quinta-feira, 20 de setembro de 2012

QR Code – Quick Response Code – Código de Resposta Rápida.


Provavelmente, você já viu essa figurinha esquisita em algum lugar. Mas assim como eu, não tinha certeza do que se tratava.
Por curiosidade fui descobrir o que é isso para compartilhar contigo o que é essa imagem estranha.

Claro que isso não tem nada a ver com nossas palestras e treinamentos. Mas como é intrigante e todo palestrante é curioso….  
Vamos aprender sobre mais uma coisinha nesta vida…

Vemos essa imagem geralmente, em anúncios de revistas, bancos, cervejarias, operadoras de telefone celular muitas outras. Está todo mundo usando essa coisa.

Simplificando, essa coisa enigmática chama-se QR Code – Quick Response Code – que traduzindo é algo como Código de Resposta Rápida.
  •  AFINAL, O QUE É ESSE  TAL QR CODE?
Trata-se da figura de um quadrado maior, composto de vários quadradinhos que se transformam, com a ajuda de um aparelho celular ou smartphone que tenha câmera, numa informação como um texto, imagem, um número de telefone, link para um site, etc e pode conter mensagens de até 4.000 caracteres. Você fotografa o código e aparece a imagem ou texto em sua tela.

Apesar de parecer novidade, esse código de duas dimensões, tem mais de 20 anos e foi desenvolvido no Japão e existe um montão de utilizações para ele. Pode ser utilizado num outdoor, algumas empresas o utilizam ao lado das informações do produto na embalagem, para gerar mais informações sobre o produto, o marketing das empresas geram links para sites, no varejo este código está virando sensação pois a utilização para ele é ilimitada.
  •  QUER TESTAR?
É de graça. O código é aberto e você precisa apenas instalar um aplicativo no celular com câmera – aplicativo disponível para todos os sistemas operacionais de celulares – através do site: http://i-nigma.com  e prontinho. Você já pode ir fotografando tudo quanto é QR Code por aí. Fotografar isso vira praticamente um vício já que a cada clique, surge algo inesperado uma vez que você fotografa um código e surge na tela, outra coisa completamente diferente.
  •  QUER DESENVOLVER OS SEUS PRÓPRIOS QR CODE?
Na internet tem um montão de programinhas grátis para criar os QR’s Code e um dos mais conhecidos e fáceis de utilizar é o QR Code Generator que você pode baixar gratuitamente em http://qrcode.com
  • O QUE GANHO AO UTILIZAR O QR CODE COMO FERRAMENTA DE MARKETING?
Como é novidade e traz uma sensação gostosa ao utilizar, você ou sua empresa podem criar o que a imaginação permitir para encantar seus clientes.  Saia na frente.
Imagine seu folder de apresentação contendo esse código. Viu que legal?
Espero ter zerado sua curiosidade sobre isso.

Por:Junior Portare - http://www.gerandodemanda.com.br

Um comentário:

  1. olá Jorge,

    gosto dos artigos que você posta, mas acredito que o blog melhoraria bastante se ajustar o visual.

    esse é o link do meu blo, modifiquei completamente o formato original do blogger

    http://simplesfinancas.blogspot.com.br/

    normalmente eu faço essas alterações de visual em blogs prontos, se você se interessar no meu blog tem o contato.

    e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir