segunda-feira, 11 de junho de 2012

Indicadores de Desempenho Problemáticos Para Gestão


O indicador de desempenho é uma das ferramentas mais prática e eficiente para o controle de resultados relacionado às metas da organização, e você tendo esta ferramenta em mãos, poderá auxiliar de maneira mais objetiva a melhorar a performance dos resultados, porém atente-se a diversas dicas ao qual segue no decorrer deste artigo, com o objetivo de auxiliar no desempenho de seus indicadores de desempenho.
Indicador fantasma
Não adianta inserir dados inexistentes em seus indicadores, principalmente em épocas de auditoria, pois este indicador estará camuflando problemas e ao mesmo tempo, você pode ser pego, pois normalmente os indicadores devem estar relacionado em alguma base de dados e ou até mesmo por consequência, você acabará entregando de bandeja uma falta de sincronismo no comportamento deste indicador.
Indicador sem meta
Não adianta você controlar um indicador apenas por sua base de dados lançados, ou seja, seus indicadores devem ter definições, e estas devem ser tratadas com o intuito de buscar uma melhoria em seu desempenho, penso que o indicador sem meta possa ser utilizado para comparativo de meses ou critérios, mas como indicador de rastreabilidade de desempenho já não terá o mesmo resultado, pois não temos como medir sua eficência.
Indicador desatualizado
O indicador sem atualização é a mesma coisa que um vara de pescar sem anzol, e neste ponto devemos ser organizados na coleta de dados e na inclussão destas informações, por isso, planejar seus indicadores com procedimento de coleta é o caminho certo, manter o mesmo atualizado conforme os prazos definidos no projeto que esta sendo mensurado.
Indicador serrote
O indicador serrote ao meu ver é o pior, pois este indicador não apresenta estabilidade no seus resultados, o mesmo apresenta um sobe e desce a cada período, e um dos motivos é a falta de envolvimento em ações corretivas que de fato sejam eficazes. Portanto ao iniciar uma ação, verifique se a mesma é a adequada para tal comportamento e se a mesma foi efetiva na solução do problema, garantindo o melhor desempenho.
Indicador Al Capone
Este indicador além de ser uma ferramenta sem grandes resultados, acaba desmotivando os envolvidos na busca por melhorias dos resultados, nele acabam inserindo informações tais como “É OBRIGADO ATINGIR ESTA META A QUALQUER CUSTO” ou até mesmo “NÃO ADIANTA OLHAR, TEM QUE ALCANÇAR” e por incrível que apareça este indicador existe, o correto é envolver a equipe nas ações e conscientizar sobre os resultados.
Indicador Publicitário
O indicador publicitário é um dos mais famosos, nele a pessoa que desenvolveu acabam colocando seu nome em destaque, até ai tudo bem, mas em alguns casos, o nome fica em Arial e no tamanho de fonte 36, não faça uso desta ferramenta como publicidade pessoal pois a mesma é o resultado de um trabalho em grupo.
Indicador chorão
O indicador chorão vem sempre acompanhado de uma mensagem “POR FAVOR CAROS COLEGAS, AJUDE-NOS A ALCANÇAR ESTA META”, lembre-se que o trabalho em grupo deve ser por igual definido em equipe, então envolva ao invés de implorar, pois o projeto de um indicador baseado em metas deve estar claro para todos antes de realizar sua avaliação.
Indicador Fashion
Não exagere nas marcações e ou até mesmo nas cores de seus indicadores, tome cuidado, pois a acuidade visual de cada pessoa deve ser considerada, utilize cores padrões e apresente apenas os objetivos desta ferramenta, não faça de um indicador um modelo de roupa fashion e sim torne o mesmo uma ferramenta de gestão.
Indicador Ausente
O indicador ausente é aquele onde você não consegue encontrar a informação, ou até mesmo traduzir suas informações, atente-se que o indicador deve ser de fácil entendimento para todos, pois pior que um indicador confuso é um inexistente, portanto seu layout deve estar claro para todos assim como metas, resultados e observações.
Indicador Pimenta malagueta
O indicador malagueta é aquele que quando colocado no mural, o pessoal visualiza de longe, pois os resultados acabam ardendo aos olhos de quem olha, é claro que resultados negativos são sempre mal aceitos, mas na busca pelo melhor resultado, devemos esta comprometidos.
Por fim, é isso, devemos encarar os indicadores como ferramentas gráficas para Gestão com objetivo de melhorar os resultados na busca de uma melhor competitividade desta organização.
Pense que cada indicador tem uma função ser alcançada, e cada função deve ser explicada de forma a que todos possam interpretar suas metas e saber avaliar suas ações e resultados.
Desenvolver indicadores de desempenho requer uma análise antecipada sobre sua meta e sua real função.

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