segunda-feira, 2 de abril de 2012

O que é Coworking?

 Um espaço informal para troca de idéias criativas e uma cooperativa social.
Coworking
Os profissionais autônomos, quem trabalha em casa e quem viaja muito a trabalho sofrem de um mal comum: o isolamento. 

Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.

Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores "nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.

Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelo de coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal.
As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.


História
O termo coworking foi criado por BernieDeKoven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de “9 to 5 group".
Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco, um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência.

Hoje, existem mais de 400 espaços de coworking, em 6 continentes.

O coworking faz a nova economia
Como o trabalho colaborativo vai mudar seu jeito de produzir. Já diz o ditado que duas cabeças pensam melhor que uma.
E se vários empreendedores se unissem para trabalhar, cada um com seu negócio?
Essa é a ideia principal do coworking, que em cinco anos de existência já tem centenas de escritórios especializados no mundo, e começa a se expandir no Brasil.

Cada espaço comporta vários grupos de microempresários ou startuppers independentes em um escritório e os oferece facilidades como banda larga, TV por assinatura e salas de reunião para quem não tem endereço físico ou mesmo deseja sair da garagem para a dominação mundial.

Funcionando como incubadoras de ideias e profissionais, os espaços de coworking são voltados para o crescimento dos clientes, preparando a “metamorfose” da microempresa para uma pequena ou média.
E ao contrário do que se pode pensar, os coworking spaces não são só para o começo da estrada: mesmo depois de desenvolvida, a empresa pode recorrer aos escritórios para alocar novos funcionários que sua infraestrutura não comporta ou mesmo “imitar” o Google e destinar estes espaços para o desenvolvimento de novos negócios.

“Espaços de coworking são mais do que apenas espaço, conveniência ou a unificação aleatória de cadeiras.
Eles são espaços onde a economia está sendo produzida, novos setores são criados e até pessoas com interesses comuns se integram.”


E já que uma coisa leva à outra, trabalhar com outros microempresários no mesmo espaço traz alguns benefícios: com várias mentes tão (ou mais) empreendedoras quanto a sua bem do lado, o brainstorm pode ser ainda mais produtivo e eficiente, já que os outros profissionais já têm suas experiências em seus campos e podem indicar os melhores caminhos para o seu negócio.

Além disso, o coworking facilita parcerias entre empresas que talvez não desenvolvessem produtos juntos se não tivessem a oportunidade de estar no mesmo endereço.

Outras vantagens do coworking são o baixo custo das “ilhas”, a facilidade de não ficar se preocupando com mantuenção e limpeza de um escritório inteiro e ainda ter telefone fixo e endereço para correspondência e até colocar no CNPJ.
É o coletivo fazendo mais pelo indivíduo


Cinco grandes mitos sobre coworking 
Os mitos e erros de conceito estão em negrito. Logo depois de cada mito, você lê a realidade, ou pelo menos a nossa visão da realidade baseada na pesquisa que fizemos:

1. “Coworking é só para freelancers e autônomos”: Quando o movimento do coworking começou, era feito quase que totalmente por freelancers e trabalhadores autônomos. Mas hoje em dia, as facilidades do coworking abrigam startups, pequenas empresas e até funcionários de grandes corporações.

2. “Os maiores benefícios do coworking são os sociais”: Sim, os espaços de coworking dão um ambiente social e eles são bons lugares para aqueles que estão cansados de trabalhar sozinhos em casa ou em cafeterias. Mas os benefícios mais importantes são a colaboração e troca de experiências, networking e oportunidades de parceria providas por ser parte da comunidade do coworking.

3. “Coworking é só para os mais novos”: Pessoas de todas as idades e de uma variedade de indústrias e funções usam espaços de coworking. Até mesmo alguns cinquentões trabalham em coworkings com frequência maior do que jovens empreendedores, e viram freelancers.

4. “Coworking só serve para trabalhos de escritório”: Muitos espaços de coworking proveem acesso compartilhado a ferramentas de escritório, facilidades – aqui no BeesOffice, por exemplo, temos banda larga wi-fi, TV, lounge e até um PlayStation 3 – e equipamentos. Estes espaços são utilizados por inventores, pensadores, desenvolvedores, cientistas, microempresários, entre outros.

5. “Espaços de coworking só estão nas grandes cidades”: Os primeiros espaços foram inaugurados em São Francisco e Nova York (EUA), entre outras grandes cidades. Mas atualmente, coworkings já são encontrados nos subúrbios, e grande parte deles está em cidades pequenas ou médias.

Postado: http://purgly.blogspot.com.br  
Fonte: BeesOffice. Este post é uma tradução livre do texto “The Top 5 Coworking Myths“, publicado no blog MyVenturePad. Leia o texto original, de Steve King

3 comentários:

  1. Meu nome é Aline ... acabei de abrir minha empresa e como não quero e nem posso ter um custo muito alto para montar um escritório, decidi optar pelos escritórios compartilhados. Visitei alguns espaços, e os que mais gostei foram a Regus, Pto de contato e www.clubwork.com.br
    A Regus é bem bacana, mas muito cara
    a Ponto de contato é bacana, mas muito alternativa
    já a Clubwork não é tão cara e é bem bacana, gostei bastante
    principalmente porque eles trabalham com um sistema que você paga só um valor fixo por mês, achei isso bem interessante
    mas ainda estou em dúvida, e vou visitar mais alguns espaços
    Assim que eu decidir, compartilho minha decisão e opinião com vocês. Até mais!

    ResponderExcluir
  2. Coworking foi a melhor opção pra mim, pois ando sempre ocupada e gosto de praticidade, meu escritório http://www.escritoriovirtual-saopaulo.com/ me proporcionou tudo isso, é a minha cara ter um lugar assim para trabalhar, e o melhor é que esse escritório preencheu em cheio todas as minhas necessidades!

    ResponderExcluir
  3. Obtenha um espaço pronto para trabalhar quando precisar. Instale-se e trabalhe num ambiente dinâmico com pessoas como você. - vantagens do aluguer de escritorio virtual

    ResponderExcluir