QUEM SOU EU

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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vencendo Mitos

Muitos são os MITOS que atrapalham o crescimento das pessoas e, por isso, é preciso analisar eles com cuidado, rompendo com pseudo-verdades que já não condizem com o mundo em que vivemos. E o pior: muitas vezes, queremos vendar nossos olhos, procurando não enfrentar essa realidade, mas nada pode ser pior, pois não existe pior inimigo que um inimigo invisível. 
 Por isso, vamos junto comentar alguns MITOS importantes:

1)Mito:No mercado, sempre tem lugar para os bons profissionais
  • Verdade: Agora não tem mais lugar para os bons, só para os ótimos!!!
Explicação: nunca vivemos tamanha disputa por um emprego no mercado de trabalho. Calcula-se que no Brasil existam cerca de 85 candidatos para cada posto de trabalho que se abre. É preciso entender essa frase: você vai receber cada vez menos para fazer o que todo mundo faz. 
No mercado, agora só tem lugar para os craques e não para aqueles que fazem tudo direitinho...
Que pena, mas agora você precisa ser craque no que faz. Em minhas palestras, seguidamente pergunto à platéia se jogador de futebol ganha bem e a grande maioria diz que sim. Eu respondo então que segundo o Sindicato dos Atletas Profissionais, perto de 90% dos jogadores de futebol ganham menos de R$1.000,00 por mês no Brasil. Mas as pessoas confundem jogadores de futebol com craques. Craques ganham bem e isso vale no mercado de trabalho: para ganhar bem, você tem que ser craque naquilo que faz.

2) Mito: Os clientes não são mais fiéis
  • Verdade: Os clientes não tem tido motivos para serem fiéis. Dê razão ao cliente para ele ser fiel e ele será.
Explicação: Na grande maioria das empresas, o atendimento deixa muito a desejar. E não é que as pessoas atendam mal, o atendimento é neutro, indiferente, impessoal. Nunca as pessoas reconheceram tanto o atendimento carinhoso como hoje em dia. 
Quem é atendido com carinho será fiel.Incrível como as empresas ainda investem pouco em treinamento. Fico assombrado ao ver empresas que inauguram projetos aonde investiram centenas de milhares de reais em informática, máquinas, lay-out, mas não investiram quase nada em treinar sua equipe para darem um atendimento show.
O cliente daqui para frente só será fiel se o atendimento for UAU !!!Caso contrário, ele comprará de quem vender mais barato ou cuja compra for conveniente.

3)Mito:O Mundo será dominado pela tecnologia
  • Verdade: O mundo é das pessoas que entendem de gente.
Explicação: tecnologia se compra e se compra cada vez mais barato.Tecnologia todos podem ter e já não é mais um diferencial competitivo. 
O que faz diferença é a capacidade que você tenha de entender que seu sucesso depende dos outros, que o ingrediente mais importante na fórmula do sucesso é saber se relacionar com as pessoas.
Ao ser perguntado sobre a razão de ser escolhido como executivo do século, o presidente da poderosa General Electric, Jack Welch respondeu:
-Eu não entendo de tudo, mas entendo de gente.
 
4)Mito: Qualquer um sabe vender
  • Verdade: vender agora é assunto para profissionais.
Explicação: antigamente, quando alguém não levava muito jeito para outra coisa, diziam:então vai vender.Acabou essa era.Vender agora é assunto para profissionais. 
É preciso estudar vendas, ler livros de vendas, fazer cursos de vendas.
Todos nós precisamos nos aperfeiçoar na arte de vender.Poucas profissões são tão rentáveis como a profissão de vendas, ele permite que a pessoa faça o seu salário e não espere pelo reconhecimento dos outros.
A mudança precisa ser rápida, pois chegamos ao fim da era dos amadores em vendas e o início da era dos consultores de vendas, aqueles que ajudam o cliente a comprar.

5) Mito: quem espera sempre alvança
  • Verdade: quem espera vai ficar esperando.
Explicação: o mundo não é mais de quem sabe, o mundo é de quem faz. Cada vez mais o que fará diferença será a ATITUDE das pessoas, a iniciativa que cada um tenha, a capacidade de aprender a fazer mais tarefas, o desejo forte que as pessoas tenham se fazerem diferença nesse mundo em que vivem.
Tenho visto ao longo de minha vida como empresário e conferencista pessoas extremamente inteligentes, cultas, falando 2 ou 3 idiomas fluentemente, com formação até mesmo no exterior passar uma vida em branco, sem colher o sucesso.
O que falta a elas? Falta atitude. Definitvamente, quem espera vai ficar esperando.

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