QUEM SOU EU

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Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Os Mitos de Vendas

Na área de vendas vemos muito MALABARISMO, MÁGICA E POUCA CRIATIVIDADE.
E você? 
Que estratégias tem usado em seu negócio para atrair mais clientes, contar com a lealdade dos atuais e aumentar seu faturamento??
Entendo se você responder : DOU DESCONTOS....afinal essa é a prática reinante em nosso país, desde os tempos da INFLAÇÃO que muitos de vocês só ouviu falar através de algum parente mais velho. Apesar de não termos mais os quadros exorbitantes de inflação em nosso país, ainda praticamos os velhos e surrados modelos de uma época remota e distante. Parece até que ficou no DNA de vendas. 

E muita gente deve estar se perguntando agora: COMO ASSIM MARYNES???EXISTE OUTRA MANEIRA DE AGIR SEM  DAR DESCONTOS??SEM FAZER PROMOÇÃO???

Claro que existe, mas esse é um outro artigo.
Vamos tratar dos principais mitos nas áreas de vendas, pelo menos, você vai pensar duas vezes antes de adotar alguma estratégia de vendas.

O termo mito é, por vezes, utilizado de forma pejorativa para se referir às crenças comuns consideradas sem fundamento objetivo ou científico, e vistas apenas como histórias de um universo de diversas comunidades.(Wikipédia)

Confiram os 5 MITOS DE VENDAS mais comuns:

MITO 1 – Empresa  “bombando”, cheia de clientes  , então, está ganhando muito $$$$
Conheço muitas empresas que estão lotadas de clientes e sem qualquer lucro, o dono ganha menos que os seus funcionários ao final do mês e está , na maioria das vezes, endividado. 
O gestor ou proprietário sequer sabe sua receita  e seu custo por cliente. Muitos estão pagando para o cliente frequentar a sua empresa e nem sabem.
Portanto, nem sempre, empresa lotada de clientes significa que você está ganhando dinheiro. Controle bem seus números.

MITO 2 -VENDER MUITO SIGNIFICA VENDER BEM
Quando o proprietário se vê ganhando menos do que os seus funcionários, por exemplo, acaba  ficando desesperado, pois, acredita que já tentou tudo e nada deu certo e , acaba ficando vulnerável e cai na mão de “espertalhões” que aparecem com propostas milagrosas que prometem tirá-lo do sufoco. E adivinhem o que esse gestor desesperado, faz???

ACREDITA E APLICA A ESTRATÉGIA SUGERIDA PELO ESPERTALHÃO .
Na maioria das vezes a estratégia miraculosa consiste em DAR UM GRANDE DESCONTO, VENDER COM DESCONTOS, PROMOÇOES, AUMENTAR AS VENDAS COM PREÇO BAIXO  , aí vem a pior parte , ELE NAO VÊ A COR DO DINHEIRO, porque o acordo em troca da estratégia miraculosa é dar a quem deu a ideia,  a maioria das vendas à mais, como forma de pagamento pela brilhante estratégia.
Aí, claro, quem estava quase morto e agonizando, dá desconto e do dia para a noite vê o que parece obvio ocorrer ( menos para nosso querido proprietário desesperado e agonizante):   as vendas  aumentam .
 MAS EXPERIMENTE DAR DE GRAÇA, deve aumentar mais ainda.
Portanto, aumentar as vendas na base da promoção sem critério pode matar o seu negócio. SAIBA TODOS OS SEUS NÚMEROS E INDICADORES.

MITO 3 – O PREÇO NÃO DETERMINA O TIPO DE CLIENTE QUE TEREI
Tem gente que faz o preço dos serviços , na ORELHADA. O que quero dizer é que esse gestor  escolhe um valor qualquer e pronto, coloca na tabela de preços.

Não é bem assim. Existem muitos critérios que você deve levar em conta: os serviços que irá oferecer, a qualidade, a região que você está, seus custos, suas possibilidades de receitas, etc.etc... e tudo isso tem que ser condizente com a classe social que você quer atender.
O preço pode atrair ou espantar o cliente que você procura, por isso, esteja adequado , sem é claro, explorar ninguém, mas sendo justo. 
Serviços de alta qualidade e com excelentes profissionais custam mais caro, afinal, você os remunera melhor. O importante é você se posicionar, seja com serviços de alta qualidade, sem serviços ou serviços mais básicos e adequar seus preços a isso e fazer seu cliente entender porque seus preços são assim e o valorizar.
Portanto, PREÇO DETERMINA SIM O TIPO DE CLIENTE QUE TEREMOS.

MITO 4 – QUEM FAZ O PREÇO É O MERCADO
Quem faz o preço é a sua COMPETÊNCIA. O mercado apenas escolhe entre as diversas possibilidades que existem: melhor qualidade, menor qualidade, com serviços, sem serviços, etc.
Portanto, é VOCÊ QUEM FAZ O PREÇO.

MITO 5 –GANHE 1 MÊS DE GRAÇA .PREÇO ÚNICO DE TODOS OS SERVIÇOS
Ninguém dá nada de graça para ninguém
Nem o Google, nem o Facebook que ganham muito com os anúncios pagos, graças a imensa quantidade de pessoas navegando em seus sites.
Portanto, se você pretende dar algo de graça ao seu cliente, veja quem será o parceiro que irá patrocinar essa sua ação  .
Portanto, busque parceiros na próxima ação ou monte uma ONG.
Bem, espero que agora você tenha mais informações antes de pensar em aplicar alguma estratégia de vendas.
SUCE$$O E PROSPERIDADE é o que lhe desejo

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