QUEM SOU EU

Minha foto

Administrador de Empresas(UEMA), Mestrado em Administração(FGV-RIO), Professor Universitário (FAMA/UFMA), Ex-Presidente do CRA-MA, Ex-Conselheiro Federal de Administração - CFA, Empresário (DEPYLMAR, ), Ex-Conselheiro Fiscal da ANGRAD, Vogal da Junta Comercial do Maranhão (JUCEMA)Consultor de Empresas, Avaliador do INEP/MEC, Maranhense de Pedreiras, filho de Valdinar e Cavalcante Filho, Casado (Graça Cavalcante), 02 Filhos (Nathália Johanna e Diego Henrique), apaixonado pelo Moto Club de São Luís, Botafoguense de Coração e Feliz da Vida...

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Eficiência x Eficácia


Muito se diz, a respeito das competências que faz o diferencial competitivo no mercado de trabalho. Mas você, é eficiente ou Eficaz? Você Realmente sabe o que é cada um desses conceitos?Entender o significado dessas palavras pode parecer fútil mas, não entender ou ate mesmo confundir esses dois conceitos pode trazer danos a performance e aos resultados finais.

Para clarear o nosso estudo, faço-me referencia de Peter Drucker que afirma: “eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas”. 
E complementa: o resultado depende de fazer certo as coisas certas.
Permita-me que eu explique melhor:
  • EFICIENCIA: É fazer certo, é fazer para dar resultado, ou simplesmente é aquilo que se faz.
  • EFICACIA: A eficácia é o resultado, é a razão, a coisa certa, e fazer o que tem que ser feito da melhor maneira possível.

Para dinamizar ainda mais, e fazê-lo refletir proponho o texto abaixo.
  • Imagine que a missão de duas pessoas seja ir de Goiás a São Paulo. Ambos saem no mesmo horário, porem seguem caminhos distintos o primeiro chega ao destino em 3 horas, percorre 280 km do trajeto e consume cerca de 28 litros de gasolina.
  • O segundo motorista resolve seguir o caminho passando por lugares turísticos e o resultado, gasta 16 horas de viagem num trajeto superior a 1000 Km tendo um consumo de mais de 100 litros de gasolina.

Como não foi estipulamos um prazo máximo para o cumprimento da missão, ambos foram eficientes, pois cumpriram o que deviam, ou seja, chegaram ao destino.
  • Porém, o primeiro, além de eficiente foi eficaz.


Agora me diga VOCE É EFICIENTE OU EFICAZ? 
No seu Ambiente de Trabalho você é apenas Eficiente, ou vai mais além?
Isso pode ser porta sua para do sucesso.
Pense nisso!

Um comentário:

  1. DESCORDO...
    Não totalmente mas, sigo outro meio de ver a frase Peter Drucker que afirma: “eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas”. EFICÁCIA é aquilo que "resolve o problema" e EFICIÊNCIA é o que faz da melhor maneira possível...

    O que é eficiente sempre é eficaz, mas nem tudo que é eficaz é eficiente...

    ResponderExcluir