quarta-feira, 4 de julho de 2012

25 perguntas mais estranhas em entrevistas de emprego

É comum que no final de cada ano se faça um balanço do que foi feito ao longo dos últimos meses e preparar listas de tarefas e objetivos a atingir para o período dos próximos 12 meses. Pois um site norte-americano resolveu fazer um levantamento das questões mais estranhas feitas atualmente em entrevistas de emprego em grandes corporações.
A ideia partiu do site Glassdoor, uma comunidade online especializada em questões de emprego. Foram analisadas cerca de 150 mil questões feitas em entrevistas de emprego partilhadas pelos usuários do site.
Ao todo, foram listadas as 25 questões consideradas mais esquisitas e que incluem perguntas feitas em entrevistas de vários setores. A maior parte destas questões bizarras está concentrada entre as empresas de tecnologia, que aparecem nas 10 primeiras posições.
Google lidera o ranking das empresas que costumam aplicar o maior número de perguntas estranhas aos candidatos às vagas de emprego. Também integra a lista Hewlett-Packard (HP) e a Amazon. Confira a seguir a lista completa e suas respectivas empresas:
1. "Quantas pessoas estão usando o Facebook em San Francisco às 02h30min de uma sexta-feira?" (Google). 
2. "Me entretenha por cinco minutos, eu não vou falar." (Acosta Sales & Marketing.)
3. "Se os alemães fossem o povo mais alto do mundo, como você provaria isso?" (Hewlett-Packard).
4. "O que você acha dos anões de jardim?" (Trader Joe's).
5. "A sua média de notas na faculdade é um reflexo de seu potencial?" (Advisory Board).
6. "Será que Mahatma Gandhi seria um bom engenheiro de software?" (Deloitte). 
7. "Se você pudesse ser o funcionário número 1, mas todos os seus colegas não gostassem de você, ou estivesse medianamente entre 15 funcionários, mas atraísse a simpatia de todos os seus colegas de trabalho, qual você escolheria?" (ADP).
8. "Como você acabaria com a fome no mundo?" (Amazon).
9. "A mesa do quarto ou um carro: o que você limparia primeiro?" (Pinkberry).
10. "A vida ainda o fascina?" (Ernst & Young).
11. "Dadas 20 lâmpadas 'destrutíveis' (que quebram a uma certa altura) e um edifício com 100 andares, como você determinaria a altura em que a lâmpada quebraria?" (QUALCOMM)
12. "Por favor, soletre "diverticulite" (EMSI Engenharia).
13. "Fale sobre 5 maneiras de se usar um grampeador" (EvaluServe).
14. "Quanto dinheiro os residentes de Dallas gastaram em gasolina em 2008?" (American Airlines).
15. "Como você colocaria um elefante dentro do refrigerador?" (Horizon Group Properties)
16. "Você tem um buquê de flores. Todas, menos duas, são rosas; todas, menos duas são margaridas, e todas, menos duas, são tulipas. Quantas flores que você tem? (Epic Systems).
17. "Quantos aviões estão voando neste momento sobre o Kansas?" (Best Buy).
18. "De quantas maneiras diferentes você pode obter água de um lago do pé de uma montanha até o seu topo?" (Disney Parks & Resorts).
19. "Quanto é 37 x 37?" (Jane Street Capital).
20. "Se você pudesse ser um super-herói, que poder você possuiria?" (Seguros Hail).
21. "Se você fosse um programa do Microsoft Office, qual você seria?" (Summit Racing Equipment).
22. "Pepsi ou Coca-Cola?" (United Group Health).
23. "Você está excitado?" (Walker Marketing)
24. "Você está num barco a remo, que está em um grande reservatório cheio de água. Você tem uma âncora a bordo, que você joga na água (a corda é longa o suficiente para que a âncora descanse completamente no fundo do reservatório). Será que o nível da água no tanque aumenta ou diminui?"(Tesla Motors)
25. "Como você se sente a respeito dos engraçadinhos do Congresso?" (Consolidated Electrical).
A explicação para a aplicação de perguntas tão estranhas é eliminar candidatos que não tenham raciocínio lógico ou frieza. Mais do que ter interesse em ouvir a resposta correta, os entrevistadores destas empresas buscam observar a forma como os candidatos respondem, se mantêm a calma ou não e como organizam suas ideias.
Entre as 150 mil questões analisadas pelo Glassdoor, há ainda perguntas elaboradas por empresas que possuem certa aura de sedução, como Apple e Facebook. 
A questão da Apple era: "Você tem três caixas. Uma só tem maçãs; outra, só laranjas, e há também outra com maçãs e laranjas. As caixas foram erroneamente etiquetadas. Você só pode abrir uma caixa, não pode ver o que ela tem dentro e só tem direito a pegar uma fruta. Ao ver a fruta, como você pode etiquetar a caixa corretamente?".
A questão do Facebook passava pela matemática: “Entre o número 1 e 1000, qual o número mínimo de respostas possíveis para encontrar um número específico se você tem a opção do mais alto ou mais baixo toda vez que der uma resposta”. 
A pergunta mais difícil e esquisita, porém, talvez seja a da Intel: "Explique a eletrodinâmica quântica em dois minutos. Começando agora...".
E você, teria uma boa resposta para estas perguntas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário