples como este ou este ou este que temos no MDig e já começam a se comparar a Einstein.

Também não basta ter um QI elevado, a Inteligência intelectual hoje em dia, não garante sucesso de ninguém, o que mais tem importância é a Inteligência emocional, que está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, essa competência é exigida pela maioria das organizações. 

  • O ideal é termos equilibro da nossa inteligência intelectual e emocional , assim poderemos alcançar o sucesso.


By - SucessoEmpresarial.com - POSTADO POR LUCAS LEONARDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário