quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

9 Dicas para ter Ideias Brilhantes e Inovadoras

Ideias brilhantes podem surgir nos momentos mais inesperados de inspiração. Confira nove dicas que podem ajudar

Uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo e por suas ideias é carregar um caderno de anotações com você

Para ter novas ideias, sua mente precisa se sentir completamente livre.

Quando se está sob pressão e estresse, dificilmente algo realmente inovador irá surgir. 

Separamos algumas dicas que podem ajudar você a exercitar sua criatividade com mais frequência e de maneira ainda mais produtiva. 

Confira nove dicas para ter ideias brilhantes e inovadoras.

  •  1. Defina o problema
Para gerar novas ideias e resolver problemas é necessário ter um ponto de partida bem definido. Você dificilmente irá chegar a algum objetivo ou obterá progresso se não souber de onde parte. 

  •  2. Brainstorm
O método de brainstorm é muito útil para gerar novas ideias e também muito simples de ser realizado. Reúna um grupo de pessoas e escreva o máximo que puder sobre os objetivos e problemas que deseja resolver. 

  • 3. Foque-se no que deseja
Não deixe que distrações exteriores tirem a atenção de seu verdadeiro foco. Se necessário, desligue telefones, televisões e celulares e não deixe que nada atrapalhe seu processo criativo.

  • 4. Tenha um interesse genuíno
Para conseguir ideias realmente brilhantes é necessário ter um interesse verdadeiro no problema a ser resolvido, caso contrário, qualquer solução que vier a sua mente parecerá suficiente.

  • 5. Identifique problemas e soluções paralelos
Se você já passou por uma situação similar no passado, então poderá ter aprendido com a experiência. Se tiver sido um fracasso, por exemplo, já sabe o que deve evitar para não repetir os mesmos erros.

  • 6. Encare como um desafio
Se você encarar os problemas apenas pela perspectiva de que são "problemas" e, portanto, "dificuldades", então perde uma ótima chance de crescer. É claro que necessitam de solução, mas isso não quer dizer que você deve encará-los apenas de maneira negativa e frustrada, mas sim como um desafio. 

  • 7. Sonhe
Deixe seu subconsciente criar. Não espere por ideias apenas quando estiver completamente concentrado no assunto, mas também durante divagações descomprometidas no caminho para o trabalho, quando estiver tomando banho ou até mesmo em seus sonhos.

  • 8. Altere sua rotina
O perigo de cultivar sempre os mesmos hábitos está em nunca pensar em alternativas diferentes e muito melhores para o mesmo problema.

  • 9. Carregue um caderno
Uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo e por suas ideias é carregar um caderno de anotações com você, onde estiver. A qualquer momento uma luz de inspiração pode se apresentar, e você estará preparado para aproveitá-la e registrar as novas ideias. 
Por: Fonte: Portal Universia -  www.cmconsultoria.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário