terça-feira, 19 de junho de 2012

Os melhores livros infantis


A revista Crescer selecionou os títulos mais criativos, divertidos e emocionantes para crianças. E também para alguns adultos

CRISTIANE ROGERIO E MARINA VIDIGAL
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
IMAGINAÇÃO  Um menino olha uma árvore feita com páginas de livros. As leituras estimulam a imaginação e o aprendizado  (Foto: Gabriel Rinaldi/Crescer)
Chegar à livraria e escolher um título infantil diante de centenas de opções é um desafio para adultos e crianças. É uma boa hora para as famílias estimularem as crianças a fazer suas escolhas – orientando quando for preciso. Há sete anos, a revista Crescer, da Editora Globo (que publica ÉPOCA), oferece uma ajuda fundamental: a eleição dos 30 Melhores Livros Infantis do Ano.
Todo ano, o trabalho começa no mês de março, quando a equipe inicia uma votação com 42 pessoas, entre educadores, críticos literários, donos de escola e coordenadores de bibliotecas. Cada um envia uma lista com seus 15 títulos preferidos lançados em 2011. A partir daí, a redação dá seu aval para uma relação de obras para crianças de até 8 anos. Ela engloba os melhores lançamentos. Varia o tipo de história e ilustrações, entre obras brasileiras e estrangeiras.

Neste ano, a revista criou o Troféu Monteiro Lobato de Literatura Infantil, uma parceria entre a Editora Globo e a família Monteiro Lobato. O objetivo é apontar um escritor ou ilustrador brasileiro que tenha se destacado na área de publicações infantis. O escolhido foi o artista plástico Fernando Vilela, um dos mais importantes nomes da literatura infantil do Brasil, autor de 15 livros e ilustrador de mais de 50. O homenageado recebeu o troféu das mãos da trineta de Monteiro Lobato, Fernanda, de 13 anos. O tema do mais novo livro de Vilela, Os heróis do tsunami, é a compaixão. O livro trata o assunto com delicadeza ao contar a história dos animais que escaparam ao se refugiar em lugares distantes muito antes de a grande onda chegar. Vilela já participara da seleção de Crescer com Lampião e Lancelote (2006) e Olemac e Melô (2007). Selecionamos cinco dos 30 livros da lista, que está na edição de junho da revista Crescer.
Cinco livros que ensinam e divertem (Foto: Gabriel Rinaldi/Crescer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário